F1BC Cup Light 2008/1 @ Monza

Seis jogadores (qualificados a participar) estiveram presentes neste final de semana no F1BC Light 1, para a disputa da etapa de Monza, na Itália. O teoricamente circuito mais fácil da temporada não deixou tão fácil assim a missão dos pilotos, que continuam à caça do título.

QUALIFYING – Mais uma vez deu a lógica com Rafinha Hadesoul na pole-position, com Carlos Eduardo em segundo, Daniel Alves em terceiro e Alan Tavares em quarto. Thiago Tavares e Rodrigo Oliveira, com tempos muito acima dos demais, diviiram a última fila.

Qualifying
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:20.412
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:21.005
3 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:21.544
4 Alan Tavares (PA/McLaren), 1:22.086
5 Thiago Tavares (PA/McLaren), 1:26.140
6 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), 1:27.282

FEATURE RACE – Largada tranquila onde os pilotos mantiveram suas posições de origem, com Rafinha na ponta, seguido por Cadu, Daniel, Alan, Thiago e Rodrigo, estes dois últimos sofrendo um pouco mais com o fraco desempenho de seus carros em reta.

A prova foi marcada por algumas penalizações pequenas mas que fizeram a diferença: tanto Alan quanto Thiago tiveram de cumprir um stop and go por excesso de velocidade na entrada dos boxes, que convenhamos, é uma freada bastante brusca, enquanto Daniel e Thiago levaram ao final da prova os segundos referentes a não respeitar a linha branca na saída dos pits. Um detalhe curioso é que as McLarens, com Alan uma volta á frente de Thiago, foram cumprir a mesma penaização praticamente juntos! Pior para Thiago, que teve de aguardar então 20 segundos nos boxes.

Rafinha foi o primeiro a parar, e então Cadu, Alan e Daniel tinham a oportunidade de fazerem as próximas voltas basante rápidas e tentarem voltar á frente do rival, mas nenhum conseguiu tal feito. Um incidente nas voltas finais entre Alan e Daniel ainda deixou o carioca da Renault sem bico, mas ele completou a corrida mesmo assim. Vitória de Rafinha Hadesoul, que então diminuiu a desvantagem para os líderes em busca do ainda possível título.

Feature Race – Final, 15 voltas
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 21:02.736 (média de 245.95 km/h)
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), +6.498
3 Daniel Alves (RJ/Renault), +1:12.980 [+10s penalty]
4 Alan Tavares (PA/McLaren), +1:01.687 [+30s penalty]
5 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +1 lap
6 Thiago Tavares (PA/McLaren), +2 laps [+10s penalty]
Fastest lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:21.372

Explicação de punições
D.Alves: +10s (2x não respeitou linha branca na saída dos pits)
T.Tavares: +10s (2x não respeitou linha branca na saída dos pits)
A.Tavares: +30s (toque em D.Alves causando danos)

SPRINT RACE – Confusão na corrida que estava já em sua terceira volta, quando uma batida de Daniel Alves danificou o carro de Rafinha Hadesoul na prova. Este deixou o servidor e todos caíram por conseguência de um bug, tendo então uma corrida incompleta. Os jogadores aceitaram refazer as cinco voltas, e a largada foi dada com os seis pilotos.

Na prova de fato então, Rafinha largou patinando e tocou em Cadu, mas seguiu à frente. Na freada, Alan Tavares perdeu o ponto e acertou a traseira de Rafinha, que ficou sem asa. Como os jogadores decidiram partir sem um comissário, e Hadesoul não pediu relargada, a prova seguiu assim mesmo, com o piloto da Toyota fazendo um pit-stop para reparos.

As cinco voltas foram repletas de ação, com as Renaults de Cadu e Daniel dividindo quase todas as curvas durante uma volta e terminando com exatos 1/4 de segundo separando ambos, com Daniel à frente. Alan Tavares começou a prova na frente, mas cometeu alguns erros que o fizeram perder terreno e cruzar a linha de chegada em terceiro, enquanto Rodrigo Oliveira e Thiago Tavares também duelaram, mas Rodrigo levou a melhor. Ao final, a confusão rendeu punições e os resultados estão a seguir.

Sprint Race – Final, 5 voltas
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 7:04.829 (média de 243.68 km/h)
2 Alan Tavares (PA/McLaren), +2.914
3 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +26.656
4 Daniel Alves (RJ/Renault), 7:04.579 [+30s penalty]
5 Thiago Tavares (PA/McLaren), +44.562
6 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF/Accident (4)
Fastest lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:21.615

Explicação de punições
D.Alves: +30s (colisão em R.Hadesoul causando danos)
R.Hadesoul: considerado seu resultado da primeira prova
* Hildo Marcelos está eliminado da competição.