F1BC Cup Light 2008/1 @ Hockenheim

A etapa disputada em server único não deixou uma sensação de grid vazio, pelo contrário, pois os oito presentes trataram de dar ao F1BC Light 1 um final de semana de muitas emoções. Entre os mais próximos ao título, só o até então quinto colocado Péricles Lee não pôde comparecer, por estar com sérios problemas em seu equipamento.

QUALIFYING – Assim como na categoria School, o F1BC Light 1 teve uma sessão de classificação polêmica, com três pilotos usando áreas de escape externas para ganharem velocidade. Desta forma, para evitar maiores polêmicas, Rafinha Hadesoul, Gustavo Stenio e Hildo Marcelos tiveram seus tempos anulados, e então ficaram ao fundo do grid. Carlos Eduardo herdou a pole-position, com seu companheiro de equipe, Daniel Alves, dividindo a primeira fila. Os paraenses Alan Tavares e Rodrigo Miranda ocuparam a terceira e quarta psoição, respectivamente.

Qualifying
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:12.748
2 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:13.964
3 Alan Tavares (PA/McLaren), 1:13.982
4 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 1:14.954
5 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), 1:19.898
6 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), sem tempo
7 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), sem tempo
8 Hildo Marcelos (MG/BMW Sauber), sem tempo

FEATURE RACE – Rafinha Hadesoul e Gustavo Stenio causaram incidentes na primeira largada e então partiram dos boxes, assim como Hildo Marcelos, que o fez por opção. A largada definitiva foi bastante limpa, com Carlos Eduardo mantendo a liderança, seguido de Alan Tavares. Rodrigo Miranda era o terceiro, e foi tocado por Daniel Alves no hairpin, mas o carioca em atitude de fairplay devolveu a posição. Hildo e Rodrigo Oliveira erram e caem para o final, enquanto Gustavo leva um Stop and Go por excesso de velocidade nos boxes, quando largou.

Hadesoul iniciou sua recuperação, e ultrapassou Miranda. Logo depois, Tavares foi para um pit-stop prematuro, enquanto Stenio foi desqualificado por não cumprir a penalização. Duas voltas depois é a vez de Hildo ultrapassar Miranda, que parece ter um baixo rendimento da Honda. Quem também sofre com o carro é Tavares, aparentemente com algum problema na suspensão de sua McLaren, levando uma volta de Cadu logo no sétimo giro.

Na oitava volta, um momento inusitado: Rodrigo Miranda erra a penúltima curva e perde o controle da Honda, batendo na barreira de pneus, perdendo sua roda e, logo atrás, Alves comete o mesmo erro, porém ficando apenas sem o bico. Fim de corrida para Miranda, enquanto o piloto da Renault rapidamente foi para os boxes em busca de reparos. Cadu foi o último a parar, então além de tudo ainda permaneceu na liderança o tempo todo. A ordem até então era: Cadu, Rafinha, Hildo, Daniel, Rodrigo O, e Alan.

Mesmo com problemas, Alan ultrapassa Rodrigo Oliveira, e Rafinha começa a tirar os 22 segundos de sesvantagem para Cadu. Quando a conta já estava nos 15 segundos, Rafinha foi tentar a ultrapassagem sobre Oliveira, em bandeira azul, mas este se atrapalhou e mudou de trajetória na frente do paulista, causando um incidente que comprometeu bico dianteiro de Toyota e asa traseira da Toro Rosso. Mais uma vez em forte ritmo, Rafinha agora parte para cima de Hildo, que comete um erro e permite isso.

Na última volta, veio a manobra perfeita de Hadesoul, que ganhou a segunda posição, porém a perdeu logo depois do final da prova, com as punições por uso de área externa de escape, assim como já tinha feito no Qualifying. Cadu vence tranquilo de ponta a ponta, e só não faz um Chelem por não marcar a melhor volta, de Rafinha.

Feature Race – Final, 19 voltas
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 24:17.223 (média de 208.46 km/h)
2 Hildo Marcelos (MG/BMW Sauber), +50.716 [+2s penalty]
3 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), +44.668 [+22s penalty]
4 Daniel Alves (RJ/Renault), +1:12.297 [+8s penalty]
5 Alan Tavares (PA/McLaren), +2 laps
6 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +2 laps [+30s penalty]
– Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNF/Accident (8) [+8s penalty]
– Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), DQ
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:13.175

Explicação de punições
G.Stênio: DQ (não cumprimento de Stop and Go)
R.Oliveira: +30s (atrapalhou e causou danos a R.Hadesoul em bandeira azul)
R.Hadesoul: +22s (11x cut track)
D.Alves: +8s (4x cut track)
R.Miranda: +8s (4x cut track)
H.Marcelos: +2s (1x cut track)

SPRINT RACE – Mais uma vez a corrida teve relargadas, já que na primeira tentativa um incidente entre Daniel e Rafinha causou bandeira vermelha, na segunda Daniel não partiu rapidamente para os boxes, e na terceira Miranda bateu em Hildo. Chegando então à quarta e definitiva partida, uma surpresa: Gustavo Stenio não cumpre alargada dos pits e vai pelo grid mesmo, recebendo bandeira preta mas permanecendo em pista!

Rafinha assumiu a liderança, e poderia ter o combate de Alan Tavares e Carlos Eduardo, porém, o piloto desqualificado da BMW Sauber ainda foi pra cima e tocou em ambos, acabando com a corrida deles. Rafinha vence em prova marcada por esta pataquada de Stenio, que, após tantas desqualificações, é eliminado do campeonato.

Sprint Race – Final, 6 voltas
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 7:29.350 [+6s penalty] (média de 213.48 km/h)
2 Alan Tavares (PA/McLaren), +9.305
3 Carlos Eduardo (PR/Renault), +14.378 [+2s penalty]
4 Daniel Alves (RJ/Renault), +31.697
4 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +50.225
6 Hildo Marcelos (MG/BMW Sauber), DNF (5) [+34s penalty]
– Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), DQ
– Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNS
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:13.211

Explicação de punições
G.Stenio: DQ (descumprimento de largada nos boxes seguido de acidentes)
G.Stenio: Eliminado da competição por reincidência de DQ’s e desrespeito.
H.Marcelos: +30s (brake-test)
H.Marcelos: +4s (2x cut track)
R.Hadesoul: +6s (3x cut track)
C.Eduardo: +2s (1x cut track)