Especial Categorias Nascar – Junior Borborema: o dono do bigode mais famoso do automobilismo virtual

Não existe possibilidade de falar sobre Nascar no automobilismo virtual e não lembrar de Junior Borborema como um dos pilotos que mais se destacam na categoria. Figurando, hoje, entre os 5 melhores pilotos no ranking do F1BC, o agora piloto da Bravus eMotorsport confirma o seu alto nível a cada corrida em que protagoniza excelentes disputas, estratégias e belas vitórias.

Na última temporada 2018/1, Junior Borborema conquistou o título da Nascar Pro, com direito a disputa até a linha de chegada com Alysson Pereira, outro postulante ao título. A categoria quase não foi confirmada na temporada 2018/2, mas união dos pilotos manteve a história da competição viva no F1BC.

Vendedor, zoeiro, campeão e dono do bigode mais famoso do automobilismo virtual, Junior Borborema conversou com o F1BC sobre a sua trajetória no clube, o seu futuro nas pistas virtuais e os bastidores da disputa até a linha de chegada na etapa final em que confirmou o seu título. Confira!

F1BC: Você já corre a bastante tempo no F1BC, mas você lembra como veio parar aqui? Como você conheceu o F1BC e porque despertou o interesse em participar dos nossos campeonatos?
JB: Parei aqui depois que assisti uma prova no ano de 2010, se não me engano. Entrei em contato com o piloto Gustavo Tino perguntando como que eu poderia participar. Iniciei no road e, logo depois, me enfiei na Nascar, onde consegui diversos títulos.

F1BC: Pelas vitórias e títulos, você já escreveu seu nome na história não apenas na categoria em que correu, mas, também, no F1BC, chegando a estar no top-5 do atual ranking do clube. Qual a importância desse feito para você?
JB: É gratificante! O F1BC é uma das melhores ligas do Brasil, com diversos pilotos rápidos… é demais!

F1BC: Dá para ver que sua preferência quando se fala em automobilismo é a Nascar. De onde surgiu esse gosto pela categoria?
JB: Comecei a gostar de Nascar quando Juan Pablo Montoya migrou para os ovais. Depois disso, comecei a participar de algumas corridas de oval no rFactor. Aliás, tenho um fato curioso para contar. No primeiro 4Fun que fiz na Nascar, de 4 amarelas da corrida, fui responsável pelas 4 (risos).

F1BC: Seguindo o mesmo raciocínio, a preferência pelo iRacing partiu do gosto pela Nascar? Na sua visão, o simulador é o que melhor representa a categoria no automobilismo virtual?
JB: Com certeza! Se você é fã da Nascar, experimente o iRacing. Não irá se arrepender!

F1BC: Falou em Junior Borborema não tem como não lembrar de bigode e zoeira. Falando do bigode: já virou sua marca, né? Podemos considerar seu bigode intirável assim como a barba de um legítimo barbudo?
JB: Bigode é vida (risos)! Muitos aprenderam a me conhecer por Bigode e acabou virando uma marca mesmo. As vezes tenho que deixar o bigodão de molho, mas ele sempre volta com força total (risos). Também tenho minha Auto Escola Bigode. Parece brincadeira, mas não é. Curso básico para iniciantes é aqui!

F1BC: Agora falando sobre a zoeira: você tira risadas do espectadores com as entrevistas em que zoa o Ale Laska, o que abre espaço para a dúvida. Existe rivalidade na Nascar Pro ou é tudo zoeira?
JB: Rivalidade sempre teve, mas sempre respeitando o colega. A DR Racers (ex-equipe) sempre foi referência nos ovais e a Falcon Motorsports só melhorou quando a minha equipe se aposentou. O Laska é meu “peixe”. Esse cara só treinava hot lap no rFactor em 2011. Acabei ficando com dó e trouxe para correr comigo na Taurus Motorsport.

F1BC: Qual sua profissão e como esta a sua situação para correr atualmente? Consegue aliar vida social, profissão e outros hobbys com os treinamentos e corridas do automobilismo virtual?
JB: Trabalho de vendedor nos Sorvetes Jundiá. Sempre consegui conciliar familia, trabalho e o automobilismo virtual. Desde 2013, tive empresas que acreditaram e investiram em mim como piloto virtual: Extimpaes, Castrol, Deep Art, Villarejo Eventos. No começo, treinava muito mais, era bem tarado no simulador. Do ano passado para cá dei uma diminuida nos treinos. Nesse mês de abril, aceitei um novo desafio. Mudei para a Bravus eMotorsport que me apresentou um projeto de dois anos muito interessante e desafiador.

F1BC: Foram 2 temporadas seguidas sendo vice-campeão, mas, desta vez, o título veio. Qual a sensação de voltar a ser campeão no F1BC? Alívio? Dever cumprido?
JB: Meus vices foram culpa do Bruno Barbugli (risos). Já era hora. Um ano sem caneco no clube é muita coisa. Tirei um peso com esse título da primeira temporada de 2018. Dever cumprido com maestria, no chase tive 100% de aproveitamento!

F1BC: O sistema do campeonato já proporciona fortes emoções e você foi um que protagonizou fortes emoções durante a temporada, inclusive na etapa final. Nas últimas voltas você teve que segurar Alysson Pereira e seguiu até a linha de chegada, confirmando o seu título. Conte para nós os bastidores da etapa final, principalmente das últimas voltas.
JB: O campeonato foi top! Eu estava pressionado para conquistar o título sem a presença do Bruno Barbugli, que se ausentou na fase final por causa do nascimento de seu filho. Nesse mesmo oval, o Ale Laska venceu a prova antes do chase. Fui obrigado a aprimorar meu stint para combatê-lo. O Laska e o Alysson Pereira fizeram uma grande prova e se mantiveram com chances de vitória até o final da etapa. Consegui me defender do Alysson nas ultimas voltas e fui pra galera.

F1BC: O seu nome já está na lista de pré-inscritos para a Nascar Pro. Podemos esperar um Junior Borborema com sede de defesa de título?
JB: Com certeza! Defenderei meu título com todas as minhas forças!

F1BC: Qual a mensagem que você deixa como avaliação do F1BC? Você recomenda o nosso clube para os pilotos virtuais que ainda não correm aqui?
JB: O F1BC é uma liga séria e de qualidade!! Recomendo 100%!

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2018/2

Inscreva-se em www.f1bc.com/inscricoes, preenchendo o formulário completo. Todos os dados serão computados no banco de dados do F1BC, que retornará com agilidade aos pedidos com as informações de pagamento e demais confirmações.

O F1BC tem o patrocínio de Aguiatech, Aliança Consultoria, Área Nobre Estacionamentos, Doutor Lubrifica, Fanatec, Logitech, M7Help, Poesia Perfumes, RealGame, e o apoio de Canal Sim-Force, F1 Brasil, F1 Mania, iRacing, Reiza Studios, Sector3 Studios, SimRacingTools, e SimSync.