Connect with us

Corridas

F1BC National Pro 2017/2 @ Santa Cruz do Sul

F1BC National Pro 2017/2 @ Santa Cruz do Sul

Os Stock Car V8 da F1BC National Pro chegaram, na noite desta terça-feira (18), ao circuito virtual de Santa Cruz do Sul para a quinta etapa da categoria na temporada 2017/2. E em mais um grid com poucos carros, Eraldo Silva viveu situação contrária a vivenciada na etapa passada no Velo Cittá. O piloto da Logitech Racing Team, que carregava o lastro de 60kg, contou com um erro de Heitor Facuri nos boxes para conquistar a vitória nos momentos finais da etapa e aumentar a vantagem na liderança do campeonato. Facuri ainda chegou em segundo e Edilson Freshi completou o pódio.

Na classificação, Heitor Facuri mostrou estar bem preparado para a etapa ao marcar a pole-position com a volta de 1m18s659 mesmo com seus 30kg de lastro, colocando quase um segundo de diferença para o líder do campeonato Eraldo Silva, que com 60kg de peso extra anotou o segundo melhor tempo. Franklin Souza (20kg de lastro), Edilson Freshi (50kg de lastro) e Marcos Daflita completaram o grid.

Classificação
1 Heitor Facuri (Independente), 1:18.659
2 Eraldo Silva (Logitech Racing Team), 1:19.352
3 Franklin Souza (SUB Racing), 1:19.835
4 Edilson Freshi (Tornado Motorsports), 1:20.252
5 Marcos Daflita (Grip Racing 2), 1:22.707

O pole Heitor Fracuri largou bem e se manteve na liderança. Edilson Freshi, que partiu de terceiro, arrancou melhor que o líder do campeonato Eraldo Silva, que na tentativa de se manter na posição, se descuidou do lastro que carregava e dos pneus e freios frios e passou do ponto na curva 1. Melhor para Franklin Souza, que assumiu o terceiro posto. Marcos Daflita chegou a cometer um pequeno erro no início da prova, mas seguia em quinto.

Eraldo tenta recuperar as posições que perdeu e agora no quarto posto pressionava Franklin Souza. A disputa acirrou quando ambos se aproximaram de Edilson e na tentativa de ultrapassagem do piloto da SUB Racing em cima do vencedor da etapa passada, os três se tocaram, mas se mantiveram na pista e nas mesmas posições. Entretanto, não demorou para o líder do campeonato passar por Souza e, logo após, pelo piloto da Tornado Motorsports, que por um erro permitiu a aproximação do bólido da Logitech Racing Team e não conseguiu segurar o posto na reta principal. Heitor seguia com certa folga na liderança da prova, sendo agora perseguido por Silva.

Nas voltas seguintes, Franklin Souza mantinha um ritmo forte e se aproximava de Edilson Freshi, mas errou e escapou da pista. Enquanto isso, Heitor e Eraldo já aplicavam volta em Marcos Daflita, quinto colocado. Restando pouco mais de 22 minutos para o fim da corrida, Freshi foi o primeiro a parar nos boxes e trocou os quatro pneus. E enquanto Daflita errava, colidia forte na proteção de pneus e abandonava a prova, Eraldo Silva e Franklin foram aos boxes e optaram por estratégias diferentes. O piloto da Logitech Racing Team trocou apenas os pneus do lado direito e o da SUB Racing seguiu a mesma estratégia de trocar todos os pneus. Heitor seguia na pista.

O final da prova foi marcado por mudança na ponta. Heitor Facuri deixou para fazer sua parada nos boxes nos últimos minutos de corrida e trocou os quatro pneus ao invés do esperado ‘splash-and-go’. Eraldo Silva se aproveitou para assumir a liderança da corrida, vencer pela segunda vez no campeonato e abrir vantagem na primeira colocação do certame. Facuri chegou em segundo, seguido por Edilson Freshi e Franklin Souza, que fechou o grupo dos quatro que completaram a etapa da noite.

Com os resultados, a classificação do campeonato mostra Eraldo Silva com 110 pontos na liderança, seguido pelo agora segundo colocado Heitor Facuri, que soma 68. Edilson Freshi é o terceiro com 67 tentos, à frente de Franklin Souza com 55. Entre as equipes, a Logitech Racing Team segue com ampla vantagem no primeiro lugar.

A próxima etapa da National Pro será realizada no circuito de Donington, no dia 1 de agosto, às 22h00 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na Fan Page www.facebook.com/f1brasilclube. Todas as informações sobre o F1 Brasil Clube você confere em www.f1bc.com.

O F1BC tem o patrocínio de Aliança Consultoria, Deep Art, Fanatec, Nuuvem, RealGame, e o apoio de Canal Sim Force, F1 Brasil, F1Mania, iRacing, NRT Servers, Reiza Studios, Sector3 Studios, SimRacingTools, e SimSync.

Final, 50 minutos
1 Eraldo Silva (Logitech Racing Team), 37 voltas
2 Heitor Facuri (Independente), +0:13.615
3 Edilson Freshi (Tornado Motorsports), +0:29.803
4 Franklin Souza (SUB Racing), +0:33.389
5 Marcos Daflita (Grip Racing 2), Acidente (19)
Volta mais rápida: Heitor Facuri, 1:18.458

Race Control
Marcos Daflita, Warning – Chat durante a sessão (16.1.4) [+1 Licença] [Qualy]
Incidente entre Franklin Souza e Edilson Freshi – Nenhuma ação tomada. [3]
Franklin Souza, Warning – Entrada/saída irregular nos boxes sem ganho (16.1.6) [+1 Licença] [21]
Heitor Facuri, Warning – Entrada/saída irregular nos boxes sem ganho (16.1.6) [+1 Licença] [33]

Pontos nas licenças
Marcos Daflita +1
Franklin Souza +1
Heitor Facuri +1

VT da etapa

More in Corridas