Temporada 2018/1 do F1BC terá Touring Pro com mudanças e Touring Light na mesma configuração

Com início marcado dia 8 de janeiro e inscrições abertas em www.f1bc.com/inscricoes, a temporada 2018/1 promete novas emoções, mas também continuidade no trabalho que já vem sendo bem feito. A Touring Pro e a Touring Light seguem em caminhos diferentes, principalmente no uso dos simuladores, porém, com o mesmo objetivo: proporcionar belos duelos nas pistas.

O F1BC deicidiu manter somente algumas configurações das categorias, como o nível de licenças e os dias de realização das etapas. A Touring Pro segue sendo disputada nas terças-feiras, às 22h, com pilotos das carteiras P/A/B/C/D/R, enquanto a Touring Light continua nas quartas-feiras, às 20h, com competidores de nível C/D/R.

TOURING PRO COM MUDANÇAS PARA TEMPORADA 2018/1

Atualmente, a Touring Pro é disputada no Raceroom e chama atenção com alto nível dos pilotos que compõem seu grid. Para a temporada 2018/1, o F1BC decidiu substituir o sistema de corrida com duração de 50 minutos por duas baterias de 25 minutos, com inversão dos dez primeiros para a realização da segunda prova, de modo que as etapas sejam mais emocionantes e equilibradas. Aliado a isso, o campeonato contará com um calendário de circuitos variados.

Vale destacar a categoria seguirá com os bólidos do DTM, que já tradição no clube surgida ainda em 2009, quando, por meio do rFactor, o F1BC abriu vagas para a Touring Pro. Posteriormente, os simuladores rFactor 2 e Automobilista também realizaram competição com os modelos, sempre com o mesmo nome. Foram poucas as temporadas em que os carros alemães não estiveram presentes no clube e o RaceRoom finalmente trouxe este conjunto licenciado oficialmente pela federação alemã e pelas montadoras, garantindo excelência naquilo que é merecido.

A lista de campeões da Touring Pro tem grandes nomes que marcaram suas passagens no F1BC. Eduardo Marques, Michel Mendon?a (2x), Paulo Roberto (2x), Douglas Chiara, Rodrigo Barônio (3x), Gustavo Yanez (3x), Ciro Nishimura (4x), Thiago Moreira (2x), Renato Dornelles, Diego Nogueira, Diogo Blanco (3x), Henrique Mandziuc (2x), Victor Bueno (2x), Ralph Benitez (2x) e Gabriel Chaubah foram os que conquitaram o título até hoje.

TOURING LIGHT SEGUE NA RECEITA QUE FUNCIONOU

Diferente da Touring Pro, a Touring Light seguirá com as mesmas configurações da atual temporada 2017/3, incluindo os mesmos carros, os do Brasileiro de Marcas. A novidade fica por conta do calendário das etapas, que conta somente com circuitos sul-americanos.

Por outro lado, vale lembrar que, na história do F1BC, a Touring Light trilhou caminhos parecidos com a Touring Pro, mas com os bólidos do WTCC, BMW E90, SEAT Leon, até chegar aos amigáveis carros do Brasileiro de Marcas. É característica da categoria revelar novos talentos em campeonatos com sistema de lastro e um grid de pilotos não muito experientes que promovem, quase sempre, a competição mais equilibrada das temporadas do clube, chegando a ter títulos sempre decididos na etapa final – quando não na última volta.

Por se tratar de uma competição de entrada, onde os destaques logo são direcionados para as categorias acima, a lista de campeões da Touring Light é muito mais ampla, contando com vários nomes que marcaram e marcam a história do F1BC até os dias atuais. Daniel Maloni, Gean Celso, Gustavo Yanez (2x), Bruno Pastore, Kaique Piropo, Guilherme Cavalli, Carlos Pinto, Julio Moreira, Alysson Pacheco, Alexandre Emanuel, Mauricio Arias, Rodrigo Novaes, Eddy Berte, Bruno Barbugli, Giovanne Coelho, Gustavo Ricci, Paulo Teixeira, Augusto Zimmer, Murilo Faria, Victor Bueno (2x), Eduardo Lacerda, Guilherme Fargnolli, Felipe Gomes, Augusto Maia, Murilo Fiore e Fran Chao foram os que levantaram a taça.

RONAN MENDINA RELEMBRA SUAS PARTICIPAÇÕES NA TOURING PRO E DESTACA IMPORTÂNCIA DA TOURING LIGHT

Atual diretor técnico e esportivo do F1 Brasil Clube, Ronan Mendina relembrou a época em que grande parte de suas atividades era ser piloto, citando sua relação com a Touring Pro, sua primeira categoria no F1BC. Ronan também falou sobre a importância da Touring Light para a Touring Pro.

“Comecei no F1BC já de cara na Touring Pro. Fui vencer minha primeira corrida na minha segunda temporada, em brands hatch. Já tinha sido pole-position lá na primeira temporada, porém, não venci. Na segunda vez, consegui ser o pole-position novamente, mas fui tocado na primeira volta e cai para 15º. Entretanto, ao final eu conquistei a minha primeira vitória depois de recuperar todas as posições que perdi. Essa é a mais marcante até hoje”, contou.

“Hoje a Touring Light e a Touring Pro estão em simuadores diferentes, mas ainda sim uma prepara para a outra em alguns aspectos. A categoria Light é sempre muito disputada, os carros andam muito juntos e os pelotões são bem compactos e isso ajuda para a Pro, onde os carros são mais potentes e ariscos. Essa noção de disputa apurada é bem importante nos DTM, até pela tradição de ser um campeonato com poucos incidentes”, continuou Ronan, que ainda lembrou do novo formato da Touring Pro, dizendo acreditar que, desta forma, os pilotos que não forem bem na primeira corrida, terão motivação para se recuperar na segunda.

AMPLA PESQUISA DO F1BC VAI ATÉ O PRÓXIMO DIA 20

O F1 Brasil Clube lançou uma ampla pesquisa recentemente, visando melhorias para o clube. Para quem ainda participou, corra e acesse www.f1bc.com/pesquisa, pois o questionário ficará disponível somente até o próximo dia 20. Lembrando que os participantes concorrem a um cupom de R$100,00 para serem utilizados na biblioteca de jogos da Nuuvem.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2018/1

Inscreva-se em www.f1bc.com/inscricoes, preenchendo o formulário completo. Todos os dados serão computados no banco de dados do F1BC, que retornará com agilidade aos pedidos com as informações de pagamento e demais confirmações.

O F1BC tem o patrocínio de Aliança Consultoria, Doutor Lubrifica, Fanatec, Logitech, Nuuvem, Poesia Perfumes, RealGame, e o apoio de Canal Sim-Force, F1 Brasil, F1 Mania, iRacing, Reiza Studios, Sector3 Studios, SimRacingTools, e SimSync.