Connect with us

F1BC Cup Pro 2007/1 @ Nurburgring

O piloto da McLaren Carlos Junior reinou soberano no Grande Prêmio da Europa de F1BC. O paraense dominou os treinos, tomou as rédeas da prova na metade da disputa, e venceu de maneira enfática a 9ª etapa do certame. Para completar o excelente desempenho, ainda cravou a melhor volta da prova, conquistando o seu primeiro “hat trick” da temporada (pole position, vitória e volta mais rápida).

Com o resultado, Junior pula para a 7ª posição na tabela do campeonato, que segue liderado pelo paulista Rodrigo Wizard, que teve uma corrida complicada e chegou apenas em quinto. Entre Carlos e Wizard, cruzaram a linha de chegada Francisco Aguiar, em 2º, que conquistou seu 4º pódio seguido com essa posição, Sérgio Kolachinski em 3º, e o “leão-de-treino” Leonardo Felix, em 4º. Deco Ganecci, Yuri Apolônio e Sérgio Lopes integram a lista dos que completaram a prova.

Qualificação
1 Carlos Junior (PA/McLaren), 1:30.574
2 Rodrigo Wizard (SP/Ferrari), 1:30.612
3 Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), 1:31.211
4 Francisco Aguiar (RJ/Williams), 1:31.218
5 Leonardo Felix (PR/Ferrari), 1:31.317
6 Yuri Apolonio (SC/Williams), 1:31.347
7 Deco Ganecci (SP/Williams), 1:31.405
8 Sergio Lopes (SP/Arrows), 1:32.459

Server 1 – Junior retorna e dá susto em rivais

O grupo 1 contou com Carlos Junior, o pole, Rodrigo Wizard, Sérgio Kolachinski, Francisco Aguiar e Leonardo Felix. Na largada, Rodrigo assumiu a ponta, mas teve sempre Carlos Junior no seu encalço durante as primeiras voltas. Felix subiu para terceiro, mas logo na primeira volta rodou, sendo ultrapassado por Aguiar e Kolachinski. O paranaense ainda rodaria mais sete vezes durante a prova, além de tomar um stop and go penalty por exceder o limite de velocidade no pit lane em sua parada para reabastecimento. Felix já começa a ficar com fama de piloto de treinos, que só faz besteira em corridas. “Preciso melhorar minha constância em corridas. Eu erro muito durante as provas”, declarou.

Na liderança, Rodrigo Wizard imprimia forte ritmo, seguido sempre de perto por Junior, até que, na volta 6, o paulista tocou com a roda na grama e perdeu o controle de sua Ferrari, tendo que ir aos boxes reparar os danos em seu carro. “Minha roda entrou alguns centímetros na grama, e meu carro já se desgovernou, sem possibilidade de frear. Tenho que parar de errar”, disse. A partir daí, Junior passou a ter o controle da prova, e não saiu mais da liderança, vencendo com larga vantagem para Francisco Aguiar, segundo colocado que adotou uma estratégia diferente dos demais, fazendo dois pit stops. O paciente Sérgio Kolachinski mais uma vez aderiu à tática da constância, e assim completou o pódio. Felix, mesmo com todos os incidentes, ainda ficou a frente do líder do campeonato, insatisfeito com seu rendimento no final.

Server 2 – Apolonio ganha no feijão com arroz

No segundo pelotão da corrida, a disputa pelo sexto lugar ficou entre Yuri Apolônio (McLaren) e Deco Ganecci (Williams), que pela segunda vez sentiu o gosto amargo de ficar de fora da disputa principal. Completaram o server Sérgio Lopes (Arrows) e Ivo Barbosa (Renault), que teve problemas com seu limitador de giros do motor, e por isso abandonou a prova logo na terceira volta.

Entre os três sobreviventes, Apolônio foi o que assumiu a sexta posição no início, seguido por Lopes e Ganecci, que tentou de tudo para passa-lo nas primeiras voltas, porém sem êxito. Para a sorte de Deco, Sérgio Lopes rodou, e o paulista pôde então apertar o ritmo para chegar em Yuri. Com boa tocada, Deco marcou a segunda melhor volta da corrida.

Após as paradas para reabastecimento e troca de pneus, Deco estava a apenas 1.5s do catarinense, mas cometeu vários erros na tentativa de alcança-lo, o que descartou sua possibilidade de ultrapassar o piloto da McLaren. Apolônio ainda perdeu o bico em uma rodada na última volta, mas como sua vantagem era grande para Ganecci, chegou a frente do server 2 sem muito apuro, conquistando assim o sexto lugar. Ganecci foi o sétimo, e Sérgio Lopes levou sua Arrows ao oitavo lugar. A próxima etapa do certame será em Silverstone, dia 28 de abril, pelo Grande Prêmio da Inglaterra de F1BC.

Final, 19 voltas
1° Carlos Junior (PA/McLaren), 29:53.888
2° Francisco Aguiar (RJ/Williams), + 31.969
3° Sergio Kolachinski (PR/Ferrari), + 45.609
4° Leonardo Felix (PR/Ferrari), + 1:25.106
5° Rodrigo Wizard (SP/Ferrari), + 1:28.733
6° Yuri Apolonio (SC/Williams), SB
7° Deco Ganecci (SP/Williams), + 4.298
8° Sergio Lopes (SP/Arrows), + 10.547
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard

Advertisement

Facebook

Advertisement

VÍDEO DESTAQUE

More in Corridas