Connect with us

Corridas

F1BC Formula Challenge 2016/1 @ Spa-Francorchamps

F1BC Formula Challenge 2016/1 @ Spa-Francorchamps

A Formula Challenge chegou a Spa-Francorchamps para sua terceira etapa do campeonato com mais pilotos e muito mais emoções nesta quinta-feira (18). A chuva da classificação e a pista molhada e secando da corrida proporcionaram variações nas estratégias, e mostrou mais uma vez um Matheus Berçot determinado ao título. Quando os pits tops se realizaram, Mohamad Mourad apareceu mais veloz, mas a vantagem do piloto da Grip já era gigante, e Berçot faturou a terceira vitória seguida nesta categoria do F1BC.

Na classificação, sob chuva forte e apenas 2ºC, mostrou Matheus Berçot não tomando conhecimento das dificuldades e cravando uma pole position assombrosa em vantagem aos demais. Mohamad Mourad e Rafael Amaral apareceram na sequência que totalizou 12 carros, uma quantidade igual a da etapa anterior, e mostrando a fidelidade destes pilotos engajados num tipo de categoria toda específica com o simulador rFactor 2 e os carros da F-3 Europeia. Mas na corrida, de fato, a chuva pararia e a pista seguiria molhada, para delírio dos estrategistas.

Classificação
1 Matheus Berçot (Grip Racing), 2:13.604
2 Mohamad Mourad (Sinister Race Team), 2:18.923
3 Leandro da Silva (Sinister Race Team), 2:19.805
4 Rafael Amaral (Racing 4Fun), 2:20.842
5 Andre Kimi (Racing 4Fun), 2:21.035
6 Tiago Santana (Sinister Race Team), 2:23.351
7 Tick Saliba (Shadow Racing), 2:24.476
8 Deco Guimaraes (Racing 4Fun), 2:25.096
9 Luiz Kike (Marsch Team), 2:32.449
10 Rui Serrao (Marsch Team), 2:38.610
11 Carlos Reynaud (Shadow Racing), 2:40.886
12 Rubens Serinolli (G-Force Motorsport), Sem tempo

O espelho dágua na pista de Spa-Francorchamps era nítido e os pilotos iniciaram os 50 minutos de prova com compostos para chuva – os famosos pneus biscoito. Berçot mostrou uma arrancada magnífica e iniciou sua tomada heroica pela vitória, enquanto as disputas por posição se formavam logo atrás, especialmente entre os pilotos da Racing 4Fun.

A pista começou a mostrar um estreito trilho seco no traçado ideal, e isso atraiu alguns pilotos a arriscarem trocar os pneus para os slicks. Tiago Santana foi o primeiro a testar e levou a pior, batendo forte na Blanchimont e abandonando. Somente no ponto em que Carlos Reynaud fez a troca foi possível notar que já era viável a condução nestas condições.

Berçot fez seu pit stop tardiamente, enquanto Mohamad diminuia a diferença com os pneus de pista seca. E o líder do campeonato ainda fez uma parada mais complicada, pois encheu o tanque de combustível e v oltou mais pesado, perdendo tempo, enquanto o representante da Sinister estava em sintonia com estas condições e voava no traçado belga.

Mas a vantagem construida por Matheus Berçot na primeira metade da prova foi suficiente para administrar a situação e assim consolidar sua terceira vitória consecutiva na Formula Challenge. Mohamad Mourad seguiu firme até o fim e fechou em segundo, e Carlos Reynaud, mostrando agora mais intimidade com o carro, completou o pódio a frente de Rafael Amaral, que caiu de rendimento no estágio derradeiro.

A próxima etapa da Formula Challenge será realizada no circuito de Croft, no dia 3 de março, às 20h00 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no site www.f1bc.com, que ainda fornece todos os resultados, classificação, informações e VTs das etapas desta e de suas outras categorias.

O F1BC tem parcerias oficiais com Câmara de Comércio e Indústria do Brasil, Soap Car, Chiara Guitar Shop, F1Mania, NRT Servers, e F1-Brasil.

Final, 50 minutos
1 Matheus Berçot (Grip Racing), 22 voltas
2 Mohamad Mourad (Sinister Race Team), +0:34.478
3 Rafael Amaral (Racing 4Fun), +1:50.161
4 Carlos Reynaud (Shadow Racing), +1 voltas
5 Rui Serrao (Marsch Team), +2 voltas
6 Deco Guimaraes (Racing 4Fun), +3 voltas
7 Andre Kimi (Racing 4Fun), +5 voltas
8 Leandro da Silva (Sinister Race Team), Motor (5)
9 Tiago Santana (Sinister Race Team), Acidente (2)
10 Luiz Kike (Marsch Team), Acidente (0)
11 Tick Saliba (Shadow Racing), Acidente (0)
12 Rubens Serinolli (G-Force Motorsport), Abandono (0)
Volta mais rapida: Rafael Amaral, 2:11.630

Race Control
L.Kike, Warning – Gerou incidente de nível 1 (14.1.1) [+1 Licença] [1]

Pontos nas licenças
Luiz Kike +1

Vídeo da etapa

More in Corridas