F1BC traz nas categorias National Pro e Junior exemplos de renovação e superação

As categorias National, aquelas que trazem o que de melhor existe no Brasil em termos de carros, circuitos e desafios, seguem com muita expectativa no F1BC para a próxima temporada. Enquanto a National Pro será nas quartas-feiras às 22h com os Stock Car, a National Junior permanece com as picapes Montana nas terças-feiras a partir das 20h.

O calendário predominantemente brasileiro inclui apenas as melhores pistas nacionais, que oferecem melhores condições de segurança, enquanto algumas datas passam a ser preenchidas com alguns dos mais clássicos circuitos internacionais, em uma evolução que contou com o apoio dos pilotos.

O conceito de categorias de características puramente brasileiras foi alinhado no ano de 2011, quando o F1BC viu a chegada do então novo Game Stock Car (e seus carros e circuitos inéditos) com bons olhos e decidiu investir no lançamento, disponibilizando toda uma estrutura de servidores próprios para um campeonato à parte, enquanto outro era realizado com o iRacing – ambos em fase de teste – e os demais todos no rFactor.

A novidade atraiu os grandes pilotos, o que contribuiu para as primeiras competições da National Pro serem inesquecíveis, como verdadeiros campeonatos brasileiros de automobilismo virtual na época. Este foi um dos maiores exemplos de renovação já vistos no F1BC, considerando que o game rFactor já começava a ficar datado por conta de seus gráficos não expressarem mais as tecnologias então renovadas, e novas soluções se fazerem necessárias.

Desde então somente grandes feras conquistaram o título na National Pro: Renato Dornelles, Artur Vieira (2x), Ciro Nishimura, Gustavo Yanez, Tadeu Costa (8x), Neto Nascimento (2x), e Victor Bueno. O baixo número de campeões se dá justamente pela repetição de Tadeu, oito vezes dominando o certame, sempre com os Stock Car.

Já a National Light (juntamente da National Junior, sua extensão com setup fixo) teve seu início na temporada 2014/2, e sempre utilizou carros de categorias brasileiras menores, como Mini Challenge, Marcas, e Montana. Campeões não faltaram: Christian Rudnick, Neto Nascimento, Daniel Krauze, Fellipe Porto (2x), Jean Pierre, e Diogo Miranda.

Com a palavra, o maior campeão dos Stock Car virtuais no Brasil, Tadeu Costa. “Estou feliz demais por fazer parte da história do F1BC, em especial andando no simulador da categoria máxima do automobilismo nacional que é a Stock Car”, comentou Tadeu.

“São 8 títulos na categoria e a cada temporada o nível dos competidores aumenta e valoriza ainda mais cada conquista. A cada nova atualização do simulador é um desafio novo principalmente em relação ao comportamento do carro durante as corridas, ou seja, temos que nos reinventar a cada update”, afirmou o octacampeão.

“Hoje este simulador é levado tão a sério que os pilotos profissionais da categoria real também participam dos campeonatos virtuais e treinam nele para se prepararem para as corridas reais”, destacou Costa, que ainda valorizou o atual momento e revela sua visão para o futuro.

“Importantíssimo ressaltar o papel do F1BC que também vem evoluindo temporada a temporada tentado adequar cada vez mais o virtual com o real, nas coisas em que isso é possível, e pela organização como um todo desde os servidores até as rapidez das publicações das noticias, cada vez mais se dedicando para que possamos elevar o automobilismo virtual a um patamar acima, com grandes eventos, patrocínios e quem sabe um dia ser um profissional reconhecido dos e-Sports”, concluiu este grandioso piloto virtual, que no F1BC já é reconhecido como um dos maiores da história.

De acordo com Rodrigo Steigmann, diretor geral do F1BC, a entrada das categorias National direcionou para o lugar certo os rumos do clube. “Nosso eterno colaborador Carlos Cunha criou a ideia do campeonato, postou no Fórum [então maior meio de comunicação do F1BC], viu que o retorno seria ótimo, e então me disse ‘te dei o presente, agora é com você'”, lembra Rodrigo. “Este ensinamento ajudou a forjar nosso arrojo na tomada de decisões para o que viria a ser um automobilismo virtual mais dinâmico, sem parcialidade na escolha dos games mas sim seguindo as tendências em busca do sucesso dos campeonatos”, concluiu.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2017/2

Inscreva-se em www.f1bc.com/inscricoes, preenchendo o formulário completo. Todos os dados serão computados no banco de dados do F1BC, que retornará com agilidade aos pedidos com as informações de pagamento e demais confirmações.

O F1BC tem o patrocínio de Aliança Consultoria, Deep Art, Fanatec, Nuuvem, e o apoio de Canal Sim Force, F1 Brasil, F1Mania, iRacing, NRT Servers, Reiza Studios, Sector3 Studios, SimRacingTools, SimSync, e Soap Car.