Connect with us

Corridas

F1BC Formula Pro 2016/3 @ Suzuka

F1BC Formula Pro 2016/3 @ Suzuka

A Formula Pro do F1 Brasil Clube chega ao enigmático circuito de Suzuka trazendo alto nível de pilotagem e muitas surpresas. Nesta segunda etapa o troféu foi para Daniel Machado (Grip Racing), o segundo lugar ficou com Rafael Amaral (Racing 4Fun) e o terceiro com Marcio Medeiros (Hattrick Racing).

O mistério começou logo cedo nos treinos classificatórios. O que parecia impossível aconteceu: dois pilotos empataram na pole position com impressionantes 1:33.992. Pelo critério de desempate do simulador, no entanto, Joao Almeida (Grip Racing) garantiu a pole position, seguido (de perto?) por Matheus Araujo (Grip Racing) e Rafael Amaral (Racing 4 Fun), que anotou o tempo de 1:33.999. Para terminar esse qualifying inacreditável, outros dois pilotos completaram o top 5 na mesma casa de décimos de segundo, foram eles AJ Gomes (Grip Racing) e Daniel Machado (Grip Racing), com as voltas girando em 1:34.012 e 1:34.015, respectivamente.

Classificação
1 Joao Almeida (Grip Racing), 1:33.992
2 Matheus Araujo (Grip Racing 2), 1:33.992
3 Rafael Amaral (Racing 4Fun), 1:33.999
4 AJ Gomes (Grip Racing 3), 1:34.012
5 Daniel Machado (Grip Racing), 1:34.015
6 Charles Zimmermann (Grip Racing 2), 1:34.583
7 Marcio Medeiros (Hattrick Racing), 1:35.298
8 Mohamad Mourad (Racing 4Fun), 1:35.305
9 Davi Brito (Sim-Force Sim Racing), 1:35.736
10 Thiago Rosa (Grip Racing 2), 1:36.434
11 Andre Kimi (Racing 4Fun), Sem tempo
12 Felipe Gomes (Sim-Force Sim Racing), Sem tempo
13 Bruno Peres (Sim-Force Sim Racing), Sem tempo

A largada não condisse com o que viria a ser o restante da prova. Foi absolutamente tranquila, com todas as escuderias conseguindo contornar bem a curva 1, sem maiores transtornos. Joao Almeida fez uma arrancada sensacional para disparar na ponta, mantendo-se no topo do grid. Daniel Machado, também da Grip Racing, disparou forte, contando com a largada ruim de Rafael Amaral e com o afunilamento dos carros para saltar para a terceira colocação antes da primeira freada. Logo em seguida, Matheus Araujo cometeu um erro, dando brecha para a passagem de Machado, seu companheiro de equipe.

A primeira volta foi marcada por muita agressividade, tendo muitas disputas acirradas, inclusive com os monopostos tocando roda com roda no fenomenal traçado de Suzuka. Na briga pela quarta colocação, Mohamad Mourad, da Racing 4 Fun, foi o primeiro a mergulhar em uma arriscada manobra de ultrapassagem, lado a lado com AJ Gomes da Grip, logo na saida da Degner Curve. Na sequência, Mourad continuou imprimindo um ritmo superior e partiu para o ataque sobre Araujo, sendo bem sucedido na manobra, por fora na curva 1.

Ainda nos minutos iniciais, Matheus Araujo, após ser superado por Mohamad Mourad, perdeu a freada no Hairpin, acertando a traseira do carro da Racing 4Fun. O incidente danificou ambos os monopostos e rendeu um Stop-And-Go para o piloto da Grip.

Destaque para a perseguição de Andre Kimi (Racing 4 Fun) e Felipe Gomes (Sim Force Sim Racing) e para o duelo pegadíssimo entre Rafael Amaral e Marcio Medeiros pelo terceiro lugar, com várias tentativas frustradas de ultrapassagem por parte de Amaral. Enquanto isso, Joao Almeida e Daniel Machado aproveitavam o clima de intensa competição para se desgarrarem do pelotão intermediário.

Restando aproximadamente 30 minutos para o término da corrida, as equipes que optaram por duas paradas começaram a por a estratégia em prática, iniciando os trabalhos nos boxes. Rafael Amaral da Racing 4 Fun e Felipe Gomes da Sim Force Sim Racing, foram alguns dos pilotos que adotaram essa tática.

Na sequência, Andre Kimi em uma disputa pelo quarto lugar com Marcio Medeiros, rodou na entrada da segunda perna da Casio Triangle, e seu rival acabou não tendo chances de desviar. Kimi perdeu a asa traseira pouco antes da entrada dos boxes, ficando incontrolável e lento na reta principal, o que gerou mais um acidente agora com Thiago Rosa e Felipe Gomes, que não tiveram tempo para reagir. Na ocasião, Rosa perfurou um pneu, tornando-se passageiro no seu cockpit e atingindo o guard rail segundos após o primeiro impacto.

Para completar a sequência de fatalidades, enquanto Andre Kimi tentava levar o carro aos boxes para o reparo, acabou não dando chances para Joao Almeida, até então atual líder da prova, evitar um acidente. Desse modo, a liderança caiu no colo de Daniel Machado, que vinha protagonizando, juntamente com Almeida, uma boa briga pela vitória.

Faltando 25 minutos para o fim, os pilotos da Grip vieram aos boxes, para por em prática a estratégia de apenas uma troca de pneus. Entre eles, Machado, que seguia com vantagem no primeiro lugar. Ao retornar para a pista, o piloto da escuderia laranja voltou 3 segundos atrás de Rafael Amaral, mas este último ainda teria que fazer uma parada e seu composto já estava bastante desgastado, razão pela qual parecia difícil arriscar uma mudança de tática. O pit-stop de Amaral, assim como de outras equipes, se confirmou minutos depois, em torno dos 15 minutos derradeiros da etapa.

Eletrizante como toda a corrida, foi também a volta final, com a rápida aproximação de Joao Almeida sobre Felipe Gomes. A disputa foi tão ferrenha que os dois chegaram a se tocar na saída da curva 2. Na ocasião, Gomes levou a pior, dando um passeio na grama, cedendo assim, contra a sua vontade, o lugar para Almeida, que somou importantes pontos no campeonato, apesar dos reveses que aconteceram durante a noite.

Daniel Machado, que passou a metade da corrida em uma batalha com Joao Almeida, faturou o troféu. Na segunda posição ficou Rafael Amaral e, completando o pódio, Marcio Medeiros. Joao Almeida, Felipe Gomes, Matheus Araujo, Davi Brito, Charles Zimmermann, Andre Kimi e Thiago Rosa formaram o top 10.

A próxima etapa da Formula Pro será realizada no circuito Barber, no dia 20 de outubro, às 22h00 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no site www.f1bc.com, que ainda fornece todos os resultados, classificação, informações e VTs das etapas desta e de suas outras categorias. O F1BC ainda está com as inscrições abertas, e através do site www.f1bc.com/inscricoes você pode fazer parte do grid não só desta categoria como outras que o clube lhe oferece.

O F1BC tem parcerias oficiais com Reiza Studios, NRT Servers, Riffel Driving Academy, Canal Sim Force, Aliança Consultoria, F1Mania, SimRacingTools, SimSync, Manarim Designs, e F1-Brasil.

Final, 50 minutos
1 Daniel Machado (Grip Racing), 31 voltas
2 Rafael Amaral (Racing 4Fun), +0:14.836
3 Marcio Medeiros (Hattrick Racing), +0:51.688
4 Joao Almeida (Grip Racing), +0:59.321
5 Felipe Gomes (Sim-Force Sim Racing), +1:07.086
6 Matheus Araujo (Grip Racing 2), +1:08.861
7 Davi Brito (Sim-Force Sim Racing), +1 voltas
8 Charles Zimmermann (Grip Racing 2), Acidente (17)
9 Thiago Rosa (Grip Racing 2), Suspensao (12)
10 Mohamad Mourad (Racing 4Fun), Suspensao (7)
11 AJ Gomes (Grip Racing 3), Acidente (7)
12 Bruno Peres (Sim-Force Sim Racing), Abandono (0)
13 Andre Kimi (Racing 4Fun), Suspensao (12) [LP]
Volta mais rapida: Rafael Amaral, 1:35.174

Race Control
Davi Brito, Drive-Through – Incidente de nível 2 (16.2.1) [+2 Licença] [1]
Matheus Araujo, Stop-And-Go 10s – Incidente de nível 3 (16.3.1) [+3 Licença] [2]
Andre Kimi, Last Position – Incidente quando retardatário (16.5.4) [+5 Licença] [12]
Davi Brito, Warning – Incidente de nível 1 (16.1.1) [+1 Licença] [21]
Incidente envolvendo os carros de J.Almeida e F.Gomes – Nenhuma ação tomada. [31]

Pontos nas Licenças
Andre Kimi +5
Matheus Araujo +3
Davi Brito +3

Vídeo da etapa

More in Corridas