F1BC Cup Pro 2007/2 @ Jacarepaguá

Mais do que uma última etapa, o final de semana em Jacarepaguá teve uma grande festa de encerramento. Comemorando mais um campeonato de extremo sucesso do F1 Brasil Challenge, nada menos do que oito pilotos estiveram juntos no mesmo servidor, sem nenhum lag, em duas belas provas disputadas.

Dança das Cadeiras

O F1 Brasil Challenge mostrou-se uma liga dinâmica e com um forte campeonato. A prova disso foi a Dança das Cadeiras, que esteve presente em todas as etapas da competição, até mesmo nesta última, que será realizada em Jacarepaguá (Brasil), neste sábado (17/11) a partir das 19h30. Confira o que muda e o que pode acontecer nesta despedida do F1BC II.

A ALFA ROMEO é a primeira das marcas que poderá contar com reforços. Mesmo com o desfalque de Michel Mendonça, e com o vice-campeonato de Marcas já garantido, os italianos não querem saber de corrida amistosa, e podem anunciar o piloto Nicola Fontanelli nesta última etapa, através da ALFA Clever Cats. Além dele, é cogitada a participação de Rangel Pierrot, pela equipe ALFA Test, no que seria sua única apresentação nesta edição. Entretanto, a Alfa Romeo preferiu não anunciar nada ainda.

Na BMW, a marca campeã e mais estável do campeonato, parece que não anunciará nada novo. Mas suas equipes não vêem a hora de entrar na pista. A BMW Schnitzer, que pôs a mão na taça por antecipação, pretende fechar com chave de ouro a temporada, enquanto a BMW Carly e a BMW Italy-Spain estão rigorosamente empatadas com 209 pontos nma terceira colocação, e travarão a disputa interna para ver quem fica com essa posição.

Buscando superar suas concorrentes, a VOLVO irá com força total para a etapa de Jacarepaguá. Eduardo Azeredo e Deco Ganecci esperam não ter imprevistos, para que possam somar pontos o suficiente e ganhar a terceira posição no Campeonato de Marcas, o que seria um grande feito, considerando que os suecos contrataram esta dupla apenas na reta final. Além disso, um carro da VOLVO Flash ainda está disponível, e Djalma Bereta anunciou que poderá finalmente pilotar no campeonato, o que seria de grande ajuda.

Fechando o quadro de marcas ativas, está a AUDI. Phelipe Baceiredo poderá participar desta etapa, enquanto Tiago Miguel, que fes sua estréia em Monza, corre para solucionar problemas em seu equipamento. Estes dois são a esperança dos alemães, que desejam terminar a complicada temporada em alta, quem sabe superando VOLVo ou até mesmo a SEAT.

Entrevistas pré-corrida

Na coletiva que antecede esta etapa de encerramento do F1BC II, em Jacarepaguá, fizemos algo diferente. Uma pergunta igual para todos os seis entrevistados, e também uma questão diferente. Uma interessante entrevista para avaliar os distintos pontos de vista de cada um, com o dobro de participantes que geralmente questionamos.

Carlos Zoro, conte-nos um pouco da sua experiência no campeonato F1BC II com os carros de turismo do Mod ETCC 2003.
Foi algo totalmente diferente de tudo que eu ja havia tentado! Tenho mais de 10 anos de experiência com formula 1, e algumas horas com Rally (haauhauha), mas turismo foi uma categoria que me surpreendeu, com a dificuldade nos acertos e na hora de guiar o carro. Ainda bem que me acostumei rapidamente com as mudanças, principalmente na velocidade. Isso foi bom pq consegui ótimos resultados, até consegui vencer antes do campeão e isso me deixou feliz pra k7. huahuahua.

Sua primeira corrida em Jacarépaguá. A expectativa pode atrapalhar seu rendimento?
Bem, eu acho que só vai me atrapalhar nos pontos de ultrapassagem, que eu ainda não conheço, mas eu gostei da pista, ela é bastante desafiadora…. infelizmente meu carro não teve um rendimento mto bom durante a semana, mas espero fazer boas voltas constantes, para garantir pelo menos um 3º lugar ou quem sabe um 2º.

Rodrigo Wizard, conte-nos um pouco da sua experiência no campeonato F1BC II com os carros de turismo do Mod ETCC 2003.
Foi uma experiência dramática, pois estou muito mais acostumado com os monopostos de alto desempenho. Uma preparação difícil, principalmente na exigência mental, pois a baixa velocidade no início não me emplogava, dava sono, tanto que cometi vários erros. Mas foi uma experiência válida.

Campeão pela terceira vez em 3 campeonatos disputados. Comente sobre o nível de dificuldade desse último, comparado aos outros.
Este foi sem dúvidas o mais complicado de todos. Desta vez, comecei o campeonato em desvantagem nos pontos, e tive três adversários diretos (Rafael Carvalho, Victor Cardoso e Michel Mendonça). O título por antecipação foi apenas porque os três tiveram faltas além dos descartes, caso contrário todos eles estariam disputando até o final.

Deco Ganecci, conte-nos um pouco da sua experiência no campeonato F1BC II com os carros de turismo do Mod ETCC 2003.
Não posso dizer muito, tive uma participação pequena no campeonato. O Mod me surpreendeu e pelo tempo fora que eu estive, sofri um bucado pra me acostumar com tudo. Ainda tem coisa que não estou bem.

Mesmo entrando no fim do campeonato, você conseguiu sentir o gostinho de pilotar um carro de turismo. Você participaria de um outro campeonato com esse Mod?
Olha, do Mod ETCC não. Não me acostumei, não gostei. Eu já havia corrido com os Porsche Carrera e tinha ido bem em vários testes feitos. Talvez eu possa correr em outro Mod de turismo, mas não no ETCC.

Fernando Passos, conte-nos um pouco da sua experiência no campeonato F1BC II com os carros de turismo do Mod ETCC 2003.
Nunca tinha realizado qualquer competição on line na minha vida, sendo assim qualquer posição pra mim já seria lucro. Mas fui mostrando evolução durante o campeonato e consegui 1 pole e uma vitória até o momento. Depois consegui me classificar constantemente entre os 4 primeiros colocados nas corridas, e olhando para trás nunca poderia imaginar uma situação dessas quando comecei.

Com o campeão já definido, você parte pra tentar conseguir a terceira posição no geral ou acha que vai ser muito difícil?
Certamente será um atrativo para mim,pois quando comecei no F1BCII somente desejava terminar as corridas. Mas agora estou em vistas de poder conquistar a 3ª colocação, sendo que a posição atual já está excelente. Para mim que sou novato e ficar atrás de nomes como Wizard,Michel,Kola,Victor e Fael todos com experiência comprovada em competições on line já é um prêmio pra mim. Como será uma prova muito dura, certamente terei enormes dificuldades mas…o que vier já está no lucro.

Eduardo Azeredo, conte-nos um pouco da sua experiência no campeonato F1BC II com os carros de turismo do Mod ETCC 2003.
Foi uma ótima experiência. A condução em carros de Turismo é bem diferente, exige um pouco mais de cautela nos movimentos já que puro reflexo nem sempre resolve. Enfim, é sempre interessante buscar novas experiências guiando o carro.

Tantos abandonos por causa de conexão desanimariam muitos, o que o leva a continuar?
Acho que a parceria, que apesar das brigas que acontecem de vez em quando, se sobressai. A gente acaba sempre conhecendo gente nova sem falar na diversão. Vale a pena correr atrás disso.

Rodrigo Miranda, conte-nos um pouco da sua experiência no campeonato F1BC II com os carros de turismo do Mod ETCC 2003.
Foi um ótimo campeonato, o mais organizado que participei, fiquei triste por ainda ser o unico paraense a correr e espero poder conhecer mais MODs to tipo. pq quem pilota anda até de cortador de grama!

Vai ser uma disputa apertada pelo 7º lugar entre você e mais 3 pilotos, Azeredo, Zoro e Dias caso todos participem. Você vem confiante no rendimento do carro?
Acho que os pontos ficarão com o Zoro, meu carro não está com um bom acerto e tenho rendimento de até 3 seg de diferença pros demais. Como sempre correr e não errar afim de ganhar posições!

O Evento

A classificação para o grid de largada já mostrava que a disputa seria enorme. Fernando Passos começou na liderança, depois Rodrigo Wizard marcou o melhor tempo. Faltando dez minutos, Rafael Carvalho baixou o tempo de ambos, e na volta seguinte ainda baixou seu próprio tempo. Então, nos cinco minutos finais, Wizard fez mais duas voltas e selou mais esta pole-position na carreira.

Classificação
1. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), 1:58.440
2. Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), 1:58.990
3. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), 1:59.334
4. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), 2:01.110
5. Daniel carvalho (SP/BMW Mamprey/A.Priaulx), 2:01.584
6. Eduardo Azeredo (RJ/VOLVO Art/R.Rydell), 2:01.893
7. Rodrigo Miranda (PA/BMW Maxrevs/D.Grebe), 2:03.438
8. Tiago Miguel (PR/AUDI Sport/R.Capello), 2:09.475

Os oito participantes foram então para a largada em server único. Rodrigo Wizard largou da pole, porém do lado sujo da pista, e a fila par fluiu melhor, com Carvalho e Passos ultrapassando o paulista. Na primeira curva, Rodrigo e Fernando disputaram posição, mas o carioca passeou pela grama e retornou bem no ponto de freada, causando um acidente entre três participantes: Rodrigo freou para não acertá-lo, enquanto Carlos Zoro acabou tocando por trás, e Rodrigo Miranda logo depois também acertou Zoro. Vale destacar que, ainda na primeira curva, Eduardo Azeredo deu um leve toque em Miranda, que por sua vez acabou tocando Daniel Carvalho, que rodou na pista e caiu para último.

Rafael Carvalho então passou a reinar tranquilo para mais uma vitória. Desta confusão, Fernando Passos se manteve em segundo, e Rodrigo Wizard em terceiro. Estes dois travaram uma boa disputa durante várias voltas. Um pouco mais atrás, Tiago Miguel rodou no final da reta oposta, e retornou ao traçado de forma perigosa, provocando uma batida de Daniel Carvalho em sua traseira. O piloto foi advertido pelos comissários de prova.

Rodrigo Wizard foi para cima de Fernando Passos e, ao final da reta oposta, fez um ataque arrojado demais, perdendo a freada e espalhando pela grama. Fernando seguiu o mesmo caminho para evitar uma colisão, e ambos voltaram nas mesmas posições. Duas curvas à frente, Passos cometeu um erro, e Wizard ultrapassou. A partir daí, o campeão abriu uma boa vantagem, mas já era tarde para alcançar Rafael Carvalho.

Race 1 – Final, 6 voltas
1. Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), 12:12.455
2. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 5.785
3. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), + 13.261
4. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), + 17.022
5. Eduardo Azeredo (RJ/VOLVO Art/R.Rydell), + 32.386
6. Rodrigo Miranda (PA/BMW Maxrevs/D.Grebe), + 45.866
7. Daniel Carvalho (SP/BMW Mamprey/A.Priaulx), + 56.851
8. Tiago Miguel (PR/AUDI Sport/R.Capello), + 1 volta
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard.

Agora com o grid invertido, Tiago Miguel partiu da pole-position, dividindo a primeira fila com Daniel Carvalho. Porém, logo na primeura curva Rafael Carvalho já era o primeiro, com Daniel em segundo, e Fernando em terceiro. Rodrigo Miranda freou muito cedo e Rodrigo Wizard o acertou por trás, fazendo o paraense rodar na frente de Carlos Zoro, ambos saindo da pista e retornando nas últimas posições. Na curva seguinte, Rafael tentou tomar o traçado ideal e tocou lado a lado com Daniel, enquanto Fernando freava um pouco mais tarde e acertou ambos, fazendo os dois BMW rodarem. A ordem então era Passos, Wizard, Azeredo, Miguel, R.Carvalho, Zoro, D.Carvalho e Miranda.

Três curvas adiante, Passos freou muito cedo, e levou o toque de Wizard por trás. O paulista ainda freou e sinalizou a devolução da posição, mas Passos retornou à pista fechando o paulista, deixando que Azeredo assumisse a liderança. Tiago Miguel ainda deu um toque em Wizard, que perdeu mais duas posições. Ao final da reta, mais dois incidentes, curiosamente protagonizados pelos dois pilotos que mais causaram acidentes na etapa. Fernando Passos colocou por dentro da curva mas deixou Azeredo sem pista, tendo de contornar com seu VOLVO pela grama. Já Tiago Miguel acertou a traseira de Rafael Carvalho, que também perdeu posições. Logo depois, tentou segurar Eduardo Azeredo, mas o carioca tocou em sua roda traseira esquerda, fazendo o paranaense dar uma bela capotagem!

Na última volta, Tiago Miguel tentou um zigue-zague para impedir a ultrapassagem de Carlos Zoro, mas não conseguiu e ainda foi advertido pelos comissários de prova. Próximo do fim, Rafael Carvalho forçou uma ultrapassagem para cima de seu companheiro de equipe (Zoro), mas como houve toque, o carioca devolveu a posição.Isso fez com que Rafael perdesse por um ponto a quarta posição no campeonato. Passos venceu, com Daniel e Eduardo completando o pódio.

Race 2 – Final, 3 voltas
1. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), 6:16.408
2. Daniel Carvalho (SP/BMW Mamprey/A.Priaulx), + 8.135
3. Eduardo Azeredo (RJ/VOLVO Art/R.Rydell), + 15.963
4. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 16.074
5. Rodrigo Miranda (PA/BMW Maxrevs/D.Grebe), + 22.383
6. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), + 33.930
7. Tiago Miguel (PR/AUDI Sport/R.Capello), + 42.610
8. Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), + 44.969
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard.

Entrevistas pós-corrida

Diferente da maioria das etapas, este encerramento de Jacarepaguá teve dois pódios bastante ecléticos, que resultaram em cinco pilotos diferentes subindo nos lugares de honra das duas provas, dos oito competidores presentes. Rafael Carvalho, Eduardo Azeredo, Fernando Passos, Daniel Carvalho e Rodrigo Wizard são os entrevistados de hoje.

Fernando Passos, uma primeira corrida bem disputada com o Wizard até o fim, satisfeito com o 3º lugar ou você tinha chance de faturar a 2ª posição?
Bom…novamente tive uma disputa excelente com o Wiz com muito Fairplay,pois nos respeitamos novamente. Acredito que o 3º lugar seria o máximo mesmo tanto q quando ele me passou abriu uma larga vantagem.

Após uma feia capotagem na primeira tentativa da segunda corrida, uma grande re-largada e uma linda vitória, feliz com o resultado? (uahuhahua)
A capotagem não tive como evitar a batida no Zoro,pois seu carro rodou na minha frente. A relargada foi show onde consegui colocar um ritmo forte e pude administrar…então estou muito satisfeito de seu o ultimo vencedor do F1BC 2. Espero contar com os pontos para o campeonato e terminar entre os 5 melhores.

Rafael Carvalho, após várias corridas fora, voltar vencendo é um grande feito. Qual foi a sensação de ganhar assim?
Obviamente fiquei feliz, mas sei q ficou mais facil porque o wizard não forçou. Isso faz perder um pouco a graça, além do que, não poderia fazer melhor do que o 4º lugar no campeonato.

Na segunda corrida você acabou ficando para trás e no final acabou tocando com seu companheiro de equipe, Carlos Zoro. Qual a sua visão da segunda corrida?
Na primeira largada eu fiquei bem animado depois da primeira curva, pois consegui sair lá de trás e tomar a ponta, mas infelizmente houve relargada. Na segunda eu também tinha ido pra ponta no fim da primeira curva, mas fui prejudicado depois de um toque do Eduardo e, ainda na primeira volta, ter levado uma forte batida do Thiago, que tirou de vez as minhas chances. Mas tudo bem, em relação ao campeonato eu consegui tudo que cabia a mim nessa etapa. E meu acidente com o zoro foi brincadeira entre amigos(risos), ele vai explicar melhor.

Eduardo Azeredo, descreva para nós a conturbada primeira etapa de Jacarépaguá.
A largada foi bem confusa e eu dei sorte com a minha largada fraca, curiosamente. Assim eu fiquei um pouco longe do bolo e consegui escapar das consfusões nas duas primeiras curvas. Depois acabei perdendo a concentração e a rodada me custou a quarta posição. As voltas finais foram empolgantes por alcançar o Zoro, mas o erro em seguida foi uma ducha de água fria. Enfim, uma corrida bem interessante

Na segunda corrida você chegou a liderar por alguns instantes e acabou chegando em terceiro. O que o fez cair de 1º para 3º?
O azar de ter um piloto talentoso cometendo seus lapsos justamente na minha traseira. Wizard e Passos disputavam a ponta antes de entrar na reta principal e eu vi ali a chance. Forcei tudo e entrei na reta oposta liderando. Só que o Passos vinha mais rápido. Deixei a parte de dentro da curva seguinte para ele, mas a freada do Passos não foi das melhores e sobrou para mim. Como resultado um passeio fabuloso pela caixa de brita.

Daniel Carvalho, a primeira corrida acabou tendo alguns toques e você acabou se evolvendo também. Sua corrida foi claramente prejudicada. Comente sobre ela.
Bom… sabia q vencer seria difícil, mas um bom resultado era possível … larguei com a intenção de manter a minha posição , mas na primeira curva fui tocado e acabei rodando ficando muito longe de todos ,com o carro muito avariado devido a batida forte… não tive condições de um resultado melhor

Você conseguiu tirar proveito dos acidentes na segunda parte e conseguiu uma grande segunda colocação. Fale sobre sua disputa com Passos e Azeredo.
Iniciou-se a segunda bateria e fiquei novamente para trás dessa vez devido uma má largada e uma batida com um carro q rodou na minhã frente , pensei em abandonar mas continuei foi qdo algumas curvas a frente todos se acidentaram e eu passei assumindo a a segunda posição . sabia q o passos estava num rítimo forte então pensei apenas em garantir o pódio, Azeredo me pressionou um pouco mas acabou errando e assim pude completar a prova.

Rodrigo Wizard, mesmo com o campeonato já decidido, você achou que essa foi uma etapa bem disputada?
Essa foi uma etapa bem disputada, sem dúvidas, pois o Rafael Carvalho voltou para tentar um resultado que o colocasse entre os quatro primeiros, e o Fernando Passos veio na mesma intenção, e todos ali tentavam melhorar posições no campeonato. Eu era a única exceção, estava correndo por prazer mesmo.

O que aconteceu na segunda etapa, que você acabou ficando fora do pódio?
Não sei exatamente o que aconteceu na segunda corrida. A largada foi bem movimentada, e eu recebi um toque por trás e acabei não tendo chances de vencer. Poderia ainda ultrapassar o Eduardo para ganhar a terceira colocação, mas me afobei no final da reta oposta e atravessei completamente, então achei melhor não arriscar mais.

Fim de ano, época de comemoração e festa com a família ou você vai se focar no próximo campeonato já?
Eu quero descansar um pouco, mas como um dos organizadores do próximo campeonato, já começo a me focar nesse sentido. A pilotagem eu deixarem para depois, sem muita pressa quanto a isso.

Análise final do Campeonato

Terminou o F1BC 2, e a Classificação Final agora é oficialmente divulgada. Durante pouco mais de dois meses, os pilotos se esforçaram para fazer seu melhor na busca de uma boa colocação neste momento tão esperado. Alguns começaram bem, outros reagiram no decorrer da temporada, mas todos tiveram seus méritos. Confira como ficaram as quatro tabelas.

Campeonato de Pilotos: E deu Rodrigo Wizard, de novo. Mas como o próprio afirma, este foi o campeonato mais difícil no F1BC. O paulista começou a temporada com alguns segundos lugares, abandonos imprevistos, e teve de se recuperar com muita regularidade. Durante todo o campeonato, foram basicamente três adversários principais, porém em diferentes momentos da disputa.

Quem largou na frente no campeonato foi Victor Cardoso, e uma etapa depois foi a vez de Rafael Carvalho assumir a ponta. Os dois cariocas travaram boas disputas pela liderança, e só tiveram a companhia de Rodrigo Wizard na briga pelo título a partir da terceira etapa, quando ambos escorregaram e permitiram tal aproximação.

Quem começou atrasado na luta pelo título foi Michel Mendonça. O capixaba perdeu as duas primeiras etapas, e logo de cara as descartou no sistema de classificação (onde os três piores resultados eram desconsiderados). A partir daí, vários pódios e a presença total de Michel era necessária. Ele cumpriu este objetivo, até a última etapa, quando teve de se ausentar e acabou ficando com o vice.

Entre os que apostaram na regularidade, estão mais três pilotos. O mais bem-sucedido deste grupo foi Sergio Kolachinski, que pontuou em oito das nove etapas que participou, e acabou não disputando as duas últimas, mas ainda assim somava pontos devido a regra dos descartes, fechando a temporada em terceiro! Já Fernando Passos teve uma temporada de altos e baixos, impressionando com suas performances, mas deixando de pontuar em outras ocasiões, algumas vezes se envolvendo em acidentes, o que lhe garantiu a quarta colocação ao final. Enquanto isso, Eduardo Azeredo também fazia sua temporada de altos e baixos, muitas vezes prejudicado por sua própria conexão, abandonando muitas vezes sem nem conseguir largar, somando pontos o suficiente para terminar na sétima posição.

Quem apareceu na oitava colocação, após uma tremenda reação,foi Carlos Zoro. Entrando na competição apenas na sexta etapa, o catarinense mostrou uma rápida adaptação e logo estava disputando pódios, somando muitos pontos em uma intensa metade de temporada. Ele conseguiu superar, por exemplo, Rodrigo Miranda, que fez também seis etapas e pontuou em todas elas, mas não o suficiente para passar da nona posição. Quem também correu seis finais de semana e pontuou em todas as provas foi Sidney Dias, sempre com carros inferiores aos de ponta, mas somando 81 pontos e terminando no top 10 da tabela.

Entre os backmakers, destacamos aqueles que conseguiram ao menos um pódio. O primeiro deles foi Fernando Rodrigues, que venceu a segunda prova de Enna Pergusa, mas teve problemas em seu PC e se ausentou do restante da competição. Daniel Carvalho também fez bonito, e acumulou dois pódios – em Imola e Jacarepaguá – durante as três etapas em que esteve presente, e terminando na 11ª posição final.

1. Rodrigo Wizard, 218 (252)
2. Michel Mendonça, 189 (189)
3. Sérgio Kolachinski, 159 (159)
4. Fernando Passos, 144 (144)
5. Rafael Carvalho, 143 (143)
6. Victor Cardoso, 124 (124)
7. Eduardo Azeredo, 113 (113)
8. Carlos Zoro, 105 (105)
9. Rodrigo Miranda, 100 (100)
10. Sidney Dias, 81 (81)
11. Daniel Carvalho, 64 (64)
12. Rodrigo Dias, 36 (36)
13. Cassius Naves, 32 (32)
14. Fernando Rodrigues, 23 (23)
15. Deco Ganecci, 21 (21)
16. Tiago Miguel, 20 (20)
17. Lucas Sena, 19 (19)
18. Ogue Brito, 19 (19)
19. Alan Tavares, 11 (11)
20. Huggo Aquino, 8 (8)
21. Thiago Tavares, 8 (8)

Campeonato de Equipes: Campeã com certa folga, a BMW Schnitzer teve um planejamento ideal para isso. Rodrigo Wizard e Victor Cardoso começaram com dobradinha o campeonato, e desde então sempre somou muitos pontos com esta dupla. O título só esteve ameaçado quando Victor parou de aparecer durante as etapas, mas as demais equipes não souberam aproveitar a chance

A ALFA Autodelta bem que tentou, mas não conseguiu. Os italianos garantiram o vice-campeonato após contratarem Michel Mendonça e Fernando Passos, que ofereciam certa resistência e uma divisão semelhantes de pontos a da equipe campeã. Ao final, algumas faltas e problemas na equipe trataram de tirar as chances de título.

A briga pela terceira posição ficou com dois fortíssimos trios. A BMW Italy-Spain, com Rodrigo Carvalho, Carlos Zoro e Cassius Naves se saiu melhor e derrotou a BMW Carly, de Sergio Kolachinski, Fernando Rodrigues e Rodrigo Dias. Ambas as escuderias chegaram até a última etapa empatadas com 209 pontos, mas a Carly já não podia contar com seus pilotos, todos com problemas de indisponibilidade.

Na quinta colocação, uma boa surpresa. A BMW Mamprey, com apenas um carro, foi capaz de somar 107 pontos e superar diversas duplas e até mesmo trios. A fórmula para isso foi uma constante temporada, no inpicio contando com Eduardo Azeredo, e ao final contratando Daniel Carvalho, que não deixou o nível da equipe cair. A BMW Redline, da dupla Sidney Dias e Cassius Naves, conseguiu pontuações consistentes nas etapas em que disputou, mas algumas ausências foram sentidas e a sexta colocação foi o máximo que conseguiram atingir.

A sétima colocação ficou com a VOLVO Art, na empreitada do ano. A equipe sueca começou uma mobilização chamando a atenção da imprensa, e logo conseguiu contratar dois experientes pilotos. Eduardo Azeredo e Deco Ganecci fizeram as últimas etapas pela equipe, e somaram pontos até ultrapassarem outras equipes que tentavam o mesmo. A BMW Maxrevs também obteve destaque, com uma oitava posição baseada na contratação de Rodrigo Miranda na segunda metade do campeonato.

A decepção ficou por conta da SEAT Sport. Os espanhóis contaram com Rodrigo Miranda, Alan Tavares, Thiago Tavares e Ogue Brito nas primeiras provas, mas o carro se mostrou tão ineficiente que o time perdeu todos os seus pilotos para equipes concorrentes, resultando em uma fraca nona posição na tabela. Fechando o Top 10 está a ALFA Clever Cats, que em apenas uma etapa (Imola) somou incríveis 44 pontos com Daniel Carvalho e Lucas Sena.

1. BMW Schnitzer, 376 pontos
2. ALFA Autodelta, 305
3. BMW Italy-Spain, 254
4. BMW Carly, 209
5. BMW Mamprey, 107
6. BMW Redline, 94
7. VOLVO Art, 66
8. BMW Maxrevs, 65
9. SEAT Sport, 59
10. ALFA Clever Cats, 44
11. AUDI Sport, 38
12. SKODA Autospektrum, 9
13. ALFA Reoboots, 8

Campeonato de Marcas: A BMW ultrapassou a marca dos mil pontos e chegou a 1.100 cravados, em uma massacrante temporada que contou com suas seis equipes pontuando. A ALFA ROMEO ficou com o vice-campeonato, mesmo podendo mostrar reação, pois muitos pilotos não se sentiram atraídos pelos carros italianos de tração dianteira.

A terceira colocação ficou com a surpreendente VOLVO, que no início do campeonato dava pinta de que seria um fracasso, mas fez um bom marketing para atrair pilotos e ao final virou o jogo contra escuderias como SEAT, que só impressionou no começo, e a AUDI, que durante os dois meses ficou garimpando em busca de novos pilotos ativos, mas sem sucesso.

1. BMW, 1100 pontos
2. ALFA ROMEO, 357
3. VOLVO, 66
4. SEAT, 59
5. AUDI, 38
6. SKODA, 9

Campeonato de Estados: O Rio de Janeiro conquistou este título com muitos méritos, contando com nada menos que Fernando Passos (4°), Rafael carvalho (5°), Victor Cardoso (6°), Eduardo Azeredo (7°) e Lucas Sena (17°) na soma dos pontos, que deixaram todos os outros estados bem para trás. São Paulo, com Rodrigo Wizard (1°), Sidney Dias (10°), Daniel Carvalho (11°) e Deco Ganecci (15°) ainda poderia buscar uma reação no final, mas dois deles não estiveram ativos na reta final.

A briga pela terceira colocação foi apertada, com o Paraná de Sergio Kolachinski (3°) e Rodrigo Dias (12°) superando o Espírito Santo, de Michel Mendonça, que surpreendeu por contar com apenas um piloto. O Pará, que entrou com quatro inscritos, teve apenas Rodrigo Miranda (9°) como defensor maior, já que Ogue Brito (18°), Alan Tavares (19°) e Thiago Tavares (21°) somaram poucos pontos e participaram em poucas etapas.

1. Rio de Janeiro, 542 pontos
2. São Paulo, 420
3. Paraná, 215
4. Espirito Santo, 189
5. Pará, 138
6. Santa Catarina, 105
7. Minas Gerais, 32
8. Bahia, 23
9. Pernambuco, 8