F1BC utilizará o iRacing para Indy Pro, Indy Light e Indy Junior na temporada 2019/1

Com a alta procura pelas categorias Indy e traçando como prioridades a segurança nas pistas e o equilíbrio dos campeonatos, o F1 Brasil Clube trará, na temporada 2019/1, três competições: Indy Pro, Indy Light e Indy Junior. Uma revisão será feita nas licenças dos pilotos para que distribua as participações dos mesmos de acordo com seus níveis de experiência e segurança. As inscrições serão abertas no dia 5 de novembro.

Esta matéria foi editada em 31/10/2018 às 15:30, para reapresentar o projeto de campeonatos para a temporada 2019/1 do F1BC, em busca de não trazer nenhuma confusão com informações antigas que não são mais válidas.

A Indy Pro segue com o excepcional Dallara IR18, acerto fixo e calendário seguindo a série “Indycar Oval Fixed”, e atendeu a um pedido dos pilotos há tempos, se transferindo para as terças-feiras às 22h. O formato de voltas e limite de 90 minutos segue intacto, bem como a aprovada pontuação seguindo o campeonato real da Indy, com pontos dobrados na última etapa com duração ampliada. Desta vez estarão aptos apenas os pilotos de licenças P/A/B/C na competição, em busca de reduzir a quantidade de bandeiras amarelas e incidentes.

Na Indy Light e Indy Junior, serão utilizados os Dallara DW12 com acerto fixo, se revezando quinzenalmente às 20h das segundas-feiras, com o mesmo calendário de ovais do pacote básico do iRacing e que estimula a chegada de novos pilotos. A diferença estará nas licenças habilitadas: Indy Light com pilotos de licenças A/B/C/D e Indy Junior com pilotos de licenças B/C/D/R.

Os pilotos poderão escolher mais de um campeonato, de acordo com suas licenças. Por exemplo, um piloto com licença B poderá correr na Indy Pro e Indy Light, enquanto um piloto de licença C ou D poderá correr na Indy Light e na Indy Junior, aproveitando assim o plano promocional de duas inscrições.

“Limitando a um máximo de 30 carros em cada categoria e dividindo em três competições por níveis de experiência, desempenho e segurança dos pilotos, que se traduzem nas licenças, estamos abrindo mão de campeonatos de maior lucratividade teórica por número de pilotos e focando na qualidade aos participantes e na satisfação a longo prazo, incentivando a longevidade de nossos membros neste tipo de competições”, revelou Rodrigo Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

As inscrições serão abertas já no dia 5 de novembro e a temporada 2019/1 do F1BC terá início no dia 7 de janeiro.

O F1BC lançou uma pesquisa visando melhorias para a próxima temporada. Para participar basta responder o questinário disponível em www.f1bc.com/pesquisas até o dia 8 de novembro.

O F1BC tem o patrocínio de Aguiatech, Aliança Consultoria, Área Nobre Estacionamentos, Chiara Guitar Parts, Extreme SimRacing, Logitech, M7Help, e o apoio de Canal Sim-Force, F1 Brasil, F1 Mania, iRacing, Reiza Studios, e Sector3 Studios.