F1BC National Pro 2017/2 @ Donington Park

Mesmo com poucos no grid, a sexta e penúltima etapa da National Pro na temporada 2017/2 do F1 Brasil Clube foi bastante movimentada. O traçado do circuito de Donington Park propiciou erros e também boas disputas na corrida da noite desta terça-feira (1). Ao final dos 50 minutos, Heitor Facuri pôde, enfim, comemorar uma vitória na competição depois de ficar no quase em Santa Cruz do Sul, mas o triunfo não foi suficiente para adiar o título de Eraldo Silva, que apesar de uma prova conturbada se confirmou como campeão após ser quinto. Edilson Freshi e João Augusto completaram o pódio da etapa.

Heitor Facuri (50kg de lastro) mostrou uma boa adaptação ao Stock Car V8 e marcou mais uma pole-position no campeonato, desta vez superando Augusto Maia, o segundo, por quase dois décimos. João Augusto deu a terceira melhor volta da classificação, ficando à frente de Edilson Freshi (40kg), Franklin Souza (30kg) e o líder do campeonato Eraldo Silva (60kg), que informou momentos antes do início da etapa que não tinha se preparado como deveria para a prova. Marcos Daflita (10kg) e Bruno Peres completaram o grid de largada da noite.

Classificação
1 Heitor Facuri (Independente), 1:08.083
2 Augusto Maia (Grip Racing), 1:08.200
3 Joao Augusto (Grip Racing), 1:08.391
4 Edilson Freshi (Tornado Motorsports), 1:08.591
5 Franklin Souza (SUB Racing), 1:08.749
6 Eraldo Silva (Logitech Racing Team), 1:09.096
7 Marcos Daflita (Grip Racing 2), 1:10.443
8 Bruno Peres (Sim-Force SimRacing), Sem tempo

O pole-position da noite viu que teria trabalho durante os 50 minutos quando foi superado por Augusto Maia na largada. Parecia que Facuri iria recuperar o posto, mas acabou abusando da zebra, passeando pela grama e caindo para quinto. Entretanto o piloto que disputa o campeonato de forma independente trocou de posição com Eraldo Silva, que também errou.

João Augusto era segundo, porém, além de ter aparentes problemas com o acerto do seu bólido, o piloto da Grip Racing se assustou com seu companheiro de equipe August Maia, que errou enquanto liderava a prova, colidiu forte na proteção de pneus e quase atravessou a pista. João foi superado por Edilson Freshi, novo ponteiro, Heitor Facuri e, logo depois, por Eraldo Silva, que para conquistar o título antecipado precisava apenas completar a corrida.

E enquanto Heitor Facuri reassumia a primeira posição com uma boa manobra para cima de Edilson Freshi, Eraldo Silva perdeu a traseira do seu bólido, se enroscou com João Augusto e foi outro que colidiu forte na barreira de pneus. O líder do campeonato, entretanto, foi até os boxes mesmo sem a asa traseira no seu carro e, aparentemente, com um pneu furado, e conseguiu retornar para a corrida.

As paradas no pitlane ficaram para a parte final da prova, mas não alteraram as posições. Heitor Facuri recebeu a bandeira quadriculada em primeiro e pôde, enfim, comemorar sua primeira vitória no campeonato. Edilson Freshi e João Augusto completaram o pódio da noite. Bruno Peres foi quarto e Eraldo Silva, o quinto, conquistando de forma antecipada o título da categoria dos Stock Car V8 na temporada 2017/2 do F1 Brasil Clube. Sexto, Marcos Daflita fechou o grupo dos que terminaram a etapa.

Eraldo Silva é o campeão da National Pro depois de boa campanha com duas vitórias e três segundo lugares, além do quinto posto conquistado na noite. Com o resultado, Eraldo também confirma a Logitech Racing Team como a campeã entre as equipes. Facuri e Freshi disputam o vice-campeonato e terceiro lugar na etapa final.

A última etapa da National Pro será realizada no circuito de Tarumã, no dia 15 de agosto, às 22h00 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na Fan Page www.facebook.com/f1brasilclube. Todas as informações sobre o F1 Brasil Clube você confere em www.f1bc.com.

O F1BC tem o patrocínio de Aliança Consultoria, Deep Art, Fanatec, Nuuvem, RealGame, e o apoio de Canal Sim Force, F1 Brasil, F1Mania, iRacing, NRT Servers, Reiza Studios,Sector3 Studios, SimRacingTools, e SimSync.

Final, 50 minutos

1 Heitor Facuri (Independente), 43 voltas
2 Edilson Freshi (Tornado Motorsports), +0:03.955
3 Joao Augusto (Grip Racing), +1 voltas
4 Bruno Peres (Sim-Force SimRacing), +1 voltas
5 Eraldo Silva (Logitech Racing Team), +1 voltas
6 Marcos Daflita (Grip Racing 2), +4 voltas
7 Augusto Maia (Grip Racing), Suspensao (8)
8 Franklin Souza (SUB Racing), Não largou
Volta mais rápida: Joao Augusto, 1:08.528

Race Control

Heitor Facuri, Warning – Nome diferente da inscrição ou fora dos padrões (16.1.8) [+1 Licença] [0]
Augusto Maia, Warning – Incidente de nível 1 (16.1.1) [+1 Licença] [8]
Joao Augusto, Warning – Incidente de nível 1 (16.1.1) [+1 Licença] [16]
Eraldo Silva, Warning – Incidente de nível 1 (16.1.1) [+1 Licença] [20]

Pontos nas licenças

Heitor Facuri +1
Augusto Maia +1
Joao Augusto +1
Eraldo Silva +1

Observações
Heitor Facuri – alterar nome no simulador de “Heitor Facuri Cicoti” para “Heitor Facuri”.

VT da etapa