F1BC Cup Pro 2007/2 @ Monza

Mais um final de semana com Michel Mendonça e Rodrigo Wizard revezando vitórias, e agora a diferença é de apenas três pontos, a um final de semana para a decisão final, em Jacarepaguá (Brasil). A etapa de Monza teve apenas um servidor, e sete pilotos em emocionante disputa. Fernando Passos também brigou pela vitória, e Deco Ganecci e Carlos Zoro ficaram próximos de beliscar um pódio cada.

Dança das Cadeiras

A ALFA ROMEO não terá mudanças de Silverstone para Monza, mas é cogitado que a ALFA Autodelta coloque tanto Fernando Passos quanto Thiago Tavares para ajudar Michel Mendonça na luta pelo título. Ambos teriam a missão de tirar pontos de Rodrigo Wizard (BMW), para dificultar a vida do paulista. A ALFA Clever Cats continua disponibilizando seus dois carros negros para novatos que se interessem em correr o final da temporada, principalmente em Monza, onde os sponsors adorariam ver suas marcas desfilando.

Na BMW, pudemos conferir já na etapa de Silverstone a novidade de que Daniel Carvalho estaria assumindo o posto da equipe BMW Mamprey. Os britânicos gostaram da experiência e mantém o paulista até o final do campeonato. Já a BMW Schnitzer se preocupa, pois Victor Cardoso ainda não deu as caras nos treinos. A BMW Carly é outra que perde terreno, agora com seus três pilotos praticamente inativos nestas duas etapas que encerrarão o F1BC II. A BMW Maxrevs com Rodrigo Miranda e a BMW Redline com Sidney Dias são as equipes que ainda podem contar com a fidelidade de seus pilotos.

Quem ganhou a semana foi a VOLVO, que confirmou não apenas o carioca Eduardo Azeredo, mas também o paulista Deco Ganecci, formando neste final de campeonato uma experiente dupla, ambos contratados a peso de ouro para tentarem ganhar posições no Campeonato de Marcas e Equipes, com a VOLVO Art. Além disso, o circuito veloz de Monza favorece os carros suecos, que andam muito bem em velocidades máximas.

Sobrevivendo como puder, é o lema da AUDI. No momento os alemães só conseguem contar com Phelipe Baceiredo, que pode ainda chegar atrasado aos treinos para a etapa de Monza. Mesmo assim, é possível que pelo menos um novo piloto se apresente para a escuderia dos quatro anéis. A montadora ainda não revelou nomes, mas poderá ser um dos novatos cadastrados no F1 Brasil Challenge.

Entrevistas pré-corrida

Cassius Naves, o que lhe fez perder tantas etapas após Spa-Francorchamps? Tem alguma previsão de retorno?
Fiquei sem internet! Infelizmente aconteceu este imprevisto, e não pude concluir a temporada. Voltarei a ter conexão no final do mês, então acho que só estarei disponível em dezembro, para treinarmos para a pré-temporada do F1BC 3!

Deco Ganecci, quais suas expectativas nessa estréia tardia no F1BC II, praticamente no final do campeonato?
Minhas expectativas são boas, mas reconheço que não poderei fazer muito. Estou tentando me adaptar ao carro que, ao meu gosto, é nervoso e sai muito de traseira, estilos que eu não gosto. Espero marcar pontos.

Sendo tão experiente quanto seu companheiro de equipe, é possível já neste final de semana andar no mesmo ritmo dele?
Não andarei no mesmo ritmo nem a pau. To lento demais e nos últimos testes não consegui fazer os tempos considerados bons. A cada treino eu melhoro e me adapto, mas fazer frente à algumas pessoas, é muito difícil.

O que você achou do desempenho do VOLVO, e o que mais lhe chamou a atenção de diferente em relação aos monopostos?
O carro é rápido. Estava acostumado aos Porches da Carrera Cup. É diferente dos F-1, achei o carro meio instável, sai muito de traseira em algumas ocasiões. Ainda prefiro os monopostos, mesmo gostando dos carros Turismo.

Eduardo Azeredo, considerando que os Volvo andam bem em altas velocidades, qual a expectativa da VOLVO Art para esta prova de Monza?
A pista favorece o nosso carro, no entanto tanto eu quanto meu companheiro estamos fora de forma – eu enferrujado e ele pegando as manhas ainda. Colocar um dos carros da Volvo no Server A é uma meta razoável.

Agora ao lado de Deco Ganecci, vocês formam uma das duplas mais experientes do F1BC. Isso pode garantir melhores resultados nas duas etapas finais?
Como já disse, estamos com uma forma não muito boa. Mas experiência é sempre um fator relevante e acho que isso pode sim nos garantir um bom resultado.

Matematicamente, você ainda tem chances de ficar entre os três primeiros no Campeonato de Pilotos. Este pode ser seu objetivo nessa reta final?
Top 3 definitivamente não faz parte da minha realidade. Precisaria ter sorte demais para chegar a tanto e eu duvido que aconteça, tanto por mim quanto pelos meus adversários.

O Evento

Na classificação, Rodrigo Wizard iniciou a tabela de tempos com uma pole provisória em 1:57.406, mas na metade do treino Michel Mendonça cravou 1:57.118, tomando o primeiro posto. Ao final da sessão, ambos foram à pista para tentar melhorar seus tempos: Wizard não conseguiu, enquanto Michel baixou um décimo e confirmou a pole:

Classificação
1. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), 1:57.081
2. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), 1:57.406
3. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), 1:57.918
4. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), 1:58.836
5. Eduardo Azeredo (RJ/VOLVO Art/R.Rydell), 2:04.166
6. Deco Ganecci (SP/VOLVO Art/S.Sardelli), 2:04.880
7. Tiago Miguel (PR/AUDI Sport/R.Capello), 2:07.845

Os sete participantes foram então para a largada em server único. A primeira tentativa, de fato, não deu certo, quando Carlos Zoro perdeu o controle e atingiu Michel Mendonça, que capotou. Relargando então, Michel e Rodrigo dividiam a primeira chicane, com o paulista passando reto, enquanto Michel ficou sem ângulo com um toque por trás, e embicou na saída da chicane. Wizard reduziu a velocidade e cedeu ultrapassagem, temendo uma punição por cortar a chicane, e caiu para quarto lugar, atrás de Fernando Passos, Tiago Miguel e Deco Ganecci.

Tiago porém não conseguiu seguir o ritmo dos outros dois carros, e foi perdendo posições, enquanto Rodrigo e Michel já estavam em corrida de recuperação. Ambos superaram Deco Ganecci, e então a ordem era: Passos, Wizard, Mendonça, Ganecci, Miguel e Zoro, que caiu logo depois.

Michel estava chegando cada vez mais perto de Rodrigo, então o paulista decidiu tentar passar Fernando, para deixar a confusão para trás. Foi então que o líder do campeonato saiu lançado da Parabolica e colocou sua BMW a reta toda lado a lado com a Alfa Romeo de Passos, conseguindo frear um pouco mais tarde que o carioca na chicane, e executando uma bela ultrapassagem, tomando a linha de fora.

Michel por sua vez acabou errando, caindo para o quarto lugar e tendo de fazer uma corrida de recuperação, para ultrapassar Deco. Ao final da quinta volta, Fernando cometeu um erro, e seu companheiro de equipe Michel, vice-líder do campeonato, se aproveitou e ganhou a segunda colocação, terminando assim a primeira prova. Deco Ganecci chegou em uma ótima quarta colocação em sua estréia no F1BC II, enquanto Tiago conduzia seu carro em quinto lugar, mas recebeu bandeira preta por não cumprir um Penalty.

Race 1 – Final, 6 voltas
1. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), 12:01.259
2. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), + 8.570
3. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), + 11.570
4. Deco Ganecci (SP/VOLVO Art/S.Sardelli), + 56.793
5. Tiago Miguel (PR/AUDI Sport/R.Capello), DQ
6. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), DNF/Conexão
7. Eduardo Azeredo (RJ/VOLVO Art/R.Rydell), DNF/Conexão
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard.

Agora com grid invertido, excetuando-se aqueles que caíram ou foram desclassificados, Deco Ganecci era o pole-position. Porém o paulista da Volvo não largou bem, praticamente prendendo Michel Mendonça, terceiro, atrás de si, enquanto a fila par evoluia melhor na reta, com Fernando assumindo a liderança e Rodrigo Wizard em segundo. Eduardo caiu novamente. Porém, Passos cedeu passagem a Wizard já na Curva Grande, por ter cortado a primeira chicane, e Mendonça executou a ultrapassagem no segundo giro.

Na última volta, Rodrigo Wizard freou muito antes na segunda chicane, e a retomada de velocidade foi lenta o suficiente para que Michel Mendonça colasse em sua traseira. O paulista tentou defender a posição, mas o capixaba prontamente colocou por dentro, tocando seu adversário, mas ultrapassando para liderar. Fernando Passos aproveitou a confusão e assumiu a segunda posição.

Wizard ainda reagiu, e na Variante Ascari saiu bastante lançado, superando o carioca. Na Parabólica, a última curva, Mendonça, Wizard e Passos estavam muito próximos, mas ninguém conseguiu ultrapassar, os três chegando muito próximos. Carlos Zoro se recuperou da queda na primeira prova e chegou em quarto, com Deco em quinto e Tiago em sexto.

Race 2 – Final, 3 voltas
1. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), 6:06.395
2. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 0.579
3. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), + 1.003
4. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), + 12.169
5. Deco Ganecci (SP/VOLVO Art/S.Sardelli), + 50.885
6. Tiago Miguel (PR/AUDI Sport/R.Capello), + 1:16.597
7. Eduardo Azeredo (RJ/VOLVO Art/R.Rydell), DNF/Conexão
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard.

Entrevistas pós-corrida

Nesta etapa de Monza, os três pilotos repetiram a dose subindo ao pódio duas vezes cada. Michel Mendonça, Rodrigo Wizard – ambos revezando primeiro e segundo lugares -, e Fernando Passos, terceiro colocado nas duas provas. Confira suas declarações.

Michel Mendonça, o que ocorreu na primeira prova, onde você partiu da pole mas chegou em segundo lugar?
A mesma historia de sempre. Na saída da chicane fui tocado, tive que me defender de Wizard e freei um pouco a mais pra sair mais lançado, quando fui retomar a velocidade uma BMW me tocou. Perdi muito tempo rodando, fui me recuperando e consegui o segundo lugar apos um erro do Fernando Passos… fiquei muito no lucro!

Já na segunda prova, você perdeu posições na largada, mas se recuperou e venceu. Conte-nos sobre suas ultrapassagens.
Acredita que não lembro?!?(risos) O Deco passei ainda na reta. O Fernando eu passei na primeira de lesmo, aproveitei que sai mais forte e passei por fora, o Wizard foi a mesma coisa, ele errou pude colar nele, na entrada da lesmo ele espalhou e me meti por dentro, era tudo ou nada…. nos tocamos, mas felizmente deu tudo certo!

Agora você está a três pontos do líder Rodrigo Wizard. Como você encara isso, a uma etapa do final?
Melhor isso do que os 5 que ficariam se eu naum ganhasse… agora tem diferença de 3 pontos eu podendo fazer 4 caso vença as duas: se acontecer de eu vencer a primeira e segundo na segunda fico ha um ponto, então me resta chegar sempre na frente do Wizard!

Rodrigo Wizard, uma vitória e um segundo lugar, mas ainda com Michel Mendonça podendo brigar pelo título. Como você se sente diante disso?
É uma decisão que vai ficar pra história. Claro que vai ser difícil, pois se o Michel vencer a primeira em Jacarepaguá, e eu chegar em segundo, por exemplo, aí decidiremos tudo na segunda prova, com poucas voltas. Várias possibilidades estão abertas, inclusive com os outros adversários podendo nos tomar pontos e nos atrapalhar neste duelo. Mas assim se faz uma boa decisão!

Como foi na sua visão a primeira prova de Monza?
Foi uma ótima corrida. Na largada eu estava por dentro, mas não consegui segurar o carro na freada e cortei a chicane, mas logo à frente eu sinalizei com farol e deixei três pilotos me passarem, cedendo assim até mais posições do que tinha ganho. Depois fui passando uma um, e a ultrapassagem final no Fernando foi muito boa, com muito fairplay. Sensacional!

Na segunda prova, o que aconteceu na volta final em que você perdeu a vitória e quase ficou em terceiro?
Eu perdi muita velocidade na saída da segunda chicane, onde meu carro não rendia o bastante no ataque às zebras. Então vi que o Michel estava colado e mantive o carro por dentro, mas na Di Lesmo ele foi com tudo por dentro e tirou a posição na marra. O Fernando aproveitou e me passou também, mas consegui repassá-lo na Variante Ascari, e ainda cheguei colado no Michel.

Fernando Passos, pela primeira vez você marca dois pódios na mesma etapa. Qual a sensação?
Realmente é uma excelente surpresa depois de uma semana com muitos problemas particulares por causa da minha filha. Não iria correr essa etapa, mas em respeito aos patrocinadores resolvi correr. Sendo que assim q terminou a corrida peguei o jatinho pra acompanhá-la no hospital.

Na sua visão, como foram suas disputas na primeira prova em Monza?
Foi excelente, e para mim foi um puro Fair play com cada um respeitando o seu espaço.Quando o Wizard me deixou passar devido a escapada dele tentei abrir diferença,mas logo vi que não seria possível e na 1ª tentativa de ataque dele deixei o carro pela parte de dentro antes do curvão e consegui segurar a posição mas logo em seguida veio a chicane da reta dos box e como estava com um desgaste muito grande nos pneus não consegui frear mais dentro, e com isso perdi a posição para o Wizard.

O desgaste de pneus prejudicou a Alfa Romeo neste final de semana, ou era uma desvantagem aceitável?
Devido a uma semana cheia de problemas não consegui fazer o ajuste fino do carro, e isso foi determinante para o resultado da prova.Não acredito que tenha prejudicado a Alfa em sim,pois o Michel não teve problemas de desgaste. Na segunda prova somente perdi a corrida devido a escapada que fiz logo depois de largar e temendo uma punição deixei o Wizard passar, e no intuito de recuperar a posição errei na freada da segunda chicane e o Michel me passou. Consegui acompanhar o ritmo dos dois primeiros tranquilamente mas devido ao desgaste não consegui sair lançado da Variante Ascari e não tive como segurar o Wizard.

Análise do Campeonato

A uma etapa do fim, o campeonato está praticamente definido. Não era para ser assim, já que apenas três pontos separam Rodrigo Wizard de Michel Mendonça, mas, com o anúncio da ausência do capixaba para a etapa de Jacarepaguá, neste próximo sábado (17/11), Wizard coloca a mão na taça. Confira as quatro tabelas e suas respectivas análises.

Campeonato de Pilotos: Quase definido o título. Michel Mendonça está a apenas três pontos de Rodrigo Wizard, mas o piloto da ALFA Autodelta não poderá participar da etapa de Jacarepaguá. Como resultado, já que nenhum outro piloto matematicamente conseguirá alcançar o atual líder do campeonato, este já pode se considerar o campeão. A principal mudança na tabela está na arrancada de Fernando Passos, que certamente tentará ficar entre os cinco primeiros do campeonato, e a ascensão de Carlos Zoro, novamente ultrapassando Rodrigo Miranda e Sidney Dias, ficando na oitava colocação.

1. Rodrigo Wizard, 192 (226)
2. Michel Mendonça, 189 (189)
3. Sérgio Kolachinski, 146 (159)
4. Victor Cardoso, 124 (124)
5. Rafael Carvalho, 118 (118)
6. Fernando Passos, 117 (117)
7. Eduardo Azeredo, 92 (92)
8. Carlos Zoro, 85 (85)
9. Rodrigo Miranda, 83 (83)
10. Sidney Dias, 81 (81)
11. Daniel Carvalho, 45 (45)
12. Rodrigo Dias, 36 (36)
13. Cassius Naves, 32 (32)
14. Fernando Rodrigues, 23 (23)
15. Deco Ganecci, 21 (21)
16. Lucas Sena, 19 (19)
17. Ogue Brito, 19 (19)
18. Alan Tavares, 11 (11)
19. Huggo Aquino, 8 (8)
20. Thiago Tavares, 8 (8)
21. Tiago Miguel, 7 (7)

Campeonato de Equipes: A BMW Schnitzer finalmente garantiu o título. Nem mesmo se Michel Mendonça comparecesse na etapa de encerramento, a ALFA Autodelta não alcançaria a Schnitzer matematicamente. Quem está prestes a terminar como terceira colocada é a BMW Italy-Spain, que poderá contra com Carlos Zoro, enquanto a BMW Carly, empatada com 209 pontos, não anunciou nenhum competidor para Jacarepaguá. A ALFA Clever Cats perdeu a nona posição para a VOLVO Art, que consegue então sua tão desejada reação, após contratação de Eduardo Azeredo e Deco Ganecci.

1. BMW Schnitzer, 350 pontos
2. ALFA Autodelta, 278
3. BMW Carly, 209
4. BMW Italy-Spain, 209
5. BMW Redline, 94
6. BMW Mamprey, 88
7. SEAT Sport, 59
8. BMW Maxrevs, 48
9. VOLVO Art, 45
10. ALFA Clever Cats, 44
11. AUDI Sport, 25
12. SKODA Autospektrum, 9
13. ALFA Reoboots, 8

Campeonato de Marcas: A BMW ultrapassou a marca dos mil pontos, cravando com propriedade o título já garantido a algumas etapas. A Alfa Romeo também se mantém com vários pontos e é a vice-campeã. A briga pela terceira colocação vai ser boa, entre a SEAT, estagnada, a VOLVO e a AUDI, que ainda têm pilotos ativos e poderão brigar bonito em Jacarepaguá.

1. BMW, 1008 pontos
2. ALFA ROMEO, 330
3. SEAT, 59
4. VOLVO, 45
5. AUDI, 25
6. SKODA, 9

Campeonato de Estados: O estado de São Paulo deu mais um banho no Rio de Janeiro, com 52 pontos somados contra 25 dos cariocas. Mesmo assim, apenas um grande arrastão paulista poderia tirar o título do RJ, que ainda tem 94 tentos de vantagem. Paraná e Espírito Santo dificilmente perderão a terceira e quarta posições, respectivamente.

1. Rio de Janeiro, 469 pontos
2. São Paulo, 375
3. Paraná, 202
4. Espirito Santo, 189
5. Pará, 121
6. Santa Catarina, 85
7. Minas Gerais, 32
8. Bahia, 23
9. Pernambuco, 8