F1BC Cup Pro 2007/2 @ Imola

Uma etapa cheia de imprevistos marcou o final de semana no F1 Brasil Challenge. Pelo campeonato F1BC II, os pilotos foram até a pista de Imola, em San Marino, para tentar seus melhores resultados. Entretanto, o Server A, formado por Fernando Passos, Rafael Carvalho, Victor Cardoso, Rodrigo Wizard, Sidney Dias e Rodrigo Miranda, não teve condições de jogo para realização da partida. Com isso, apenas os resultados do Server B foram computados, e assim Sergio Kolachinski e Carlos Zoro faturaram as vitórias.

Dança das Cadeiras

Já chegamos à sétima etapa do campeonato F1 Brasil Challenge II, e mesmo assim os jogadores se interessam cada vez mais na competição, buscando inscrições para as corridas finais. Isso movimentou a Dança das Cadeiras esta semana, com a entrada de novos pilotos. Confira o que muda e o que não se altera para este final de semana!

A ALFA ROMEO mantém sua ascensão. Além do quarteto da ALFA Autodelta, formado por Michel Mendonça, Fernando Passos, Ogue Brito e Thiago Tavares, mais pilotos estão a caminho de estrear com os carros italianos. Rangel Pierrot, que não pôde correr em Spa-Francorchamps, poderá fazer sua primeira prova, pela ALFA Test. Já os também novatos Daniel Carvalho e Lucas Sena, amigos de Michel, testaram esta semana com a ALFA Clever Cats, gostaram e assinaram contrato com a equipe até o término da temporada.

Pelos lados da BMW, quase tudo está tranquilo. A montadora já cedeu todos os seus carros disponíveis nas seis equipes, com nada menos do que 12 corredores divididos em seis equipes. A única movimentação por parte das equipes bávaras foi o boato que correu no início da semana, de um possível assédio da VOLVO, tentando contratar pilotos a peso de ouro, mas nada foi confirmado até o momento.

A SEAT tem pouco a dizer sobre sua própria situação. Os pilotos deixaram as equipes SEAT Sport e SEAT Podium e foram para BMW Maxrevs e ALFA Autodelta, e não sentem saudade alguma dos carros da montadora espanhola. Resta torcer para que algum piloto novato se interesse e embarque em uma aventura, já que os mais experientes exigem equipamentos com melhor performance.

Quem também luta para sair da crise é a AUDI. Os alemães conseguiram chamar a atenção do novato Phelipe Baceiredo, que confirmou presença para as quatro etapas finais – Imola, Oschersleben, Silverstone e Monza. Além disso, a procura de novos participantes voltou a dar ânimos para a AUDi, já que as maiores concorrentes, Alfa Romeo e BMW, estão praticamente com as vagas esgotadas. Como consequência, a AUDI seria a opção seguinte aos que ingressarem.

Para finalizar, a VOLVO protagonizou um episódio no mínimo curioso esta semana. Dando uma mega festa nos arredores de Imola, a escuderia sueca aproveitou para convidar pilotos da BMW para se divertirem um pouco. Até aí tudo bem, não fosse o boato de que os chefões escandinavos aproveitaram o momento para oferecer contratos milionários a alguns pilotos, na tentativa de alavancar as equipes VOLVO Flash e VOLVO Art, para que estas saiam da estaca zero na pontuação. Por enquanto, nada foi confirmado neste sentido.

Entrevistas pré-corrida

Rodrigo Wizard, Quais suas expectativas em termos de resultados para esta etapa?
Estou confiante de um bom resultado, mesmo não tendo treinado o suficiente para tal. Mantenho o objetivo de subir ao pódio em ambas corridas, mas sei que é uma tarefa árdua.

Como você vê a ausência de Michel Mendonça nesta etapa? Isso pode decidir o campeonato?
Poder, pode, mas acredito que não será o momento. Ainda teremos mais três etapas, e até agora a Alfa Romeo só cresceu na competição, então o time todo da Autodelta ainda pode tirar pontos de mim e dos demais que brigam com Michel pelo título. Ele tem plenas condições de suprir esta falta de hoje.

É hoje que sai sua primeira vitória?
Eu bem que gostaria, mas o F1BC II é totalmente imprevisível. É importante largar com segurança e ganhar posições logo no início, pois é uma pista difícil de ultrapassar. Vitória me soa mais como consequência de marcar um bom pódio, que é o real objetivo.

Fernando Rodrigues, você participará desta etapa de Imola? Por que se ausentou por tanto tempo?
Não terei condições de participar desta etapa. É uma pena. Infelizmente meu PC teve problemas, e me tirou completamente da disputa pelo título. Ficarei de fora mais este final de semana, e por enquanto a BMW Carly não poderá contar comigo. Estou fazendo de tudo para tentar retornar às pistas o quanto antes.

O que você pretende fazer pela equipe no momento?
Torço muito pelos meus companheiros de equipe, mas não posso fazer nada além disso. Estou tentando instalar o game na Lan House mais próxima de minha residência, mas são questões que não posso dar certeza.

O evento

As sucessivas tentativas de largada em Imola no Servidor A foram em vão, com acidentes em sequência e o limite de relargadas possíveis se esgotando. A penalização natural foi a anulação da participação destes pilotos na etapa, assim promovendo o grupo do Servidor B como protagonistas.

A classificação teve a grata surpresa de Fernando Passos como o mais veloz, a frente de Rafael Carvalho e Rodrigo Wizard. Victor Cardoso e Sidney Dias completaram o Top 5, lembrando que Michel Mendonça se ausentou – mas viu seus principais adversários pelo título também zerando a pontuação.

Classificação
1. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), 1:53.780
2. Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), 1:53.944
3. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), 1:54.802
4. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 1:55.146
5. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), 1:57.614
6. Rodrigo Miranda (PA/BMW Maxrevs/G.Grebe), 1:57.884
7. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), 1:58.701
8. Daniel Carvalho (SP/ALFA Clever Cats/P.Tuberti), 2:00.566
9. Lucas Sena (RJ/ALFA Clever Cats/F.Francia), 2:03.147
10. Phelipe Baceiredo (SP/AUDI Sport/E.Pirro), 2:12.084
12. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), sem tempo
11. Eduardo Azeredo (RJ/VOLVO Art/R.Rydell), sem tempo

Vamos então direto ao Server B. A largada teve alguns toques, com Kolachinski seguindo na frente com Daniel Carvalho em segundo. Carlos Zoro caiu para penultimo e foi se recuperando. Phelipe Baceiredo abandonou com problemas. Uma disputa mais ríspida entre Zoro e Lucas Sena ocorreu, ambos perseguindo Eduardo Azeredo. Quando os três estavam muito próximos, sobrou um toque para Edu. Lucas ainda capotou, enquanto na frente Carlos Zoro disputou com Daniel Carvalho e ganhou a segunda posição. Ao final, Kolachinski que vinha tranquilo acabou cometendo um erro na Variante Alta e capotou, ficando ainda com o carro em condições de cruzar a linha de chegada, mas sendo superado por Carlos, que conseguiu então sua primeira vitória.

Race 1 – Final, 8 voltas
1. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), 16:20.703
2. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), + 1.366
3. Daniel Carvalho (SP/ALFA Clever Cats/P.Tuberti), + 12.487
4. Eduardo Azeredo (RJ/VOLVO Art/R.Rydell), + 25.911
5. Lucas Sena (RJ/ALFA Clever Cats/F.Francia), + 1:37.572
6. Phelipe Baceiredo (SP/AUDI Sport/E.Pirro), DNF
Volta mais rápida: Sergio Kolachinski.

A segunda prova teve Daniel Carvalho largando bem e assumindo a ponta. Eduardo Azeredo vinha em segundo lugar, e Sergio Kolachinski em terceiro, diminuindo a desvantagem para o carioca. Foi então que Daniel errou a Variante Alta e Azeredo não conseguiu desviar. A batida inevitável deixou Kolachinski com a ponta, que havia perdido na primeira corrida, e a recompensa finalmente veio com seu primeiro triunfo no F1BC II. Eduardo e Carvalho ficaram em uma batalha a distância enquanto Zoro e os outros sofriam com problemas de conexão.

Race 2 – Final, 8 voltas
1. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), 5:28.220
2. Eduardo Azeredo (RJ/VOLVO Art/R.Rydell), + 4.615
3. Daniel Carvalho (SP/ALFA Clever Cats/P.Tuberti), + 20.904
4. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), + 21.863
5. Lucas Sena (RJ/ALFA Clever Cats/F.Francia), DNF
Volta mais rápida: Sergio Kolachinski.

Entrevistas pós-corrida

Uma coletiva cheia de caras novas marcou esta diferente etapa de Imola, em San Marino. Carlos Zoro obteve sua primeira vitória, Sergio Kolachinski também, Eduardo Azeredo sentiu o gostinho do pódio e o estreante Daniel Carvalho também (apesar de não termos conseguido seus depoimentos). Confiram suas declarações a seguir.

Carlos Zoro, como foi para você esta primeira vitória no F1BC?
Bem, foi uma grande surpresa tanto para mim quanto para todos que estavam em Imola naquele dia. Vencer sempre tem um gostinho ótimo, veio mais rápido do que eu pensei. Mesmo com todo esse incidente do server A, fico muito feliz por ter vencido minha primeira corrida no ETCC.

O que ocorreu na segunda prova, que o deixou fora do pódio?
Não sei explicar exatamente o que aconteceu, apenas vi meu carro sendo posicionado no fundo do grid sozinho, e por toda a corrida não enxerguei mais ninguém na pista, o que acabou me prejudicando pois não podia defender minha posição, muito menos atacar alguém, o que me tirou totalmente da disputa.

E quais são suas expectativas para as corridas seguintes?
Bem, depois de conseguir essa vitória, estou bem motivado, porém a próxima etapa, na Alemanha, será um enorme desafio para mim, pois tive a oportunidade de treinar apenas uma vez por lá, então vou colocar minhas cartas em cima de Silverstone e Monza. Porém hoje mesmo a equipe toda vai estar no circuito de Oschersleben realizando reconhecimento do traçado e fazendo alguns treinos livres.

Sergio Kolachinski, como você avalia sua vitória na segunda prova?
Na verdade foi uma vitória em termos de pontuação, mas não tendo os favoritos na etapa acabou tirando o brilho da conquista, foi mais um presente do que propriamente uma vitória. Em termos de campeonato foi bom, é um ânimo extra para brigar por boas colocações nas próximas etapas.

E conte-nos, como foi sua primeira corrida, capotando a poucos metros da vitória?
Eu vinha tranquilo demais na ponta, naquela altura da prova já administrando a vantagem para o Zoro, vantegem muito boa, porém acabei perdendo a concentração e cometi um erro bobo, levei sorte do carro parar com as rodas no chão, porém sem tempo hábil para segurar o primeiro lugar.

Você se considera de volta na briga pelo título?
Não, definitivamente não! Sendo realista, pretendo brigar por boas posições, porém disputar o título está fora de cogitação. Os resultados não apareceram até agora, e não me vejo no mesmo nível dos demais pilotos que brigam pela ponta do campeonato. Apenas estou tentando fazer um bom campeonato, visando principalemente terminar as provas no Server A.

Eduardo Azeredo, como foi receber a surpresa de que um segundo lugar no Server B renderia um pódio para você?
Seria hipócrita se dissesse que foi agradável. Vendo como tudo ocorreu, me sinto um pouco constrangido. Parece que sou o Wurz do campeonato – Consegue seus pódios nas provas mais caóticas.

E o que você achou dos novatos Carlos, Phelipe, Lucas e Daniel como adversários?
O Phelipe mal tive oportunidade de ver em ação. Lucas e Daniel mostraram ser rápidos e com um pouco de tempo devem passar a ser mais constantes. E o Carlos mostrou ter um talento considerável tendo boas performances em tão pouco tempo. Distoa um pouco dos demais.

Em relação a sua nova equipe, como é este novo ambiente?
Muitíssimo agradável. Os mecânicos e engenheiro são muito capacitados e a relação com eles é ótima. Sem falar na equipe de marketing de uma legítima montadora sueca, que honra bem as qualidades da terra! (gargalhadas).

Análise do campeonato

Como apenas os pontos do Server B foram computados, por motivos já explicados anteriormente, poucas mudanças ocorreram na Classificação Geral do campeonato F1 Brasil Challenge II, que terá em Oschersleben sua próxima etapa, neste sábado (27/10) às 19h20 (horário de Brasília).

Campeonato de Pilotos: Agora mostrando a pontuação já em ordem de descartes. Victor Cardoso, Michel Mendonça, Rodrigo Wizard e Rafael Carvalho são os francos favoritos ao título, mas é certo que Sergio Kolachinski e Eduardo Azeredo retornam ao páreo, ainda que a certa distância. Fernnado Passos, que marcou a pole-position da última etapa, também tem plenas condições de reagir. As surpresas ficam por conta de Carlos Zoro, Daniel Carvalho e Lucas Sena, que já chegaram somando ótima quantidade de pontos, e podem concorrer ao título de Revelação ao final da temporada.

1. Victor Cardoso, 104 (124)
2. Michel Mendonça, 103 (103)
3. Rodrigo Wizard, 102 (136)
4. Rafael Carvalho, 99 (118)
5. Sergio Kolachinski, 88 (133)
6. Eduardo Azeredo, 81 (92)
7. Fernando Passos, 67 (67)
8. Sidney Dias, 64 (55)
9. Rodrigo Miranda, 47 (47)
10. Carlos Zoro, 42 (42)
11. Rodrigo Dias, 36 (36)
12. Cassius Naves, 32 (32)
13. Daniel Carvalho, 25 (25)
14. Fernando Rodrigues, 23 (23)
15. Lucas Sena, 19 (19)
16. Ogue Brito, 19 (19)
17. Alan Tavares, 11 (11)
18. Huggo Aquino, 8 (8)
19. Thiago Tavares, 8 (8)

Campeonato de Equipes: Entrando na lista e já com boa soma de pontos, estão a ALFA Clever Cats e a VOLVO Art. Mesmo assim, a primeira já pode perder seus pilotos nesta próxima etapa, pelo assédio intenso da AUDI Sport, enquanto a VOLVO Art conta apenas com Eduardo Azeredo, que corajosamente deixou a BMW Mamprey. Mais acima, BMW Schnitzer mantém a ponta, com BMW Carly em segundo, BMW Italy-Spain em terceiro (ambas pontuaram em Imola), e ALFA Autodelta em quarto, mas prometendo uma grande reação.

1. BMW Schnitzer, 260 pontos
2. BMW Carly, 183
3. BMW Italy-Spain, 166
4. ALFA Autodelta, 152
5. BMW Redline, 77
6. BMW Mamprey, 68
7. SEAT Sport, 59
8. ALFA Clever Cats, 44
9. VOLVO Art, 24
10. AUDI Sport, 18
11. BMW Maxrevs, 12
12. SKODA Autospektrum, 9
13. ALFA Reoboots, 8

Campeonato de Marcas: A única surpresa foi a inserção da VOLVO na tabela dos que somaram pontos, já com 24 na soma e deixando AUDI e SKODA para trás, além da HONDA, que provavelmente ficará zerada até o fim do campeonato. BMW já pode se considerar campeã, e ALFA ROMEO a vice. A SEAT, sem pilotos, tem grandes chances de perder sua quarta colocação para VOLVO e AUDI.

1. BMW, 776 pontos
2. ALFA ROMEO, 204
3. SEAT, 59
4. VOLVO, 24
5. AUDI, 18
6. SKODA, 9

Campeonato de Estados: Seja no Server A ou B, os cariocas têm representantes de peso. Assim, novamente o Rio marcou mais pontos em Imola, abrindo a vantagem para São Paulo, Paraná e Espírito Santo, representado por apenas Michel Mendonça. O Pará, com quatro pilotos, ficou para trás, mas dificilmente será superado pelas surpresas Santa Catarina e Minas Gerais, que começaram uma grande reação, mas contam apenas com um piloto cada – Carlos Zoro e Cassius Naves, respectivamente.

1. Rio de Janeiro, 419 pontos
2. São Paulo, 225
3. Paraná, 169
4. Espírito Santo, 103
5. Pará, 85
6. Santa Catarina, 42
7. Minas Gerais, 32
8. Bahia, 23
9. Pernambuco, 8