F1BC atualiza Ranking e Estatísticas e destaca grandes pilotos da atualidade

Prestes a iniciar a temporada 2018/2, o F1 Brasil Clube atualizou seu Ranking F1BC de pilotos e equipes, além das Estatísticas Gerais, mostrando todos os números das carreiras de cada piloto e equipes no clube.

O Ranking F1BC elege os pilotos e equipes através dos últimos 12 meses – ou 21 rodadas – disputadas com suas vitórias, segundos, terceiros, poles positions, abandonos e desclassificações anotados para a soma e subtração de pontos.

As Estatísticas colocam os pilotos com seus dados totais (desde o início do F1BC) e ordenados por ordem alfabética, mas o usuário consegue filtrar cada item em ordem de maior ou menor para observar a carreira de cada piloto. Confira o F1BC Ranking e o F1BC Estatísticas!

RANKING DE PILOTOS

Ralph Benitez assumiu a liderança geral do Ranking do F1BC depois de mais uma excelente temporada e título na Touring Pro. Bruno Barbugli agora é o segundo colocado. Outros destaques são Edgard Mesquita e Josias Neto, que subiram de 7º para 3º e de 57º para 9º, respectivamente. Ale Laska e Junior Borborema também estão no grupo dos 5 melhores, aproveitando suas ótimas campanhas na Nascar Pro.

Em número de participações no período, Pedro Humenhuk ainda é o mais fiel com 97 participações, mas Marcos Daflita é novo vice-líder, a frente de Jorge Destro e Augusto Maia, enquanto João Augusto pulou de 16º para 5º. Ralph Benitez torna a ser destaque liderando, também, em número de vitórias e pole-positions no período, sendo seguido por Andrew Lauret.

RANKING DE EQUIPES

Entre as equipes, a SUB Racing assumiu a ponta em pontos, com seu maior número de participações no período destacando a assiduidade como fator positivo, mas também conquistando o 3º maior número de vitórias no período de 12 meses – Falcon Motorsports com 30 e Sinister Race Team, com 25, lideram estes números.

A Grip Racing aparece na segunda posição, com as já citadas Falcon e Sinister em seguida, e a Hattrick Racing completando o grupo das cinco equipes na ponta do Ranking F1BC. “Há muitas outras equipes de destaque neste período de 12 meses, algumas se especializando em modalidades específicas, como a Dragon Racing AV e a Pegoraros Racing em Indy, a Logitech Racing Team e JBM Racing em National e Marcas, e a 4Brothers Motorsport no rFactor 2, mas vejo que escolher um leque maior de categorias ajuda as equipes que planejam estar no topo da lista”, destacou Rodrigo Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

O curioso é que o diagnóstico de Rodrigo é certeiro com alguns destaques em média de pontos por participação: JBM Racing tem 3,45, 4Brothers 3,44, e Logitech 3,04 pontos de Ranking por participação, comprovando sua eficiência com grupos menores de pilotos, focados em categorias específicas.

ESTATÍSTICAS GERAIS DOS PILOTOS

Em número de vitórias, Ciro Nishimura segue líder com 51, mas Bruno Barbugli pulou para 2º com 49, empatado com Renato Dornelles. Já Ralph Benitez soma 46 triunfos, empatado com Henrique Mandziuc. Tadeu Costa (42), Fagner Roberto (41), Rodrigo Wizard e Thiago Moreira (35 cada) seguem em destaque histórico. E com Ciro fora de atividade, temos Mandziuc, Benitez, Barbugli e Costa todos com chances de quebrarem uma marca há anos intacta.

Ralph Benitez se destaca também nos números de pole-positions, subindo de 10º para 8º, e no domínio quando o assunto é Grand Chelem. Nesse quesito, inclusive, Henrique Mandziuc foi para 3º. Outro destaque no número de poles foi Tadeu Costa, que agora é 4º.

André Cozza é absoluto em participações no clube, e Rafael David a apenas 1 corrida de diferença em relação a Fernando Passos, enquanto Pedro Humenhuk entrou para o top-10 que ainda conta com Gean Celso, Fabio Neris, Rodrigo Wizard, Daniel Maloni, Daniele Ferraz e Deco Guimarães.

“Ultimamente me perguntam como alguém é capaz de ter corrido 300, 400 ou 500 GPs no F1BC, e realmente é difícil mensurar”, conta Rodrigo. “Alguns destes pilotos já estão há mais de 10 anos ou chegando a 10 anos competindo no clube, em algumas temporadas com mais tempo de dedicação e mais categorias, em outras com menos tempo e inscritos em menos competições, mas são e foram participantes que nunca tiveram aquela visão de se inscrever em apenas um campeonato, e muitas vezes souberam conciliar vários, focando em uns com mais treino visando o título e prestigiando outros com suas participações, mesmo que menos competitivas, o que é de grande valia para o F1 Brasil Clube”, completou.

ESTATÍSTICAS GERAIS DAS EQUIPES

Entre as equipes, a Sinister Race Team, Alliance SimRacing, Grip Racing, Pro Drivers e 4Brothers Motorsport continuam encabeçando o top-5, em uma métrica difícil de se bater com números tão grandes de etapas disputadas, vitórias e outros feitos.

“Só o planejamento a longo prazo de equipes com menos tempo de história poderão fazê-las entrar neste grupo mais consagrado, pois os números são bastante consolidados pelas escuderias com anos de estrada”, destacou Rodrigo Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2018/2

Inscreva-se em www.f1bc.com/inscricoes, preenchendo o formulário completo. Todos os dados serão computados no banco de dados do F1BC, que retornará com agilidade aos pedidos com as informações de pagamento e demais confirmações.

O F1BC tem o patrocínio de Aguiatech, Aliança Consultoria, Área Nobre Estacionamentos, Doutor Lubrifica, Fanatec, Logitech, M7Help, Poesia Perfumes, RealGame, e o apoio de Canal Sim-Force, F1 Brasil, F1 Mania, iRacing, Reiza Studios, Sector3 Studios, SimRacingTools, e SimSync.