F1BC Cup Light 2008/1 @ Bathurst

A etapa mais concentrada na categoria Light até o momento. Além da presença de Cadu e Rafinha, dois dos candidatos ao título, ainda pudemos ver o retorno, ainda que sem sucesso, de Pericles Lee, que deixara a competição na liderança quando teve problemas em seu equipamento. Também tivemos a estréia de Rodrigo M. Oliveira, que tomou uma vaga não utilizada até hoje na temporada, e a presença de Daniele Assis, da categoria School, em ação como convidada, sem poder marcar pontos.

QUALIFYING – Parecia que a pole-position se encaminhava para Carlos Eduardo, que tinha marcado o tempo de 1:30.844 logo no início da sessão, porém na última volta deu ele, Rafinha Hadesoul, baixando em meio segundo o tempo do rival. Rodrigo M. Oliveira mostrou serviço com a terceira posição, deixando Daniele Assis em quarto e Pericles Lee, sem marcar tempo, em quinto lugar.

Qualifying
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:30.308
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:30.844
3 Rodrigo M.Oliveira (RS/Super Aguri), 1:31.068
C Daniele Assis (RJ/Williams), 1:34.308
5 Pericles Lee (SP/Toyota), sem tempo

FEATURE RACE – Se a etapa começou com atrasos, é só jogar em Bathurst. Esta etapa foi a mais atípica de toda a competição nas três categorias, já que nenhum dos participantes completou a prova. Daniele abandonou logo no início, enquanto Pericles deu uma bonita capotada com sua Toyota e logo em seguida sumiu. Cadu e Rodrigo disputavam a segunda posição, quando Cadu tocou em Rodrigo, o esperou retornar à posição devolvida, mas o adversário revidou com uma batida que tirou ambos de ação. A pista etava livre para Rafinha vencer sozinho, quando sua conexão caiu e deu fim ao show de horrores. Ninguém completou o mínimo de 75% de voltas percorridas, portanto, ninguém pontuou.

Feature Race – Final, 15 voltas
– Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF/Connection (5)
– Carlos Eduardo (PR/Renault), DNF/Accident (4)
– Rodrigo M.Oliveira (RS/Super Aguri), DNF/Accident (4)
– Pericles Lee (SP/Toyota), DNF/Connection (3)
– Daniele Assis (RJ/Williams), DNF (2)
Volta mais rápida: Rafinha Hadesoul.

SPRINT RACE – Se o grid de largada da Sprint é o resultado da Feature Race inverso, exceto abandonos, o que fazer se todos abandonaram? Bela pergunta, mas os comissários decidiram por inverter o grid do Qualifying, deixando então Dani na pole, seguida por Rodrigo, Cadu e Rafinha. Dani não conseguiu largar, e os três ficaram liderados por Rodrigo, seguido de Cadu e Rafinha. Na quarta volta, porém, Rafinha se acidentou e perdeu asa e roda, abandonando, porém levando os pontos do terceiro lugar. Cadu poderia tentar a reação sobre Rodrigo mas também bateu, perdeu uma roda e terminou de triciclo, enquanto Rodrigo M. Oliveira conquistou sua primeira vitória no F1BC.

Sprint Race – Final, 5 voltas
1 Rodrigo M.Oliveira (RS/Super Aguri), 7:54.454 (média de 216.57 km/h)
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), +1:13.323
3 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF/Accident (4)
– Pericles Lee (SP/Toyota), DNS
– Daniele Assis (RJ/Williams), DNS
Volta mais rápida: Rodrigo M.Oliveira.