F1BC Cup Classic 2009/1 @ Zolder

Contrariando a rival Ferrari, desta vez foi a McLaren quem dominou a etapa na categoria Classic, no circuito virtual de Zolder, tanto nos treinos quanto na corrida. Marcelo Vidal venceu e conquistou um importante resultado na briga pelo título, e a decisão ficou para a última etapa, entre Vidal e João Victor.

No treino classificatório, Marcelo Vidal e Diogo Leal mostraram uma surpreendente superioridade. No final da sessão, Leal marcou a pole-position, deixando o segundo lugar para seu companheiro de equipe. A Ferrari ocupou inteiramente a segunda fila, com João Victor e Felipe Faria.

Qualifying
1 Diogo Leal (McLaren), 1:12.951
2 Marcelo Vidal (McLaren), 1:13.248
3 João Victor (Ferrari), 1:15.024
4 Felipe Faria (Ferrari), 1:15.194
5 Ronaldo Guillas (Benetton), 1:17.854
6 André Strobel (Williams), 1:18.109
7 Edgard Gontijo (Ligier), 1:19.208
8 Fernando Ferreira (Williams/Convidado), 1:25.466
9 Rodrigo Oliveira (Brabham), sem tempo
10 Matheos Rodrigues (Tyrrell), sem tempo

Com uma boa largada, Vidal consegue pular na liderança, deixando Leal na segunda posição, seguido muito de perto pela dupla da Ferrari, que precisava atacar para virar o jogo na classificação.

Em poucas voltas, Vidal consegue abrir boa vantagem para os demais. Fernando e Rodrigo abandonam a prova logo nas primeiras voltas, enquanto Strobel e Guillas acabam saindo quando se aproximava o momento para parada nos boxes.

Leal apertou o ritmo e conseguiu se aproximar de Vidal, mas cometeu um erro em uma freada e tocou em seu companheiro de equipe, fazendo o mesmo rodar e quase complicando a supremacia da equipe. Vidal retornou ainda na segunda posição, e algumas voltas depois recuperou a liderança, enquanto Leal abandonou depois de sair da pista e ficar preso na caixa de brita.

Vidal ainda cometeria outro erro mais a frente, permitindo que João assumisse a liderança. O piloto da McLaren conseguiu recuperar novamente a liderança, em briga forte onde os dois carros se tocaram. Ao final, Marcelo Vidal cruza a linha de chegada na frente, seguido por João Victor, o único na mesma volta do líder. Felipe Faria foi o terceiro, mesmo enfrentando problemas e ficando duas voltas, atrás assim como Edgard Gontijo da Ligier, o quarto colocado.

Race, 35 voltas
1 Marcelo Vidal (McLaren), 45:00.402 [+15s penalty]
2 João Victor (Ferrari),+39.252
3 Felipe Faria (Ferrari), +2 voltas
4 Edgard Gontijo (Ligier), +2 voltas
5 Fernando Ferreira (Williams/Convidado), DNF
6 Diogo Leal (McLaren), DNF [+15s]
7 André Strobel (Williams), DNF
8 Rodrigo Oliveira (Brabham), DNF
9 Ronaldo Guillas (Benetton), DNF
10 Matheos Rodrigues (Tyrrell), DNS
Volta mais rápida: Diogo Leal, 1:13.857

Punições
M.Vidal: toque em Edgard fazendo rodar (+15s), toque em João, sem efeito (LAG)
D.Leal: toque em Vidal fazendo rodar (+15s)