Categoria Touring Pro do F1BC voltará a ter os DTM, seguindo sua tradição agora no RaceRoom

Curiosamente, Touring Pro e Touring Light serão realizadas com simuladores diferentes na temporada 2017/3 do F1BC, que se inicia no dia 11 de setembro e já tem suas inscrições abertas. Enquanto a Touring Pro será realizada com o RaceRoom e seus fantásticos DTM 2016, a Touring Light permanecerá com o Automobilista e os carros do Brasileiro de Marcas.

Vale destacar que a Touring Pro tem uma promoção incrível para suas inscrições: de 3 de julho até 3 de agosto com 50% de desconto (R$36,00). Garanta já sua vaga!

TOURING PRO VOLTA A TER A TRADIÇÃO DOS DTM E GRID DOS MAIS EXPERIENTES

A história das categorias Touring vem desde 2008, quando o F1BC trouxe através do rFactor e o carro SuperClio seus principais pilotos para o então jogo em evidência no Brasil. A competição atraiu tantos pilotos que precisou ser dividida em dois, e depois em três, de acordo com suas experiências, e então surgiram os termos Turismo Pro, Turismo Light e Turismo Junior, hoje chamados de ‘Touring’.

Pela Touring Pro, passaram especialmente os carros da DTM de várias gerações. Esta tradição surgiu ainda em 2009, quando através do rFactor o F1BC abriu vagas para a Touring Pro. Posteriormente, os simuladores rFactor 2 e Automobilista também receberam os DTM, sempre com o título Touring Pro. Foram poucas as temporadas em que os DTM não estiveram presentes no clube, e o RaceRoom finalmente trouxe este conjunto licenciado oficialmente pela federação alemã e pelas montadoras, garantindo excelência naquilo que é merecido.

A Touring Pro seguirá a tradição do F1BC com os DTM – carros do campeonato alemão de turismo, com o ‘pack’ 2016 incluindo os BMW, Audi e Mercedes, além dos circuitos do calendário, em 7 etapas que seguem a real categoria europeia. O nível permanecerá “Get Real”, com auxílios de pilotagem apenas opcionais e acerto aberto, satisfazendo tanto aqueles que necessitam deste apoio quanto os mais experientes. A Experience Pro receberá pilotos de todas as licenças (P/A/B/C/D/R), em busca de obter o grid completo. O formato dos eventos segue com classificações de 7 minutos, e corridas com 45 minutos, com pit stop obrigatório.

A lista de campeões da Touring Pro não é tão extensa, já que poucos conseguem atuar no nível máximo exigido. Eduardo Marques, Michel Mendonça (2x), Paulo Roberto (2x), Douglas Chiara, Rodrigo Barônio (3x), Gustavo Yanez (3x), Ciro Nishimura (4x), Thiago Moreira (2x), Renato Dornelles, Diego Nogueira, Diogo Blanco (3x), Henrique Mandziuc (2x), Victor Bueno (2x), Ralph Benitez e Gabriel Chaubah foram os campeões até hoje.

TOURING LIGHT: O CERTAME DAS GRANDES REVELAÇÕES E FUTUROS MITOS

A Touring Light teve uma trilha semelhante a da Touring Pro, mas com bólidos de segundo escalão como os WTCC, Megane, BMW E90, SEAT León, até chegar aos Brasileiros de Marcas, sempre revelando grandes talentos.

Sempre com sistema de lastro, carro amigável e um grid de pilotos não muito experientes, a Touring Light ficou conhecida por quase sempre ser o campeonato mais equilibrado nas temporadas do F1BC, com disputas pelo título sempre na corrida final – quando não na última volta!

Destinada aos pilotos menos rodados (licenças C/D/R), a Touring Light traz um grid de extremo equilíbrio, nas quartas-feiras às 20h, quinzenalmente. Há sistema de lastro e acerto liberado levando em conta que estes bólidos de tração dianteira são mais seguros com mudanças de ‘setup’.

Na Touring Light, por se tratar de uma competição onde os destaques são direcionados para categorias acima, a lista é muito mais ampla, porém com vários que acabaram trilhando brilhantes carreiras na sequência. Daniel Maloni, Gean Celso, Gustavo Yanez (2x), Bruno Pastore, Kaique Piropo, Guilherme Cavalli, Carlos Pinto, Julio Moreira, Alysson Pacheco, Alexandre Emanuel, Mauricio Arias, Rodrigo Novaes, Eddy Berte, Bruno Barbugli, Giovanne Coelho, Gustavo Ricci, Paulo Teixeira, Augusto Zimmer, Murilo Faria, Victor Bueno (2x), Eduardo Lacerda, Guilherme Fargnolli, Felipe Gomes, Augusto Maia e Murilo Fiore. Reconhece alguns destes como grandes nomes? Se você acompanha de perto o automoblismo virtual, certamente sim.

NATIONAL LIGHT SEGUE COM CALENDÁRIO IGUAL A TOURING LIGHT

Competição de muito sucesso, National Junior permanece com as picapes Montana e acerto fixo nas terças-feiras a partir das 20h. O calendário predominantemente brasileiro inclui apenas as melhores pistas nacionais, que oferecem melhores condições de segurança, enquanto algumas datas passam a ser preenchidas com alguns dos mais clássicos circuitos internacionais, em uma evolução que contou com o apoio dos pilotos.

A National Light teve seu início na temporada 2014/2, e sempre utilizou carros de categorias brasileiras menores, como Mini Challenge, Marcas, e Montana. Campeões não faltaram: Christian Rudnick, Neto Nascimento, Daniel Krauze, Fellipe Porto (2x), Jean Pierre, Diogo Miranda e Murilo Fiore levantaram a taça.

TETRACAMPEÃO NA TOURING PRO, CIRO NISHIMURA RELEMBRA CONQUISTAS

Curiosamente, o recordista de vitórias no F1BC Ciro Nishimura fez seu nome espcialmente nas categorias de Formula, mas acabou sendo o maior campeão da Touring Pro, e contou um pouco desta trajetória. “Comprei um Momo e me inscrevi em uma liga pequena”, lembrou Ciro, que pouco tempo depois foi apresentado ao F1BC. “Foi então que conheci o F1BC, muito mais organizado, com transmissão ao vivo, com muito mais competidores, com sistema de carteiras, com muitas categorias, fiquei extasiado!”, comentou o paulista.

“Minha trajetória no clube foi fantástica, conquistei 9 títulos, vários vices, muitas vitórias e recordes. Mas nem tudo foram flores: fui vice-campeão da Formula Light na temporada 2010/3, guiando um carro dificílimo, o F-Nippon, e na primeira etapa tomava quase 3 segundos dos ponteiros e precisei de muita dedicação para evoluir, além de na última etapa onde eu precisava vencer, e liderava a prova em Monza com grande folga, tive uma queda de energia que me tirou o título”, lembrou Nishimura. “Fiquei bastante decepcionado na época, mas eu queria mais, e com mais experiência fui disputar a Formula Pro e a Formula Classic, que contavam com os grids mais ‘cascas’ do clube, com Fagner Roberto, Renato Dornelles e tantos outros multicampeões que seriam os protagonistas das temporadas que viriam”, indicou.

“Descobri no caminho o gosto pelas competições com carros de Turismo, fui campeão por 4 vezes da Touring Pro, o que foi fantástico porque iniciei nos monopostos mas acabei por fim ganhando 6 títulos fora deles, sendo 4 na Touring Pro, 1 na GT Pro e 1 na National Pro”, destacou.

“Fico muito feliz de ter feito parte da história do clube, e pelo que vejo tudo evoluiu muito, simuladores, transmissões e consequentemente o nível dos pilotos, o que é natural com o passar do tempo, além de muito benéfico, porquê além de aumentar o nível técnico aumenta o ar de profissionalismo nesse hobbie que amamos tanto”, finalizou o recordista de triunfos no F1BC.

De acordo com Rodrigo Steigmann, diretor geral do F1BC, esta é uma das tradições que mais ganham cuidados do clube para seguir adiante. “Temos uma extrema atenção com as categorias Touring, pois seu conceito, tradição, equilíbrio e sucesso são marcas registradas que acompanharam o crescimento de nossa atividade”, destacou. “Mudanças de carro ou mesmo de datas e horários são mais difíceis de ocorrer nestes certames justamente pela forma com que os próprios pilotos tratam com prioridade estes campeonatos temporada a temporada”, concluiu.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2017/3

Inscreva-se em www.f1bc.com/inscricoes, preenchendo o formulário completo. Todos os dados serão computados no banco de dados do F1BC, que retornará com agilidade aos pedidos com as informações de pagamento e demais confirmações.

O F1BC tem o patrocínio de Aliança Consultoria, Deep Art, Fanatec, Nuuvem, RealGame, e o apoio de Canal Sim Force, F1 Brasil, F1Mania, iRacing, NRT Servers, Reiza Studios, Sector3 Studios, SimRacingTools, SimSync.