F1BC Cup Classic 2009/1 @ Okayama

O final de semana no F1BC definitivamente foi das Ferrari. Após vitória de Fernando Passos na Cup, e Carlos Junior na Pro, o cavalinho rampante atropelou todos na Classic, no circuito de Aida. E foi com dobradinha: a recém-formada dupla Felipe Faria e João Victor fez a festa, e o campeonato agradece pelo equilíbrio.

Confirmando o favoritismo desde os treinos livres, a dupla da Ferrari comandou as ações na etapa japonesa. Felipe Faria, com um ritmo forte desde o começo, ficou com sua segunda vitória na temporada e colocou ainda mais emoção na disputa pela liderança da tabela.

Na classificação, Felipe não deu chances cravando a pole de forma absoluta. Seu companheiro João Victor o acompanhou na primeira fila. Marcelo Vidal da McLaren ficou com a segunda fila junto com o sempre rápido André Strobel. Vinicios Da Matta e Ivan Eilert fecharam o Server A. Já no Server B ficaram Ronaldo Guillas, Edgard Sparmdale (então líder do campeonato), José Augusto, Fernando Ferreira e o estreante Bruno Chiaramonti.

Qualifying
1 Felipe Faria (Ferrari),1:13.944
2 João Victor (Ferrari),1:15.687
3 Marcelo Vidal (McLaren),1:16.145
4 André Strobel (Williams),1:17.117
5 Vinicius da Matta (Williams),1:17.298
6 Ivan Eilert (Lotus),1:17.893
7 Ronaldo Guillas (Benetton),1:19.055
8 Edgard Sparmdale (Minardi),1:19.373
9 José Augusto (Arrows),sem tempo
10 Fernando Ferreira (Lotus),sem tempo
11 Bruno Chiaramonti (Ligier),sem tempo

A Ferraris escapam de confusões na largada, e Felipe logo começa a abrir uma confortável vantagem, após um pequeno duelo com seu companheiro de equipe, que acaba ficando mais para briga com Marcelo Vidal. Já na segunda volta, ambos dividem a curva para a reta dos boxes, Victor acaba levando a pior e saindo da pista após um leve toque com a McLaren.

Vidal, agora segundo, tentava então se aproximar do líder Felipe, mas o mesmo conseguia impor um ritmo forte o suficiente para liderar com tranquilidade. Após as paradas no box, João encosta em Vidal e consegue então recuperar a segunda posição. Strobel também já vinha em bom ritmo na quarta posição mas ainda distante dos três primeiros.

Dobradinha da Ferrari no Japão, com Felipe faria confirmando a vitória, e João Victor sem segundo. Já conformado com o terceiro lugar, Marcelo Vidal colocava uma volta em Vinicius Da Matta, da Williams, mas acabara sendo tocado pelo mesmo e roda na pista. André Strobel se aproveita e encosta em Vidal, aplicando a ultrapassagem na última volta de forma emocionante e conquistando assim um pódio que parecia improvável.

No Server B, Edgard Sparmdale mais uma vez domina as ações, seguido dessa vez por Ronaldo Guillas que ficou uma volta atrás. José Augusto termina duas voltas atrás, e Fernando Ferreira fechou em nono com três voltas de atraso. Bruno Chiaramonti da Ligier não completou.

Final, 27 voltas
1 Felipe Faria (Ferrari), 35:16.892
2 João Victor (Ferrari), +28.507
3 André Strobel (Williams), +1:01.439
4 Marcelo Vidal (McLaren), +1:11.516 [+5s penalty]
5 Edgard Sparmdale (Minardi), 27 voltas
6 Vinicius da Matta (Williams), +1 volta
7 Ronaldo Guillas (Benetton), +1 volta [+30s penalty]
8 José Augusto (Arrows), +2 voltas
9 Fernando Ferreira (Lotus), +3 voltas
10 Ivan Eilert (Lotus), DNF
11 Bruno Chiaramonti (Ligier), DNF
Volta mais rápida: Felipe Faria, 1:14.275

Punições
M.Vidal:toque em João ganhando posição (+5s)
R.Guillas:toque em Edgard fazendo rodar (+15s),toque em João fazendo rodar (+15s)