F1BC terá níveis Pro, Light e Junior para categorias com Automobilista na temporada 2018/3

O F1 Brasil Clube se concentrará em promover as carreiras dos pilotos, com níveis bem determinados entre categorias Junior, Light e Pro, funcionando como uma escada de ascensão de acordo com a evolução dos participantes para a temporada 2018/3. As inscrições serão abertas no dia 9 de julho.

Este método de carreiras foi sempre bem sucedido desde o início de sua implementação no F1BC, ainda em 2007, e agora com muita procura sobre campeonatos com o game Automobilista esta formatação de competição volta a ser possível.

As categorias Junior receberão pilotos de licenças C/D/R (incluindo os estreantes), enquanto as Light terão possibilidade de pilotos de licenças B/C/D (a faixa intermediária até novatos). As competições Pro receberão apenas os pilotos de licenças P/A/B/C, o setor dos mais experientes.

Todas as categorias terão o mesmo calendário de circuitos e acertos fixos, possibilitando facilmente aos pilotos a escolha de mais de um campeonato, já que a quantidade de treinos pode ser bem conciliada para cada rodada.

NATIONAL, MARCAS E FORMULA: TODAS COM PRO, LIGHT E JUNIOR

Tanto National Pro quanto National Light serão realizadas com os Stock Car, setup fixo e no mesmo dia. A categoria Light será disputada na primeira terça-feira da quinzena, às 20h, enquanto a etapa da Pro será realizada na sequência, às 22h, possibilitando a presença de alguns pilotos (de licenças B/C) em ambas competições. A National Junior, por sua vez, ficará com as Montanas V8, na outra terça-feira, às 20h.

Com os carros do Brasileiro de Marcas dominando as quartas-feiras, as etapas da Marcas Light serão disputadas às 20h e a Marcas Pro, às 22h. As corridas da Marcas Junior serão realizadas na quarta-feira da semana seguinte, às 20h.

Entre os monopostos, a Formula Pro é a única que destoa de simulador, permanecendo no rFactor 2 com os belíssimos F1 2018. Mas a busca pelo aprendizado permanece com as competições de Automobilista, na Formula Light e na Formula Junior – retorna ao quadro de categorias do F1BC -, ambas nas quintas-feiras, às 20h, revezando uma a cada semana.

“Com apenas 26 vagas por campeonato no game Automobilista, a alta procura nos fez expandir a quantidade de campeonatos para um modelo parecido com o que usamos na época mais brilhante do rFactor, capaz de revelar tantos novos talentos para o automobilismo virtual”, afirmou Rodrigo Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

De acordo com Rodrigo, a seleção de vagas agora será um dos desafios. “O sistema de licenças é capaz de colocar os pilotos certos em cada campeonato, mantendo o equilíbrio, mas a partir de agora as equipes também precisarão de nosso apoio para manter suas vagas de uma temporada para outra, para darem sequência a uma estabilidade na carreira de seus competidores”, concluiu.

As inscrições para a temporada 2018/3 serão abertas já no dia 9 de julho, enquanto os campeonatos têm início marcado para o dia 10 de setembro.

O F1BC tem o patrocínio de Aguiatech, Aliança Consultoria, Chiara Guitar Parts, Deep Art Store, Extreme SimRacing, Logitech, M7Help, Pro Racing Simuladores, e o apoio de Canal Sim-Force, F1 Brasil, F1 Mania, iRacing, Reiza Studios, e Sector3 Studios.