Mar de Ajó
F1BC Turismo Challenge 2012/3 @ Mar de Ajó
O penúltimo final de semana de novembro começou agitado no F1BC. Com uma prova bem movimentada e dramática com o desgaste de pneus e combustível em Mar de Ajó, os pilotos da Turismo Challenge se divertiram no sábado (17), e viram Diego Nogueira vencer e assumir a liderança do campeonato, enquanto Ciro Nishimura abandonou com problemas.
Diego Nogueira marcou o ponto bônus pela volta mais rápida, enquanto Giulio e Thiago Borlenghi mostraram velocidade, mesmo chegando na segunda metade do campeonato. Destaque para a estreia de Bruno Barbugli, Leandro Briquezi e Giovanni Borlenghi. O grid foi formado pela inversão do resultado anterior, o que significou a pole position de Douglas Chiara, seguido por Dionatan Machado, Sergio Kolachinski, Sandro Nocera, Fernando Passos, Victor Miranda, Gean Celso, Ciro Nishimura, Diego Nogueira, Renato Chiara, Luiz Bezerra e os demais que se ausentaram em Hamilton.
Classificação
1 Diego Nogueira (Sinister Race Team ), 1:29.777
2 Giulio Borlenghi (Pegoraros Racing ), 1:30.003
3 Thiago Borlenghi (Pegoraros Racing ), 1:30.240
4 Bruno Barbugli (Grip Racing ), 1:30.315
5 Gean Celso (Sinister Race Team ), 1:30.395
6 Renato Chiara Jr (Escuderia Chiara ), 1:30.414
7 Fernando Passos (Overmind Racing ), 1:30.495
8 Douglas Chiara (Escuderia Chiara ), 1:30.527
9 Sandro Nocera (4Brothers Motorsport ), 1:30.586
10 Sergio Kolachinski (Overmind Racing ), 1:30.647
11 Leandro Briquezi (F1BC Carro Base ), 1:30.732
12 Julio Cezar (Sinister Race Team ), 1:30.840
13 Luis Bezerra (Delux ), 1:31.739
14 Giovanni Borlenghi (Pegoraros Racing ), 1:32.211
15 Fernando Ferreira (Midiasom Racing ), 1:32.977
16 Victor Miranda (Pegoraros Racing ), sem tempo
17 Ciro Nishimura (Sinister Race Team ), sem tempo
18 Dionatan Machado (Delux ), sem tempo
Com ótima largada, Dionatan Machado manteve a ponta, com Douglas Chiara em segundo, seguido por Sandro Nocera, Fernando Passos, Victor Miranda, Ciro Nishimura e Diego Nogueira - estes dois mais uma vez ganhando posições rapidamente. As disputas tomavam forma com frequência, e todos tinham um ritmo parecido neste veloz circuito de Mar de Ajó.
O primeiro incidente foi entre Victor Miranda, Sandro Nocera e Ciro Nishimura, com o piloto da Pegoraros Racing levando a pior e caindo para o 13º lugar. Mas o destino de Nishimura também seria frustrante: o representante da Sinister teve problemas de conexão e abandonou a etapa, e ficou a mercê dos resultados de Diego Nogueira para saber se perderia também a liderança no campeonato.
Assim que Passos assumiu a segunda posição, a prova ficou uma loucura com o pelotão cada vez mais compacto. Nishimura não conseguia se livrar do piloto da Overmind Racing, que dava o troco a cada tentativa do japonês voador. Nogueira, Nocera, Celso e Kolachinski acompanhavam de camarote, enquanto Miranda já se reaproximava com um excelente ritmo.
Bruno Barbugli fazia sua estreia na Turismo Challenge e logo mostrava personalidade ao ser o único optando pela estratégia de duas paradas. E quem ficou para apenas um pit stop, na metade da prova, sofreu: Machado perdeu a liderança próximo da entrada dos boxes para Nogueira, enquanto Passos e Kolachinski furaram seus pneus dianteiro esquerdos na penúltima curva. Nogueira e Celso foram mais longe e seguiram uma volta adicional na pista, e o prório Gean também pagou caro com um furo de pneu.
Após todos os reabastecimentos e trocas de pneus completados na metade dos 50 minutos, Victor Miranda apareceu na liderança, colhendo os frutos de ter controlado bem o desgaste dos pneus. Nogueira, Machado e Nocera apareceram em seguida, com Barbugli - que ainda deveria parar mais uma vez - em quinto. Com Nishimura fora da prova, Nogueira acelerava forte para se aproximar de Miranda. Mas o drama do final estava por vir.
Na penúltima volta, Victor escapou no trecho mais lento do circuito e perdeu a liderança para Diego, que abriu o giro final na frente. Mas os pilotos não estavam preparados para esta volta a mais, aberta nos segundos finais, e muitos começaram a se arrastar na pista praticamente sem pneus e combustível. Fernando, Sergio, Douglas, Renato, e Leandro fizeram uma parada adicional. Victor, Sandro e Julio passaram pela linha de chegada lentos sem combustível. E Machado, Barbugli, e Celso não tiveram problemas e ganharam posições.
Tudo isso resultou na vitória de Diego Nogueira, em uma grande apresentação que lhe rendeu 51 pontos e a nova liderança do campeonato com 198 na soma, contra os 180 de Ciro Nishimura, que abandonou em Mar de Ajó.
Dionatan Machado conquistou o segundo lugar, com Victor Miranda fechando o pódio após uma bela recuperação. gean Celso, Sandro Nocera, Julio Cezar e Fernando Passos completaram os sete primeiros, de 16 que receberam a bandeira quadriculada. Entre estes, Passos (127 pontos), Celso (122), e Machado (100) ainda têm chances de título, a duas etapas do final.
A Sinister Race Team conquistou por antecipação o título entre as equipes, com o quarteto formado por Diego Nogueira, Ciro Nishimura, Gean Celso e Julio Cezar, abrindo os mais de 316 pontos necessários em relação às demais para conquistar isso a duas etapas do fim. Delux Sports Racing, Overmind Racing e Pegoraros Racing são as mais fortes na briga pelo vice.
A próxima etapa da Turismo Challenge será no sábado do dia 1º de dezembro, no circuito virtual de Oschersleben, a partir das 15h30 (horário de Brasília), em transmissão ao vivo no site www.f1bc.com, que ainda fornece todos os resultados, classificação, informações e VTs das etapas desta e de suas outras 17 categorias.
O F1BC tem o patrocínio de Chiara Guitar Shop, Game Place, Cockpit Extreme Racing, NRT Servers, Pontebill Miniaturas, Mainroute, e o apoio de F1Mania, F1-Brasil, e LiveRacers.
Final, 50 minutos
1 Diego Nogueira (Sinister Race Team ), 33 voltas
2 Dionatan Machado (Delux ), +0:12.335
3 Victor Miranda (Pegoraros Racing ), +0:13.712
4 Gean Celso (Sinister Race Team ), +0:17.566
5 Sandro Nocera (4Brothers Motorsport ), +0:33.888
6 Julio Cezar (Sinister Race Team ), +0:39.943
7 Fernando Passos (Overmind Racing ), +0:48.733
8 Renato Chiara Jr (Escuderia Chiara ), +0:49.170
9 Bruno Barbugli (Grip Racing ), +0:39.773 [+15s]
10 Leandro Briquezi (F1BC Carro Base ), +1:17.584
11 Douglas Chiara (Escuderia Chiara ), +1:17.659
12 Fernando Ferreira (Midiasom Racing ), +1:17.867
13 Sergio Kolachinski (Overmind Racing ), +1 voltas
14 Giulio Borlenghi (Pegoraros Racing ), +1 voltas
15 Thiago Borlenghi (Pegoraros Racing ), +1 voltas [+35s]
16 Giovanni Borlenghi (Pegoraros Racing ), +4 voltas [+30s]
-- Ciro Nishimura (Sinister Race Team ), Abandono (13)
-- Luis Bezerra (Delux ), Abandono (8)
Volta mais rapida: Bruno Barbugli, 1:30.207
Penalizações desta etapa cumpridas
00:56 T.Borlenghi +30s, contato/retorno/forçada causando perda de mais de 5 segundos (1)
01:00 B.Barbugli +15s, contato/retorno/forçada causando perda de menos de 5 segundos (1)
03:34 T.Borlenghi +5s, contato/retorno/forçada causando perda de menos de 5 segundos (2)
48:34 Gio.Borlenghi +30s, dificultou ultrapassagem quando em posição de retardatário (31)
Penalizações desta etapa descartadas
02:57 C.Nishimura +15s, contato/retorno/forçada causando perda de mais de 5 segundos (2)
