F1BC International Light 2016/3 @ Mogi Guaçu

A grande final da International Light, disputada nesta quarta-feira (14) no circuito de Mogi Guaçú, já tinha o título de pilotos definido em favor de Jorge Cavalli. Mas o campeão da Marsch Team não largou com problemas e a briga pelo vice foi intensa, bem como a busca pelo troféu entre as equipes. Igor Napol venceu com folgas, mas ficou em terceiro no campeonato, enquanto Renan Giacomitti, segundo, garantiu o vice. Ricardo Alves completou o pódio e salvou a conquista da Hattrick Racing.

Já na classificação, Igor Napol mediu forças com o já campeão Jorge Cavalli e conseguiu a pole position, enquanto as filas seguintes tinham os pilotos de Hattrick Racing e SUB Racing, as duas escuderias que estavam numa disputa feroz pelo título.

Classificação
1 Igor Napol (Grip Racing), 1:26.235
2 Jorge Cavalli (Marsch Team), 1:26.669
3 Renan Giacomitti (SUB Racing), 1:27.176
4 Thiago Borlenghi (Hattrick Racing), 1:27.707
5 Vitor Mazzi (SUB Racing), 1:27.927
6 Ricardo Alves (Hattrick Racing), 1:28.128
7 Olivio Boeira (Grip Racing), 1:28.727
8 Luciano Lorencini (Hattrick Racing), 1:29.391
9 Sandro Goulart (Grip Racing), 1:30.594
10 Wagner Monteiro (SUB Racing), 1:30.595
11 Ronaldo Castelo (Araucaria Racing), 1:31.322

Com Jorge Cavalli não alinhando na largada, Napol partiu sozinho na primeira fila, mas nem isso lhe garantiu a liderança, já que Thiago Borlenghi botou por dentro na primeira curva e assumiu a ponta. Olivio Boeira também teve problemas em seu Automobilista e ficou de fora dos 50 minutos decisivos.

Com Napol recuperando a liderança, e Borlenghi cometendo um breve erro e caindo posições, o piloto da Grip Racing passou a abrir a vantagem sobre Giacomitti e Mazzi, que travaram um bom duelo inicial mas logo tiveram de se ocupar com o alto desgaste de pneus, que forçou alguns aos erros.

Os pit stops mostraram boas mudanças no posicionamento. Borlenghi caiu para terceiro, e Giacomitti pulou para segundo. Ricardo Alves inverteu com Vitor Mazzi, mas logo veio o troco em ultrapassagem.

Bons duelos entre Wagner Monteiro e Ronaldo Castelo, que teve de controlar a temperatura do motor com seu Porsche soltando fumaça, além de boa briga entre Luciano Lorencini e estes dois representantes, todos com trocas de posições. Mas Luciano teve pouca sorte ao destracionar na curva final e bater na barreira de pneus, abandonando.

Ao final, Igor Napol dominou a situação e levou a vitória, para coroar o terceiro lugar no campeonato. Renan Giacomitti foi segundo e garantiu o vice-campeonato. E Ricardo Alves, no pódio, deu à Hattrick Racing os pontos necessários para ser a campeã entre as equipes, com margem mínima sobre a SUB Racing, que também fez belo trabalho ao longo da temporada.

O F1 Brasil Clube parabeniza Jorge Cavalli pelo título conquistado, Renan Giacomitti pelo vice-campeonato, e Igor Napol pelo terceiro lugar, além da Hattrick Racing, campeã entre as equipes. A classificação final de pilotos e equipes está no site oficial www.f1bc.com.

A próxima temporada da National Junior se iniciará no dia 10 de janeiro, no circuito de Cordoba, às 20h00 (horário de Brasília). O F1BC ainda está com as inscrições abertas, e através do site www.f1bc.com/inscricoes você pode fazer parte do grid não só desta categoria como outras que o clube lhe oferece.

Final, 50 minutos
1 Igor Napol (Grip Racing), 34 voltas
2 Renan Giacomitti (SUB Racing), +0:28.567
3 Ricardo Alves (Hattrick Racing), +1 voltas
4 Wagner Monteiro (SUB Racing), +1 voltas
5 Vitor Mazzi (SUB Racing), +1 voltas
6 Ronaldo Castelo (Araucaria Racing), +1 voltas
7 Luciano Lorencini (Hattrick Racing), Acidente (21)
8 Sandro Goulart (Grip Racing), Acidente (6)
9 Jorge Cavalli (Marsch Team), Não largou
10 Olivio Boeira (Grip Racing), Não largou
– Thiago Borlenghi (Hattrick Racing), Suspensao (26) [DQ]
Volta mais rapida: Igor Napol, 1:26.790
Hattrick para Igor Napol.

Race Control
Incidente entre Wagner Monteiro e Ronaldo Castelo – Nenhuma ação tomada. [11]
Wagner Monteiro, Warning – Incidente de nível 1 (16.1.1) [+1 Licença] [11]
Vitor Mazzi, Warning – Incidente de nível 1 (16.1.1) [+1 Licença] [18]
Vitor Mazzi, Warning – Incidente de nível 1 (16.1.1) [+1 Licença] [20]
Thiago Borlenghi, Last Position – Não cumpriu determinação de não realizar classificação (16.5.7) [+5 Licença]
Thiago Borlenghi, Last Position – Buscou participar sem comunicar a Direção (16.5.8) [+5 Licença]

Observações
Thiago Borlenghi, Disqualification – Atingiu 10 pontos na Licença na etapa final (19.3)

Pontos nas licenças
Thiago Borlenghi +10
Vitor Mazzi +2
Wagner Monteiro +1

Vídeo da etapa