F1BC Cup Pro 2007/2 @ Barcelona

Foram poucos participantes, mas que já mostraram o que vem pela frente. Assim pode-se resumir a primeira etapa do F1BC II, disputada no Circuito da Catalunya, em Montmeló (Espanha). Em uma única prova de 11 voltas, muitas ultrapassagens e perseguições foram vistas, e o resultado final teve o carioca Victor Cardoso subindo no lugar mais alto do pódio.

Entrevistas pré-corrida

Eduardo Azeredo, o que você espera para essa primeira etapa?
Espero primeiramente terminar a prova. O controle do carro tem se mostrado difícil em certas ocasiões. Portanto, pensar em posição de chegada não é prioridade no momento.

E o que você acha da novidade de mais de 10 carros no mesmo servidor?
Assustador (risos). Cria um ingrediente a mais, já que a possibilidade de se acomodar por já ter garantida uma boa posição é bem menor. O campeonato só tem a ganhar com isso… eu nem tanto.

Como vai ser brigar pelo titulo de equipes sendo o único piloto de seu time?
Vou tentar contar primeiramente com o comprometimento de perder o mínimo de etapas possíveis e com a sorte de as equipes concorrentes não contarem sempre com sua força máxima. O resto a gente (eu) resolve na pista.

Huggo Aquino, qual a expectativa para sua estréia em Barcelona?
Bem, a equipe esta trabalhando duro para os preparativos para a primeira etapa. como nosso Alfa Romeo é tração dianteira, no circuito de barcelona será difícil manter os pneus dianteiros em uma boa condição, o que muito provavelmente vai afetar nosso desempenho durante a prova.

E você vê algum favorito nesse inicio de competição?
Difícil dizer, o nivel está bastante equilibrado. Mas acho que os pilotos BMW virão fortes nessa primeira parte do campeonato.

Rodrigo Wizard, como está sua auto-cobrança, já que defenderá mais uma vez o título?
Estou levando numa boa. Sei que tenho que me manter competitivo, mas a situação é toda diferente, com mais pilotos, outros carros, então defender o título é um termo mais simbólico.

E como você encara esta mudança radical de monopostos para carros turismo?
Eu prefiro muito mais os monopostos, mas é interessante esse desafio. Os carros são mais lentos e instáveis, mas a maioria dos jogadores está passando pela mesma adaptação, então até dá uma equilibrada na disputa. A capacidade de evolução vai contar muito nesse campeonato.

Na disputa por equipes, você considera algum time favorito?
Não tenho ideia. Os trios poderão complicar, e ao mesmo tempo existem pilotos sozinhos que mostraram ser muito promissores. Fico feliz em poder contar novamente com o Victor Cardoso, que foi meu parceiro no F1BC Zero (por onde conquistamos o título por equipes), então estou confiante de que poderemos disputar entre as equipes.

O evento

Na classificação, nada foi muito diferente dos testes realizados durante a semana que antecedeu a prova, com Rodrigo Wizard conquistando a pole-position e dividindo a primeira fila com Cardoso, seu companheiro de equipe. Rafael Carvalho e Sergio Kolachinski vieram na segunda fila, seguidos por Eduardo Azeredo, Rodrigo Dias e Huggo Aquino.

Classificação
1 Rodrigo Wizard (SP/BMW Schnitzer/J.Mueller), 1min53s319
2 Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 1min53s534
3 Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), 1min53s552
4 Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), 1min54s876
5 Eduardo Azeredo (RJ/BMW Mamprey/A.Priaulx), 1min56s718
6 Rodrigo Dias (PR/SKODA Autospektrum/G.Navratil), 2min00s072
7 Huggo Aquino (PE/ALFA Reoboots/K.Burt), sem tempo

A primeira largada foi abortada, após um acidente no primeiro Esse, onde Rafael tocou Wizard, fazendo a BMW do paulista capotar várias vezes. A corrida então foi paralisada e reiniciada, novamente em largada parada. Desta vez, Wizard assumiu a liderança, com Cardoso em segundo, Carvalho em terceiro e Kolachinski em quarto. A disputa maior ficou mais atrás, onde Eduardo Azeredo, Huggo Aquino e Rodrigo Dias dividiam a grande curva.

Na terceira volta, veio o momento decisivo: Rodrigo Wizard rodou na saída do Esse, perdendo a liderança para Victor Cardoso, que não mais deixou a primeira posição. Wizard retornou em quarto, e logo depois viu Kolachinski rodar, ganhando sua posição no pódio. Enquanto isso, Eduardo e Huggo dividiam todas as curvas, em duelo de BMW e Alfa Romeo.

A única outra alteração nas posições foi na polêmica manobra de Rodrigo Wizard, que dividiu a curva com Rafael Carvalho e lhe tomou a segunda posição. O carioca não ficou contente, já que tentou fechar a porta mas acabou passeando na grama. Assim, Victor Cardoso só viu sua vantagem aumentar e concluiu soberano para a vitória.

Final, 11 voltas
1 Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 21min09s733
2 Rodrigo Wizard (SP/BMW Schnitzer/J.Mueller), + 8s261
3 Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), + 13s353
4 Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), + 28s149
5 Eduardo Azeredo (RJ/BMW Mamprey/A.Priaulx), 1min21s492
6 Rodrigo Dias (PR/SKODA Autospektrum/G.Navratil), + 1min23s144
7 Huggo Aquino (PE/ALFA Reoboots/K.Burt), + 1min28s375
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard.

Entrevistas pós-corrida

Rodrigo Wizard, você largou bem e vinha na ponta, o que exatamente aconteceu quando você escapou, caindo para a 4ª posição?
Eu tentei ir rápido demais pra linha de fora do curvão, e acabei perdendo o controle do carro. Mas consegui manobrar a tempo de retornar à pista sem nenhum dano.

E depois disso, você sentiu em algum momento que poderia alcançar seu companheiro de equipe durante a prova?
Na verdade só fiz uma seqüência de duas voltas tentando baixar o tempo, consegui diminuir a desvantagem mas vi que não era suficiente. Nas últimas voltas os pneus já estavam desgastados e preferi não arriscar mais nada.

Você passou o Rafael nas voltas finais, houve algum incidente na manobra?
Eu coloquei por dentro no final da primeira parcial, e o Rafael tentou fechar a porta mas era tarde demais. Foi um toque lado-a-lado, sem maiores conseqüências.

Rafael Carvalho, você estava forte nos treinos, apesar de ter feito uma boa prova, você não conseguiu repetir o bom desempenho dos treinos. A que você atribui isso?
Eu fiz umas mudanças no meu setup que me permitiam algumas voltas lançadas muito boas, porém eu era inconstante com esse setup. Pensei que eu estava errando porque sabia que era treino e arriscava mais, mas logo vi que não foi diferente na corrida.

E sobre o toque, foi um acidente de corrida ou o Wizard forçou na sua opinião?
Acredito que ele forçou um pouco e entrou muito lançado por dentro, mas até então dentro dos limites das regras. Meu erro foi ficar indeciso e acabar fechando a porta um pouco tarde em vez de deixá-lo espalhar na curva e ter tentado um “x”, como já havia feito em uma situação bastante parecida com o Nando.

Novamente com Rodrigo Wizard. Primeira pole e um segundo lugar logo na primeira etapa. Qual a sua expectativa para o campeonato?
A pole foi uma surpresa pra mim, até porque eu dei apenas uma volta lançada, e logo de cara cravei 1min53s312, talvez meu melhor tempo nessa pista. Minha expectativa para o campeonato continua boa, mas sei que nas próximas etapas aparecerão os demais pilotos, e ficará difícil manter resultados como esse.