As melhores dicas sobre a Fórmula 1

A Fórmula 1 é um dos esportes mais amados ao redor do mundo e também um dos mais importantes da categoria de automobilismo. Um esporte que envolve velocidade, grandes máquinas, marcas gigantes, cenários espetaculares e muito dinheiro, não poderia ter menos. O campeonato de 2019 já começou, mas muita coisa mudou desde a primeira corrida de Fórmula 1.

A história da Fórmula 1 começa nos anos 50, com competições na Europa, e estreia no circuito de Silverstone, na Inglaterra. Nesse momento, a F1 ainda não envolvia marketing e as grandes marcas que estão presentes, e movimentam grande capital, nos circuitos de hoje. Por conta disso, as equipes eram mantidas com ajuda de petroleiras e fabricantes de pneus, e as cores dos carros eram básicas: verde para os ingleses, vermelho para italianos, azul para os franceses, e branco para os alemães.

Com o tempo a competição foi evoluindo e ganhando mais popularidade, e na década de 60 houve a grande virada. Em 1968, a Lotus fez história ao se tornar a primeira equipe a competir com um carro com as cores de um patrocinador. Desse momento em diante a tendência se alastrou até se tornar o que conhecemos hoje, com contratos milionários entre pilotos, marcas e equipes.

As regras da Fórmula 1

As regras da F1 são definidas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), e determinam o que acontece nas pistas, pontuações, parâmetros para classificações, entre outros. Dentre as regras básicas estão a determinação do número de equipes que vai participar, para 2019 serão 10. Cada equipe é representada por 2 pilotos. O resultado da dupla afeta a colocação da equipe, no entanto, os pilotos disputam individualmente pelo pódio.

Durante a competição, os 10 primeiros somam pontos. O primeiro recebe 25 pontos, e o décimo recebe 1. A partir da temporada de 2019, o piloto que fizer a volta mais rápida ganha um ponto extra, e no final, o piloto que somar mais pontos é o vencedor da Fórmula 1.

A sinalização e comunicação entre juízes e competidores acontece por meio das bandeiras. São 10 bandeiras de F1 ao todo, sendo que as principais são a quadriculada, a vermelha e amarela, e a bandeira branca. A primeira indica o final da corrida, quando o carro cruza a linha de chegada ou o fim dos treinos. A segunda, é um alerta para pista escorregadia, já a branca, indica que há um carro mais lento na pista, como o safety car.

Qual o tempo de duração de uma temporada?

A temporada de 2019 terá 21 corridas ao todo, e vai durar, assim como em outros anos, em média 8 meses. Esse número pode variar para até 9 meses de competição.

Quem é o favorito da F1?

Apesar de não haver pilotos brasileiros em 2019, a competição segue emocionante para os fãs. Entre os pilotos favoritos desse ano está o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes. Hamilton é o atual campeão da F1 e acumula cinco títulos mundiais.