F1BC Cup Light 2008/1 @ Sepang

Constatações boas e ruins nesta etapa da categoria Light em Sepang. A boa, foi ver duas corridas sem maiores problemas por LAG, acidentes ou problemas, além do retorno de Raphael Ramos, da Red Bull. A ruim foi o grid escasso, de quatro pilotos. A organização está fazendo sua parte e trabalhando para melhorar isso, mas também conta com a dedicação e o comprometimento dos pilotos, que estão devendo nesse sentido.

QUALIFYING – Entre os postulantes ao título, apenas Carlos Eduardo esteve presente, então as coisas ficaram bem fáceis para o paranaense, que gravou a pole-position quase oito segundos mais veloz do que o segundo colocado, Thiago Tavares, da McLaren. Rodrigo Oliveira também não treinou muito e virou na casa dos 1:41, enquanto Raphael Ramos, no improviso, conseguiu fechar o grid, mas próximo de Thiago e Rodrigo.

Qualifying
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:31.508
2 Thiago Tavares (PA/McLaren), 1:39.121
3 Rodrigo Oliviera (SP/Toro Rosso), 1:41.498
4 Raphael Ramos (RJ/Red Bull), 1:42.153

FEATURE RACE – Passeio tranquilo de Cadu em Sepang, desfilando feliz e contente para expor a marca de seus patrocinadores. Mas engana-se quem acha que o piloto da Renault folgou o ritmo, já que ele completou a prova em pouco mais de 27 minutos. Thiago Tavares foi o segundo colocado, mais por escapar dos problemas, considerando que Raphael Ramos ficou sem combustível e Rodrigo Oliveira bateu e abandonou.

Uma rara marca atingida nesta corrida foi o Grand Chelém conquistado por Cadu. Para quem não sabe, o Grand Chelém consiste na pole-position, melhor volta da corrida, vitória e liderança durante todas as voltas da prova. Para se ter uma idéia, até hoje em provas oficiais do F1BC, apenas Rodrigo Wizard conquistou esse feito, duas vezes.

Feature Race – Final, 17 voltas
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 27:12.070 (média de 204.41 km/h)
2 Thiago Tavares (PA/McLaren), +1 lap
3 Raphael Ramos (RJ/Red Bull), DNF/Fuel (9)
4 Rodrigo Oliviera (SP/Toro Rosso), DNF/Accident (9)
Fastest lap: Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:33.489

SPRINT RACE – Agora em grid invertido, pudemos ver a evolução de Raphael Ramos, que começou em quarto no Qualifying, chegou em terceiro na Feature, e agora em segundo na Sprint Race. Mas claro, não foi o suficiente para deter Cadu, que levou o máximo de pontos neste domingo. Thiago Tavares e Rodrigo Olveira chegaram em terceiro e quarto, respectivamente.

Sprint Race – Final, 5 voltas
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 8:04.068 (média de 202.70 km/h)
2 Raphael Ramos (RJ/Red Bull), +25.422
3 Thiago Tavares (PA/McLaren), +30.313
4 Rodrigo Oliviera (SP/Toro Rosso), +44.725
Fastest lap: Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:33.225