Grip Racing: Do automobilismo virtual para o real

O que era apenas um hobby para os apaixonados pela velocidade se tornou um esporte. O que era apenas uma equipe virtual se tornou uma marca forte também no real. Com um longo trabalho desenvolvido pelo marketing da Grip Racing, hoje a equipe está presente em várias modalidades do automobilismo e também fora dele, sendo representada por um importante veículo de comunicação.

Quando se fala em automobilismo virtual, há um tempo os leigos pensariam em uma série de “nerds” jogando compulsivamente atrás de um computador. Essa visão estereotipada hoje faz parte de um passado. A Grip com seu time, em que pilotos reais, jornalistas e fãs se misturam, trouxe uma nova realidade para a modalidade: a discussão olho no olho, presencial, que tomou conta dos principais autódromos e kartódromos do Brasil quando os pilotos da equipe se encontam em corridas reais.

Talvez a prova mais bem sucedida dessa nova realidade seja o piloto Leonardo Jafet, que se tornou a nova sensação do automobilismo brasileiro devido a sua velocidade e maturidade, tudo isso com apenas dezoito anos. Jafet é piloto da Skip Barber, nos Estados Unidos, além da Stock Junior, categoria nacional, onde é líder do campeonato, com dois hattricks (pole position, volta mais rápida e vitória), nas duas primeira etapas.

O piloto ganhou destaque na mídia ao correr na Top Series, categoria que correu no circuito do Anhembi, antes da São Paulo Indy 300. Sendo o piloto mais jovem no grid, Jafet foi entrevistado pela Rede Bandeirantes e exaltado pelo seu talento natural para o esporte. No virtual, correndo pela Grip, ele possui um currículo vitorioso que já mostra sua velocidade. Nada menos que seis pole positions em vinte e cinco corridas oficiais.

Em um nível onde a velocidade é levada apenas pela diversão e o lado esportivo, a Grip é representada por kartistas que tem o automobilismo não como uma profissão, mas uma paixão que vem de berço. Marcio Battistin é presidente da Kart For Friends, ou apenas KFF, liga paulista de kart fundada em 2007 e que hoje possui centenas de associados. Battistin, ao lado de Guilherme Fargnolli e mais recentemente André Neves, cumprem o papel de levar a equipe laranja e preto aos kartódromos do interior de São Paulo.

Não só dentro das pistas reais a Grip ganha território, mas fora delas também. Leonardo Felix é hoje o assessor de imprensa da equipe e o jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina trabalha para uma das grandes mídias automobilísticas do país, o Tazio Autosport. Felix teve o papel de fazer a cobertura do primeiro grande evento do ano no país, a quarta etapa da Izod Indycar Series 2012 e entrevistou grandes pilotos da categoria.

Além de Leonardo, a equipe conta com um grande aliado. A Pezzolo.TV, liderada pelo blogueiro Jorge Pezzolo, é patrocinadora da Grip e proporciona para a marca um enorme destaque no cenário nacional e internacional, através de releases semanais e matérias especiais sobre os pilotos e resultados. Pezzolo se tornou um ícone ao longo dos anos, através de sua dedicação e incansável trabalho a frente de seu veículo de imprensa.

E não só pelos nomes citados aqui a equipe ganha destaque, mas também por Rafael Bonifácio, kartista profissional, Higor Hoffmann, piloto da F3 Sulamericana, Lucas Toresan, piloto de Fórmula 1.6, Rodrigo Wizard, diretor geral do maior clube de automobilismo virtual do país e todos os pilotos que se esforçam para triunfar dentro das pistas virtuais e levar o nome da Grip e de seus patrocinadores para todos os quatro cantos do mundo.

Hoje, com a parceria com a Cyber1 Group, a Grip Racing dá mais um passo nessa união entre pilotos. A Cyber1 é patrocinadora de Luiz Razia, piloto da GP2 Series e atual vice líder do campeonato e com essa parceria os laços da equipe com o automobilismo real se aprofundam ainda mais. Seja na sala de imprensa, nos boxes ou na pista, a Grip estabelece um novo passo para os times de automobilismo virtual: a presença nos autódromos nacionais e internacionais.