Connect with us

Corridas

F1BC Formula Pro 2016/3 @ Barber

F1BC Formula Pro 2016/3 @ Barber

Uma das categorias mais tradicionais do F1 Brasil Clube, a Formula Pro, chegou ao emblemático circuito de Barber para mais uma disputa frenética, contando com já consagrados pilotos de altíssimo nível para enriquecer o espetáculo. Desta vez, a vitória ficou com Joao Almeida (Grip Racing), o segundo lugar foi para o seu companheiro de equipe Daniel Machado e o terceiro ficou com Marcio Medeiros.

O treino classificatório desta etapa foi um show a parte, em que a maioria dos pilotos acertou voltas muito rápidas, bem próximas do limite extremo da difícil pista de Barber. A pole foi para Daniel Machado (Grip Racing), com o tempo de 1:03.795. Completando a primeira fila esteve Rafael Amaral (Racing4Fun), anotando 1:03.957. No terceiro lugar, Marcio Medeiros (Hattrick Racing), 1:04.078. Matheus Araujo e Joao Almeida fecharam o top 5.

Classificação
1 Daniel Machado (Grip Racing), 1:03.795
2 Rafael Amaral (Racing 4Fun), 1:03.957
3 Marcio Medeiros (Hattrick Racing), 1:04.078
4 Matheus Araujo (Grip Racing 2), 1:04.359
5 Joao Almeida (Grip Racing), 1:04.523
6 Davi Brito (Sim-Force Sim Racing), 1:05.737
7 Thiago Rosa (Grip Racing 2), 1:08.150

O sempre tenso momento da largada acabou ocorrendo de forma tranquila por aqui, situação na qual os pilotos agiram de acordo com a experiência que possuem, respeitando o pouco espaço que havia entre eles. O único a ter problemas nas primeiras curvas foi o pole position, Daniel Machado da Grip Racing, que forçou em demasia o ponto de freada e acabou indo parar na grama, para depois retornar à pista em sétimo.

Ainda na primeira volta, Rafael Amaral da Racing 4 Fun se aproveitou do erro de seu adversário para assumir a liderança e dar início a um bonito duelo com outro concorrente forte ao título: Joao Almeida. Enquanto isso, no pelotão intermediário, outra briga muito intensa pela terceira colocação, envolvendo os pilotos Davi Brito, Marcio Medeiros e Mohamad Mourad. Logo em seguida, Medeiros conseguiu o que foi provavelmente a mais bela ultrapassagem da corrida, na freada da resta oposta, sobre Brito, que foi surpreendido e não teve tempo de defender a posição.

Na sequência, Mourad, que permanecia no referido embate pelo terceiro lugar, acabou exagerando no S de alta do último setor e rodou. Instantes depois, choque entre os monopostos de Davi Brito e Daniel Machado, na disputa pelo quarto lugar.

Restando 33 minutos para o fim da etapa, Rafael Amaral, da Racing 4Fun, foi o primeiro a se aventurar nos boxes, dando vida a já conhecida estratégia de duas paradas da sua equipe, para se manter sempre em vantagem em relação aos seus rivais, tirando o tempo perdido com voltas voadoras.

Faltando 29 minutos, Marcio Medeiros, da Hattrick Racing, que havia assumido a ponta da prova e vinha administrando bem a sua vantagem em relação a Joao Almeida, acabou errando sozinho e cedendo a posição para Almeida, provando mais uma vez a dificuldade do traçado.

Aproximadamente aos 25 minutos, as demais equipes convocaram seus pilotos ao pitlane, executando a estratégia de uma única parada, que tem sido mais bem aceita na temporada, principalmente entre os pilotos da Grip Racing, que vem liderando o torneio até então.

Marcio Medeiros voltou a cometer um erro, rodando no bump que precede a curva 2. Desse modo, a corrida passou a ficar mais fácil para Almeida e Machado que, a esse ponto, começavam a desenhar a possibilidade de dobradinha da Grip em Barber.

Nos instantes derradeiros, Joao Almeida fazia de tudo para se manter a uma distância segura de Daniel Machado e Marcio Medeiros, que permaneceram no seu encalço até o fim, diminuindo bastante a vantagem que Almeida detinha sobre eles. Na última volta, Medeiros chegou de vez em Machado, que estava um pouco mais lento, porém não conseguiu encontrar espaço suficiente para realizar a manobra de ultrapassagem, uma vez que o circuito é muito técnico e apertado. Desse modo, todos os três pilotos se mantiveram em seus postos, sem mudanças.

Joao Almeida, da Grip Racing, após uma boa largada, mantendo um ritmo forte e uma estratégia burocrática, levou o troféu da etapa. Daniel Machado também da Grip Racing, faturou o segundo lugar do pódio, garantindo a dobradinha da sua equipe. Marcio Medeiros (Hattrick Racing), com tempos espetaculares no fim da prova, foi o terceiro colocado. Matheus Araujo e Davi Brito completaram o top 5.

A próxima etapa da Fórmula Pro será realizada no circuito Montreal, no dia 3 de novembro, às 22h00 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no site www.f1bc.com, que ainda fornece todos os resultados, classificação, informações e VTs das etapas desta e de suas outras categorias. O F1BC ainda está com as inscrições abertas, e através do site www.f1bc.com/inscricoes você pode fazer parte do grid não só desta categoria como outras que o clube lhe oferece.

O F1BC tem o apoio de Reiza Studios, Sector3 Studios, NRT Servers, F1Mania, SimRacingTools, SimSync, Canal Sim Force, Aliança Consultoria, e F1-Brasil.

Final, 50 minutos
1 Joao Almeida (Grip Racing), 45 voltas
2 Daniel Machado (Grip Racing), +0:04.447
3 Marcio Medeiros (Hattrick Racing), +0:10.966
4 Matheus Araujo (Grip Racing 2), +0:13.831
5 Davi Brito (Sim-Force Sim Racing), +1 voltas
6 Rafael Amaral (Racing 4Fun), +1 voltas
7 Andre Kimi (Racing 4Fun), +4 voltas
8 Mohamad Mourad (Racing 4Fun), +4 voltas
9 Thiago Rosa (Grip Racing 2), Abandono (37)
Volta mais rapida: Rafael Amaral, 1:05.054

Race Control
Incidente entre Matheus Araujo e Daniel Machado – Nenhuma ação tomada. [1]
Marcio Medeiros, Warning – Incidente de nível 1 (16.1.1) [+1 Licença] [2]
Davi Brito, Drive-Through – Incidente de nível 2 (16.2.1) [+2 Licença] [3]
Incidente entre Davi Brito e Andre Kimi – Nenhuma ação tomada. [5]
Thiago Rosa, Stop-And-Go 10s – Incidente de nível 3 (16.3.1) [+3 Licença] [9]
Daniel Machado, Warning – Entrada/saída irregular nos boxes sem ganho (16.1.6) [+1 Licença] [23]

Pontos nas Licenças
Thiago Rosa +3
Davi Brito +2
Marcio Medeiros +1
Daniel Machado +1

Vídeo da etapa

More in Corridas