F1BC Cup Pro 2007/2 @ Silverstone

Uma classificação e duas provas decididas nos detalhes foram o que podemos chamar de primeiro capítulo de uma decisão entre Rodrigo Wizard e Michel Mendonça. Muito próximos do início ao fim do sábado, o paulista e o capixaba pisaram tudo o que podiam para tentarem levar a melhor neste final de semana em Silverstone, na Grã-Bretanha.

Dança das Cadeiras

A Dança das cadeiras parece que irá até a última etapa com suas movimentações. Após a prova de Oschersleben, agora os pilotos e equipes já visam o final de semana em Silverstone, na Grã-Bretanha. Algumas mudanças podem ser notadas nos boxes das equipes. Confiram o que muda para este próximo sábado.

A ALFA ROMEO foi a mais astuta das marcas. Através da ALFA Autodelta, os italianos convenceram Lucas Sena a não assinar o contrato que o transferia da ALFA Clever Cats para a AUDI Sport, oferecendo então um dos carros oficiais de fábrica ao invés dos pretos da equipe independente. Resta saber o que eles farão para tentar recuperar Daniel Carvalho, que por enquanto disputará a etapa de Silverstone pela AUDI.

Com seu carro mais desejado sobrando, a BMW até agora não entende o que ocorre no mercado atualmente. A saída de Eduardo Azeredo da BMW Mamprey, equipe britânica de carro único e de grande performance, mal foi notada por seus concorrentes. A vaga continua aberta, para algum piloto interessado em defender esta escuderia. Vale lembrar que um piloto só pode trocar de equipe uma vez (portanto guiando no máximo por dois times) durante a temporada.

Ainda com apetite de resultados e na tentativa de melhorar sua colocação final entre os construtores, a VOLVO continua buscando pilotos, para quem sabe ultrapassar AUDI e SEAT na competição. Eduardo Azeredo se mantém na equipe VOLVO Art, e um companheiro de equipe está sendo procurado para o carioca. Especula-se que este possa aparecer apenas na semana que vem, na etapa de Monza, na Itália. Nossas fontes não citaram nomes, mas ressaltaram que estão dispostos a pagar um alto valor de contrato com os pretendidos.

A AUDI está prestes a pagar um mico neste final de temporada. A equipe anunciou a contratação de Daniel Carvalho e Lucas Sena, para formarem trio com Phelipe Baceiredo, e nem conseguiram fazer com que Lucas assinasse o contrato. O motivo foi a contra-proposta da Alfa Romeo, com vaga em sua equipe principal (ALFA Autodelta), que convenceu o carioca na hora. O temor agora é que Daniel siga o mesmo rumo, e nem chegue a disputar etapa pela equipe alemã, buscando outra opção.

Entrevistas pré-corrida

Rodrigo Wizard, você já tem alguma estratégia definida para a prova logo mais?
Sim, pensei bastante sobre isso, e a conclusão é de que a pole-position é essencial para tentar a vitória, pois o ritmo da BMW e da Alfa Romeo é praticamente o mesmo, com exceção da largada.

Se esta tática não for bem-sucedida, existe um plano B?
Caso eu não consiga uma pole-position, ou não consiga largar na frente do meu rival direto (Michel Mendonça), tentarei forçar ao máximo o ritmo, pois sabemos que as Alfa Romeo têm um desgaste prematuro de pneus nessa pista, e fazê-las andar ao máximo poderia levar a definição da corrida para as últimas voltas.

A briga pelo título pode ter aqui um capítulo decisivo?
Tenho certeza que esta será uma briga a definir ao menos o favoritismo de um dos dois pilotos. Mas sabemos que a briga é muito equilibrada, e só com problemas durante as provas é que algum de nós ficaria mais distante na pontuação, ao final da etapa somando as duas provas.

Carlos Zoro, qual será seu objetivo para esta etapa?
Quero pontuar e tentar um pódio, e quem sabe entrar na disputa com Michel e Rodrigo, que estão em ritmo de decisão de campeonato. Isso seria bom para tentar mostrar que sou competitivo.

Além de Michel Mendonça e Rodrigo Wizard, qual outro adversário a considerar? O que você acha da pista de Silverstone?
O Sergio Kolachinski e o Fernando Passos estão fortes desde que entrei no F1BC, e se eles estiverem no Server A, farão um bom trabalho também. Gostei bastante desse traçado, e acho que poderei andar em um bom ritmo nele.

Huggo Aquino, o que aconteceu para você só participar da primeira etapa do F1BC II? Você conseguirá retornar para as próximas três etapas?
Eu tive muitos problemas em meu equipamento e tive de formatar. Perdi tudo, e nem tinha tempo para instalar as coisas. Acabei perdendo todas as etapas seguintes. Não tenho certeza. Ainda tenho muito sa fazer para deixar tudo pronto, e talvez eu só tenha condições disso no próximo campeonato, em 2008.

Como você acha que estaria nesse campeonato atual, se tivesse participado de todas etapas?
Acho que estaria entre os cinco ou seis primeiros, pois participar de todas as etapas parece que não tem sido o caso de quase nenhum piloto, pela regra dos descartes. Então eu poderia me sair bem, mas fica pra próxima. Boa sorte a todos que estão na disputa!

O Evento

A qualificação já valeu o ingresso de quem teve a oportunidade de acompanhar o duelo. Wizard começou marcando um tempo baixo, e o melhorou ainda duas vezes seguidas. Mendonça respondia, marcando o segundo lugar com apenas um décimo de desvantagem. Quando o capixaba colocou a Alfa Romeo na pole, com 1min51s354, o paulista rapidamente deixou os boxes para dar uma resposta.

Rodrigo só não contava com um imprevisto: Fernando Passos teve uma queda na conexão, e retornou ao servidor sem ter idéia de que o piloto da BMW Schnitzer estava em sua última oportunidade de tomar a pole-position de Michel, e já vinha com ritmo suficiente para tal. Abortando a volta, Wizard ficou com a segunda posição, com Carlos Zoro marcando um ótimo terceiro tempo e Sergio Kolachinski fechando a segunda fila.

Classificação
1. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), 1:51.354
2. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), 1:51.483
3. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), 1:53.467
4. Sérgio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), 1:53.592
5. Daniel Carvalho (SP/BMW Mamprey/A.Priaulx), 1:54.604
6. Rodrigo Miranda (PA/BMW Maxrevs/G.Grebe), 1:56.348
7. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), 2:03.629
8. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), no time

Dividindo então em dois servidores de quatro pilotos cada, os jogadores se alinharam no grid para as primeiras seis voltas. Michel Mendonça largou bem como de costume, e manteve a ponta, enquanto Rodrigo Wizard foi para o lado limpo da pista e fechou a porta de Carlos Zoro para manter a segunda colocação. As posições se mantinham assim, com Michel e Rodrigo muito próximos, Zoro e Kolachinski logo atrás, um pouco mais distantes.

Foi aí que mais um detalhe marcou presença, agora para desespero de Carlos e Michel. Primeiro com o piloto da BMW Italy-Spain, que teve uma queda de conexão e abandonou a prova, e na última volta, o mesmo acontecendo com Mendonça, que certamente iria vencer a corrida e tomar a liderança provisória de Wizard, o que não foi concretizado por seus problemas técnicos. Já os outros dois pilotos – Rodrigo e Sergio – se deram bem e ganharam estas posições no final, assim como os corredores do Server B (na ordem: Daniel Carvalho, Sidney Dias e Rodrigo Miranda), que se classificaram à frente de Michel, travado na quinta volta, ficando portanto com uma a menos e caindo estas colocações.

* Após a prova, Michel entrou com recurso, alegando que seu jogo estava aparecendo, mesmo ele tendo caído do servidor. Em sua visão, ele teria vencido dois segundos à frente de Rodrigo Wizard. Três comissários analisaram o caso, Eduardo Azeredo, Fernando Passos e Sergio Kolachinski), e o resultado final, mesmo sem provas concretas da vitória, foi da entrega dos 20 pontos ao piloto da ALFA Autodelta.

Race 1 – Final, 6 voltas
1. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), 11:18.400
2. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 2.049
3. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), + 24.634
4. Daniel Carvalho (SP/BMW Mamprey/A.Priaulx), SB
5. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu),
6. Rodrigo Miranda (PA/BMW Maxrevs/G.Grebe),
7. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), DNF
8. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), DNS
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard.

A segunda prova, com os dois grids invertidos em relação a chegada na primeira corrida, teve mais emoções e toques. Na largada, Michel Mendonça largou bem e quase ultrapassou Carlos Zoro, enquanto Rodrigo Wizard deixava Sergio Kolachinski para trás. Ao final da sequência se esses, na curva Chapel, Michel ganhou a liderança, com os outros três carros imediatamente atrás. Já na saída da Club, Michel teve de segurar tudo para não sair da pista, e na chicane Abbey, Zoro partiu com tudo tentando recuperar a liderança. O catarinense bateu no capixaba, deixando a Alfa Romeo em último.

Rodrigo Wizard e Sergio Kolachinski se aproveitaram da situação, e passaram os dois envolvidos na batida, já ao mesmo tempo brigando entre si pela liderança. No final da volta, Zoro provocou ainda uma capotagem de Kolachinski, que voltou à pista normalmente, mas já recebendo pressão de Michel, este acelerando como nunca para tirar toda a desvantagem imposta por conta do incidente. A briga então passava a ser entre a BMW da Carly e a ALFA da Autodelta, e Kola não dava espaço para que Mendonça conseguisse superá-lo, até mesmo ocorrendo um toque durante uma das tentativas.

Na penúltima curva, Michel ainda tentou mais uma vez, mas novamente recebeu um toque e teve de se contentar com a quarta posição, mesmo encostando o carro por um momento na brita. Wizard venceu então a segunda prova consecutiva, somando o máximo de pontos possíveis no final de semana. Já Carlos Zoro, por causar uma capotagem de Kolachinski e uma batida em Mendonça, recebeu a punição de + 10 segundos para cada ocorrência, fechando então atrás do paranaense, novamente segundo colocado.

Race 2 – Final, 4 voltas
1. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), 7:36.782
2. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), + 17.064
3. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), + 30.716
4. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), + 1:52.000
5. Rodrigo Miranda, (PA/BMW Maxrevs/G.Grebe), SB, 8:01.292
6. Daniel Carvalho (SP/BMW Mamprey/A.Priaulx), + 4.253
7. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), + 16.806
8. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), DNS
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard.

Entrevistas pós-corrida

Uma primeira decisão foi vista neste final de semana em Silverstone, na Grã-Bretanha. Michel Mendonça venceu uma prova, Rodrigo Wizard a outra, ambos saíram com 29 pontos somados, e a diferença continua em apenas um tento. Sergio Kolachinski e Carlos Zoro também subirma no pódio, e estes quatro são os que entrevistaremos nesta coletiva. Acompanhem seus depoimentos.

Rodrigo Wizard, como você encara a primeira prova, após a confirmação da vitória de Michel Mendonça?
Ele mereceu a vitória. Mesmo não tendo completado a corrida diante de todos, já que para nós ele havia caído do servidor, tenho consciência de que ele venceria da mesma forma, pois estava administrando bem uma vantagem de quase dois segundos sobre mim. Porém eu não tive ao menos a oportunidade de mostrar minha tática, que era de partir com tudo pra cima da Alfa Romeo, que tinha desgaste de pneus nas últimas voltas.

Na classificação, você perdeu por pouco a pole-position e se irritou. O que ocorreu?
Eu estava na última volta permitida, em um ritmo muito forte. Geralmente meu melhor tempo é feito nestas voltas finais do treino, e cravei minhas poles-positions desta forma. Mas um dos jogadores entrou bem ao final do treino, e atrapalhou este momento com a pequena travada que o server recebe quando alguém chega.

Comente sobre sua vitória na segunda corrida, como foi a prova?
Foi bem melhor que a primeira, mas teve mais lances polêmicos causados por LAG. Eu não tenho o mesmo ritmo de largada do Michel, e ele me passou, e então eu apostei que poderia alcançá-lo se ele demorasse a passar o Carlos Zoro. Minha sorte foi grande pois além de demorar, um lag causou a batida entre ambos, e o caminho ficou livre para mim. Ainda tive de segurar as pontas pois o Kolachinski vinha forte logo depois, então não foi uma vitória fácil. Digamos que eu soube escapar da confusão.

Carlos Zoro, após um desempenho surpreendente no qualifying, infelizmente você não chegou a completar a primeira etapa, conte-nos sobre isso.
Pois é! eu vim muito confiante para essa etapa, pois meus tempos melhoraram muito! minha volta na qualificação foi quase perfeita para mim. Contei com um vácuo do meu amigo Daniel, e isso me ajudou em pelo menos 1 segundo! Com aquele tempo eu não precisei mais andar na pista, pois já tinha em mente que havia conseguido ficar no server A. Mas infelizmente aquele era meu ultimo momento de alegria no Sábado. Começou quando tentei conectar ao Server… isso já demorou bastante! Depois, na primeira volta, ocorreu algum Breakdown no server, que me removeu da corrida, e mais tarde ocorreria com o Michel (Mendonça). O que acabou me jogando pra sétimo lugar… eu tinha grandes chances de marcar dois pódios nesse fim de semana… mas fazer o que… acontece.

Problemas na conexão vem prejudicando vários pilotos constantemente. Na segunda etapa você também foi prejudicado por isso, certo?
Exatamente, eu fiz uma largada ruim, mas consegui me manter na frente, muito pressionado pelo michel(mendonça) e pelo rodrigo(wizard) logo na saída da Chapel em direção a Hangar Straight eles vinham colados.. mas daí começaram os problemas novamente… o Carro de michel apareceu na minha frente e me obrigou a mudar de traçado, eu contornei a Stowe na frente ainda… mas novamente ele apareceu na minha frente mas já era tarde, eu tentei frear a todo custo, mas como meu carro tem problemas com os freios, um toque ocorreu e acabei jogando o carro dele pra fora… minutos depois, quase no mesmo ponto, Contornando a Club, eu estava lado a lado com o Sergio (Kolachinski), mas de algum modo, nossos carros se tocaram e ele acabou capotando… felizmente ficou de pé! Com isso eu fui punido em 20 segundos e ficando em 3º lugar.

Alguns dias atrás você foi visto conversando com alguns dirigentes da Toyota em Jerez de La Frontera, você pensa em correr pela equipe nipônica ano que vem?
Realmente, eu e o Deco (Ganecci) recebemos propostas dos japoneses, para testar pela equipe de f1 da Toyota e correr já ano que vem no campeonato F1BC III. Como sou fã incondicional de velocidade, provavelmente estaremos assinando contrato até o fim dessa temporada, o que falta é acertar apenas o “Cash” hehehe.

Michel Mendonça, conte-nos como você se sentiu quando percebeu que sua conexão iria deixá-lo na mão bem ao final de uma vitória.
Na verdade eu só soube do problema após a corrida.Percebi que algo estava errado pois o server fechou muito cedo pra mim…por sorte fui ao MSN e o Kola também, então pode me esclarecer as coisas!

Agora continuando com um ponto de desvantagem para o Rodrigo Wizard, o que você está achando dessa disputa pelo título?
Equilibrada! Marcamos o mesmo numero de pontos na primeira corrida da disputa direta, o que prova que não só os dois, como o campeonato evoluiu muito em equilíbrio! Pena os problemas com o servidor, pois com menos problemas estaríamos com muito mais pilotos nesta briga…seria interessante!

A ALFA Autodelta comparecerá em peso com seus pilotos em Monza para tentar dificultar seu adversário direto?
A Alma da equipe sempre corre, isso que é importante! O Fernando fez um ótimo trabalho a temporada toda! Vamos ver se todos aparecem!

Análise do Campeonato

Após mais uma etapa disputada em Silverstone, na Inglaterra, os pilotos irão agora para a Itália, onde será disputada a nona e penúltima etapa, no rapidíssimo circuito de Monza. A classificação antes da prova estava bastante parelha, e agora manteve-se a diferença, mas sendo que restam apenas 2 etapas com 4 baterias no total, pois criou um clima de muita emoção, principalmente no que diz respeito ao principal título, o de pilotos. Confira a análise completa a seguir.

Campeonato de Pilotos: Rodrigo Wizard manteve a ponta da classificação, mas com apenas um ponto de vantagem para Michel Mendonça. Sérgio Kolachinski melhorou consideravelmente seu desempenho nas últimas etapas e assumiu a terceira colocação, mas não distante dos pilotos Victor Cardoso, Rafael Carvalho e Fernando Passos, estes ausentes nessa etapa. Rodrigo Miranda também marcou pontos importantes e subiu uma posição, e trazendo Sidney Dias e Carlos Zoro este sim acabou perdendo 2 posições, mas prometendo excelentes disputas devido a diferença de pontos de ambos os pilotos. O piloto Daniel Carvalho ganhou duas posições nessa etapa com isso passou Rodrigo Dias e Cassius Naves, assumindo a 11ª colocação na classificação geral.

1. Rodrigo Wizard, 161 (195)
2. Michel Mendonça, 160 (160)
3. Sérgio Kolachinski, 132 (159)
4. Victor Cardoso, 124 (124)
5. Rafael Carvalho, 118 (118)
6. Fernando Passos, 92 (92)
7. Eduardo Azeredo, 92 (92)
8. Rodrigo Miranda, 83 (83)
9. Sidney Dias, 81 (81)
10. Carlos Zoro, 76 (76)
11. Daniel Carvalho, 45 (45)
12. Rodrigo Dias, 36 (36)
13. Cassius Naves, 32 (32)
14. Fernando Rodrigues, 23 (23)
15. Lucas Sena, 19 (19)
16. Ogue Brito, 19 (19)
17. Alan Tavares, 11 (11)
18. Huggo Aquino, 8 (8)
19. Thiago Tavares, 8 (8)

Campeonato de Equipes: Como poderia prever a disputa entre as equipes ALFA Autodelta e BMW Schnitzer também está acirrada ambas marcaram o mesmo número de pontos na etapa, e com isso dificilmente o título deverá escapar da equipe alemã. A BMW Carly é que com seus 26 pontos conquistados,demonstrou uma reação e tirou a terceira colocação da BMW Italy-Spain onde teve somente o piloto Carlos Zoro na qual conquistou somente 10 pontos na etapa.Quem também subiu foi a BMW Maxrevs, de Rodrigo Miranda, deixando agora também a ALFA Clever Cats, VOLVO Art e AUDI Sport para trás.

1. BMW Schnitzer, 319 pontos
2. ALFA Autodelta, 234
3. BMW Carly, 209
4. BMW Italy-Spain, 200
5. BMW Redline, 94
6. BMW Mamprey, 88
7. SEAT Sport, 59
8. BMW Maxrevs, 48
9. ALFA Clever Cats, 44
10. VOLVO Art, 24
11. AUDI Sport, 18
12. SKODA Autospektrum, 9
13. ALFA Reoboots, 8

Campeonato de Marcas: Esse campeonato já está decidido a favor da BMW, pois tem um maior números de carros em disputa, sendo que a segunda colocação também já está decidida a favor da ALFA. As outras marcas não apareceram na Inglaterra, o que significa que Seat, Volvo, Audi e Skoda mantiveram suas posições na tabela.

1. BMW, 968 pontos
2. ALFA ROMEO, 286
3. SEAT, 59
4. VOLVO, 24
5. AUDI, 18
6. SKODA, 9

Campeonato de Estados: O estado de São Paulo teve uma reação bastante significativa, e conseguiu marcar 68 pontos e diminuindo sua desvantagem, mas a matemática já decide a favor do Rio de Janeiro para o tí-tulo de Estados. Com 444 pontos, o Rio de Janeiro está administrando a vantagem conquistada ao longo do campeonato. O Paraná e o Espirito Santo formam um segundo pelotão, enquanto Santa Catarina e Pará estão no terceiro.

1. Rio de Janeiro, 444 pontos
2. São Paulo, 323
3. Paraná, 195
4. Espirito Santo, 160
5. Pará, 121
6. Santa Catarina, 76
7. Minas Gerais, 32
8. Bahia, 23
9. Pernambuco, 8