F1BC Cup Pro 2007/2 @ Spa-Francorchamps

Duas provas tranquilas marcaram a etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Com muita pista e poucos acidentes, os pilotos puderam se ordenar de acordo com suas velocidades, sendo que mesmo o grid invertido na segunda prova não tirou a vitória dupla de Victor Cardoso, sem dúvidas o mais rápido do final de semana.

Dança das Cadeiras

Passadas cinco etapas – metade do campeonato – o F1BC II buscou uma alternativa para melhorar ainda mais a competitividade. Aqueles que não disputaram sequer uma etapa, durante estes primeiros 50% de calendário, estão automaticamente deixando seus lugares vagos para quem tiver disponibilidade e compromisso em assumir seus respectivos carros. Com isso, uma grande Dança das Cadeiras é o assunto de hoje pelo paddock.

A ALFA ROMEO é a primeira a ser abordada. Michel Mendonça e Fernando Passos mostraram o grande potencial destes carros da equipe de fábrica Autodelta, e as vagas deixadas por Carlos Garcia e Yuri Apolônio logo são visadas por aqueles que queriam um carro melhor. O primeiro deles foi o paraense Ogue Brito, que consequentemente deixou a SEAT Sport, e a quarta e última vaga da equipe poderá ser completada em breve. Enquanto isso, o novo piloto Rangel Pierrot fará sua estréia, pela equipe Alfa Test.

A BMW se manteve lotada, porém, com duas liberações espontâneas: Vitor Durans e Raphael Ramos, que não disputaram uma prova sequer, deixaram seus lugares vagos. O mineiro Cassius Naves então foi contratado pela Italy-Spain (deixando a BMW Redline apenas com o paulista Sidney Dias), e também o catarinense Carlos Zero, que fará sua estréia no F1BC. Entretando, Cassius só poderá estrear pela sua nova equipe na etapa de San Marino por questões contratuais. A Redline, por sua vez, não perdeu tempo e logo foi anunciando Wesley Sandes, mais um novato no F1BC.

Já a SEAT foi para o fundo do poço de vez. Depois da saída de Rodrigo Miranda da SEAT Sport para a BMW Maxrevs, foi a vez de Ogue Brito ir para a ALFA Autodelta, como já citado acima. Agora, a montadora tem apenas dois carros ocupados pelos pilotos paraenses Alan Tavares e Thiago Tavares, uma dupla de primos, que ainda não sabem se disputarão as próximas etapas, nem se continuarão na SEAT Sport, já que outras vagas estão disponíveis e o descontentamento das condições de trabalho na SEAT são visíveis.

Na pior fase desde o início do F1BC II, a AUDI agora não tem piloto algum, já que o passe de Deco Ganecci expirou, e agora as três vagas da oficial AUDI Sport estão disponíveis. Será necessário uma verdadeira campanha de marketing para a montadora alemã ressurgir na competição, pois a marca ficou desacreditada. Deco Ganecci ainda não se pronunciou, mas todas as esperanças parecem estar depositadas no experiente paulista, que já teve uma vitória em seu currículo no F1BC Zero.

A VOLVO prometeu e não cumpriu. A equipe VOLVO Art estava quase anunciando a participação de Djalma Bereta em Nurburgring e, com sua ausência, a vaga está livre. Nenhum carro da VOLVO até o momento participou de nenhuma corrida, e agora em Spa-Francorchamps todos estão duvidando de sua aparição.

Entrevistas pré-corrida

Eduardo Azeredo, como você planeja esta segunda metade da temporada?
Planejo melhorar um pouco meu ritmo para tentar ser o 5º colocado no campeonato. As posições além disso são uma meta fora da realidade, mas a briga pela 5ª posição parece ser bem promissora.

Pelo Campeonato de Estados, o Rio de Janeiro domina com tranquilidade. Como você avalia este formato extra de campeonato e o que ele representa para você?
Serve para mostrar que o solzinho daqui tá fazendo bem pros pilotos (risos). E, para mim, representa um alívio. Pelo menos assim eu lidero alguma coisa.

O que você acha do circuito de Spa, que é o maior dos traçados do campeonato?
Acho magnífico. Curvas de todos os tipos e trechos bem desafiadores. É sempre um grande prazer pilotar por lá.

Cassius Naves, como estão os preparativos para essa prova em Spa? E quais suas metas para as duas corridas?
Me sinto bastante confortável no carro novo e treinamos forte durante a semana espero que na corrida se repita isso. Espero conquistar um bom resultado mas sempre visando o pódio.

Agora na mesma equipe do líder do campeonato, você acredita em disputar com ele pelo título?
Busco sempre o melhor resultado possível, mas minhas chances em relação a titulo por enquanto são muito pequenas, então espero ajudar o time a conquistar o titulo de construtores e, mais pro final do campeonato, vamos ver ate onde podemos chegar.

Carlos Zoro, quais suas expectativas para esta estréia no F1BC? E como está se sentindo na equipe BMW Italy-Spain?
Bom, eu venho com um pensamento bem positivo mesmo sendo novato na categoria. Espero pelo menos terminar a prova. Estou me sentindo muito bem! O time parece ser bem unido e meus companheiros de equipe me receberam muito bem. Espero conseguir trazer bons resultados pra esse time.

Em seus primeiros contatos com o carro no circuito de Spa, o que você achou da performance da BMW?
Bem, como já falei, essa é uma categoria totalmente nova pra mim, e como fui contratado às pressas, tive apenas um dia pra achar acertos e me acostumar com o carro.. No começo, tive muitas dificuldades em manter o carro na pista.. mas consegui achar um bom acerto graças à meus companheiros e meus tempos melhoraram significativamente.. Sinto que o carro tem um grande potencial.

O evento

Já na classificação, Victor mostrou seu preparo em dia e cravou a pole-position, com 2min27s496, deixando Michel Mendonça em segundo, na primeira fila com BMW e Alfa Romeo. A segunda fila do grid também teve estes dois carros, com Rodrigo Wizard e Fernando Passos. Fechando os seis primeiros, Cassius Naves e Sergio Kolachinski formaram o Server A, enquanto que Sidney Dias, Rodrigo Dias, Ogue Brito, Thiago Tavares e Carlos Zoro fizeram a disputa no Server B.

Classificação
1. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 2min27s496
2. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), 2min27s814
3. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), 2min28s983
4. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), 2min29s000
5. Cassius Naves (MG/BMW Italy-Spain/F.Giovanardi), 2min29s545
6. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), 2min30s235
7. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), 2min33s275
8. Ogue Brito (PA/ALFA Autodelta/N.Larini), 2min35s145
9. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), 2min41s540
10. Rodrigo Dias (PR/BMW Carly/D.Moolenar), 2min47s280
11. Thiago Tavares (PA/ALFA Autodelta/G.Tarquini), 2min48s443

Largando na reta após a La Source, os pilotos tomaram velocidade para dividir nada menos do que a Eau Rouge. Todos os carros passaram ilesos, e a ordem seguia com a fila da direita em vantagem: Mendonça liderando, seguido de Cardoso, Passos, Wizard, Kolachinski e Naves. O primeiro toque foi entre Rodrigo Wizard e Fernando Passos, quando o carioca fechou a porta na curva Rivage e o paulista não freou a tempo. Passos caiu uma posição, mas logo a recuperou sobre Cassius Naves, que estava destinado a brigar com Kolachinski pela quinta posição.

Na volta seguinte, foi a vez de Michel Mendonça errar a freada, na Pouhon, perdendo o controle e abrindo caminho para Victor Cardoso liderar. Michel ainda tentou segurar Wizard, que vinha logo atrás, mas também perdeu a segunda posição. Os postos se mantiveram assim até o final.

No Server B, um resultado de peso para Carlos Zoro, que já o aponta como uma das revelações da competição. O catarinense deixou para trás Sidney Dias, Rodrigo Dias, Thiago Tavares e Ogue Brito (que abandonou), e levou os pontos da sétima colocação geral.

Houve certa controvérsia entre os pilotos após a prova, com alegações de possíveis cortes na Bus-stop e uso do escape asfaltado da Blanchimont para ganhar velocidade. Como as posições estavam estáveis e definidas, nenhuma medida foi tomada, apenas o alerta de maior rigidez na segunda prova.

Race 1 – Final, 5 voltas
1. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 12min16s903
2. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 5s818
3. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), + 7s483
4. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), + 13s019
5. Cassius Naves (MG/BMW Italy-Spain/F.Giovanardi), + 17s361
6. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), + 24s391
7. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), Server B
8. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu),
9. Rodrigo Dias (PR/BMW Carly/D.Moolenar),
10. Thiago Tavares (PA/ALFA Autodelta/G.Tarquini),
11. Ogue Brito (PA/ALFA Autodelta/N.Larini), DNF
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard.

Agora em grid inverso, o Server A teve Kolachinski e Naves subindo juntos a Eau Rouge, com Michel Mendonça e Rodrigo Wizard logo atrás, já que Fernando teve de se ausentar por compromissos pessoais nesta segunda prova. Kolachinski perdeu muita aceleração na reta e logo foi superado pelos quatro concorrentes.

Michel conseguiu boa velocidade e, ao final da reta, já estava com meio carro de vantagem sobre Naves, colocando-se por dentro. Naves tentou fechar a porta e não conseguiu, o que permitiu a Wizard ganhar mais uma posição. Cardoso também tentou tirar proveito, colocou por dentro na Rivage, mas levou um espetacular Xis do rival. Na entrada da Pouhon foi a vez de Wizard cometer seu erro, passeando pela terra e perdendo todas as posições. Na Stavelot, Victor finalmente superou Cassius, enquanto na Bus-stop Rodrigo fez uma limpa ultrapassagem em Sergio.

Na segunda volta, Michel deu uma escapada na Les Combes, e novamente seu erro custou o primeiro lugar, que caiu no colo de Victor mais uma vez. Rodrigo Wizard ainda tentou se aproveitar mas não conseguiu ganhar a posição, e assim os cinco primeiros terminaram.

No Server B, uma surpresa: Rafael Carvalho, que tinha se atrasado e perdeu a primeira prova, apareceu para disputar a segunda, largou do fundo do grid e venceu. Mesmo assim, a segunda posição foi bastante disputada entre o estreante Carlos Zoro e o paraense Ogue Brito, novo na equipe ALFA Autodelta.

Race 2 – Final, 3 voltas
1. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 7min20s055
2. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), + 2s012
3. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 5s767
4. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), + 6s560
5. Cassius Naves (MG/BMW Italy-Spain/F.Giovanardi), + 9s805
6. Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), Server B, 7min32s775
7. Ogue Brito (PA/ALFA Autodelta/N.Larini), + 21s189
8. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), + 22s178
9. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), + 35s372
10. Thiago Tavares (PA/ALFA Autodelta/G.Tarquini), + 1min34s926
Volta mais rápida: Victor Cardoso.

Entrevistas pós-corrida

Com os pódios de Spa-Francorchamps sendo habitados apenas por Michel Mendonça, Rodrigo Wizard e Victor Cardoso, este último não comparecendo à Coletiva, a sessão de perguntas e respostas foi bastante rápida e objetiva.

Rodrigo Wizard, como você avalia a corrida e o resultado para seu time?
Foi uma corrida decidida pelos detalhes. Michel e eu cometemos pequenos erros nas duas provas, e o Victor foi sempre constante e levou a melhor. Confesso que esperava um resultado melhor para mim, mas em termos de equipe foi um grande passo para o título da BMW Schnitzer.

Sobre a equipe, a BMW Schnitzer está com seus dois pilotos em condições boas de disputar o título. Existe a possibilidade de favorecimento de um ou outro piloto afim de assegurar também este título à equipe?
Acredito que a equipe não pensa nesse tipo de favorecimento. Eu acho que os dois pilotos poderão chegar até a última etapa com chances de título, então é muito difícil pensar em jogo de equipe.

Fale sobre suas expectativas para a etapa de San Marino.
Imola é uma de minhas pistas favoritas, e minha expectativa é quebrar o jejum de vitórias por lá. Dois pódios são o maior objetivo, mas se o lugar mais alto vier, será ótimo.

Michel Mendonça, como você avalia sua participação em Spa-Francorchamps? Você esperava este placar tão apertado na classificação com descartes?
Foi regular, pra quem quer o titulo regular não é suficiente! Esperava sim. Ainda acredito que o campeão vai levar por pouco.

Faltando quatro etapas, qual será sua estratégia para tentar levar o título?
Vou ter que tentar correr atras de uma etapa em branco. Naum vou correr em Imola, mas pretendo voltar com tudo! Não vou deixar de graça não! (risos)

Análise do campeonato

A etapa de Spa-Francorchamps na Bélgica mostrou um novo panorama na Classificação Geral do campeonato. Com uma dobradinha e nas duas vezes subindo ao pódio, os pilotos da BMW Schnitzer reagiram na tabela, deixando Rafael Carvalho e Michel Mendonça muito próximos, com apenas cinco pontos os separando. Veja como ficaram as pontuações.

Campeonato de Pilotos: Com a dobradinha de Victor Cardoso, não poderia ser melhor sua situação. Mesmo em segundo lugar na Classificação, o carioca lidera virtualmente, considerando os descartes aplicados até o momento, com 104 pontos. Em segundo lugar, com um tento a menos, vem Michel Mendonça, que poderá perder a próxima etapa por compromissos extra-pista e já tem que pensar em uma boa estratégia daqui para frente. Com 102 vem Rodrigo Wizard, ainda sem vencer no F1BC II, mas mesmo assim liderando na pontuação sem descartes. Fechando o G4, Rafael Carvalho vem com 99 nos descartes, e ainda tem grandes chances de levar a taça.

Sergio Kolachinski, mesmo estando em quarto no geral, fica um pouco distante quando os descartes são aplicados: são 77 pontos, o que deixa o paranaense mais na briga com Eduardo Azeredo (68) e Fernando Passos (67), estes ainda podendo sonhar com o título.

1. Rodrigo Wizard, 136 (102)
2. Victor Cardoso, 124 (104)
3. Rafael Carvalho, 118 (99)
4. Sergio Kolachinski, 104 (77)
5. Michel Mendonça, 103 (103)
6. Eduardo Azeredo, 68 (68)
7. Fernando Passos, 67 (67)
8. Sidney Dias, 64 (55)
9. Rodrigo Miranda, 47 (47)
10. Rodrigo Dias, 36 (36)
11. Cassius Naves, 32 (32)
12. Fernando Rodrigues, 23 (23)
13. Ogue Brito, 19 (19)
14. Carlos Zoro, 13 (13)
15. Alan Tavares, 11 (11)
16. Huggo Aquino, 8 (8)
17. Thiago Tavares, 8 (8)

Campeonato de Equipes: Uma dobradinha da BMW Schnitzer ajudou bastante a equipe alemã a mostrar que é agora a grande favorita a este título. O time é o único a ter dois pilotos na briga direta pelo título,e será muito difícil as demais alcançarem-na. As mais próximas disso são a BMW Carly, segunda colocada, a ALFA Autodelta, que conta com quatro carros, e a BMW Italy-Spain, agora com um forte trio.

1. BMW Schnitzer, 260 pontos
2. BMW Carly, 154
3. ALFA Autodelta, 152
4. BMW Italy-Spain, 137
5. BMW Redline, 66
6. BMW Mamprey, 68
7. SEAT Sport, 59
8. AUDI Sport, 18
9. BMW Maxrevs, 12
10. SKODA Autospektrum, 9
11. ALFA Reoboots, 8

Campeonato de Marcas: Agora é praticamente oficial: a BMW já pode se considerar campeã de marcas. Se nenhuma BMW pontuasse nas próximas quatro etapas, e todos os Alfa Romeo passassem a marcar pontos, mesmo assim não seria possível chegar na quantidade somada atualmente pela alemã. Resta a Alfa Romeo se contentra com o vice, e não deixar que as demais montadoras se aproximem.

1. BMW, 718 pontos
2. ALFA ROMEO, 160
3. SEAT, 59
4. AUDI, 18
5. SKODA, 9

Campeonato de Estados: Também marcado para ser campeão, o estado do Rio de Janeiro somou 56 pontos e 376 no geral,ficando com quase o dobro de São Paulo, que arredondou 200. O Paraná segue firme com 140, e o Espírito Santo se distanciou do Pará, com 103 contra 85. Minas Gerais reage bem com 32, enquanto Bahia fica estagnada nos 23, e Santa Catarina marca seus primeiros 13 pontos.

1. Rio de Janeiro, 376 pontos
2. São Paulo, 200
3. Paraná, 140
4. Espírito Santo, 103
5. Pará, 85
6. Minas Gerais, 32
7. Bahia, 23
8. Santa Catarina, 13
9. Pernambuco, 8