Shanghai
F1BC Formula Pro 2013/1 @ Shanghai
A decisão da Formula Pro ficou para a noite de domingo (21/04), no circuito virtual de Shanghai. Marcada como a decisão mais emocionante dos últimos tempos, a prova teve como vencedor um consciente e rápido Diego Nogueira, mas com o título ficando com Rafael Cozzi, superando todos os seus cinco adversários na disputa pelo caneco.
No treino classificatório, a pole position foi marcada pelo veloz Diego Nogueira, que não deu chance aos adversários e marcou o ponto bônus, além de largar na posição de honra. Com os tempos anotados pelos dois pilotos, quem apareceu na segunda posição foi Sergio Fujii, formando uma primeira fila da Sinister. Gabriel Medeiros e Ciro Nishimura formaram a terceira fila, com Rafael Cozzi, Diogo Oliveira, Romulo Silveira, Mohamad Mourad, Yoichi Uehara e Daniel Maloni completando os dez carros mais rápidos do último qualifying. Foram 17 os participantes em Shanghai, concluindo uma ótima média de participação na primeira temporada de 2013.
Classificação
1 Diego Nogueira (Sinister), 1:33.754
2 Sergio Fujii (Sinister), 1:33.772
3 Gabriel Medeiros (MidiaSom), 1:34.062
4 Ciro Nishimura (Sinister), 1:34.090
5 Rafael Cozzi (Chiara), 1:34.159
6 Diogo Oliveira (Chiara), 1:34.339
7 Romulo Silveira (Grip), 1:34.521
8 Mohamad Mourad (MidiaSom), 1:35.519
9 Yoichi Uehara (Grip), 1:35.616
10 Daniel Maloni (Chiara), 1:35.737
11 Gabryel Ribeiro (Pro Drivers), 1:35.914
12 Andre Cozza (Pro Drivers), 1:35.948
13 Julio Cezar (Sinister), Sem tempo
14 Lucas Periotto (Chiara), Sem tempo
15 Gean Celso (Sinister), Sem tempo
16 Wesley Regis (Delux), Sem tempo
17 Thiago Barbosa (Sinister), Sem tempo
Na largada, os pilotos partiram todos de pneus duros para os 50 minutos finais do campeonato, fazendo o complicadíssimo caracol inicial muito bem. Pior para Lucas Periotto, o único piloto a se dar mal no início da etapa. Outro piloto se daria mal ainda na primeira volta, sendo Sergio Fujii, destracionando em uma retomada do segundo setor e caindo para o fim do grid. Quem aparecia bem no fim da primeira volta era Thiago Barbosa, já com a 8ª posição, em uma arrancada espetacular. Diego Nogueira começava a acelerar forte e abria vantagem para o segundo colocado Ciro Nishimura, que ainda perderia a posição para Diogo Oliveira nos primeiros dez minutos de prova. Nos próximos giros, o piloto da Escuderia Chiara faria seguidas voltas rápidas, reduzindo a diferença do líder para menos de dois segundos.
Faltando 40 minutos para o fim, a classificação apontava Nogueira, Oliveira, Nishimura, Cozzi, Uehara, Barbosa, Medeiros, Maloni, Fujii, Mourad, Periotto, Ribeiro, Regis, Cezar, Celso, Cozza e Silveira, todos separados por menos de 35 segundos, mostrando um ritmo bem parelho entre todos os carros do grid. Na oitava volta foi a vez de Thiago Barbosa se perder no mesmo ponto de seu companheiro Sergio Fujii e cair para a 11ª posição. Fujii, por sua vez, já aparecia em uma incrível sexta posição, com grandes ultrapassagens ao longo dos minutos anteriores.
Faltando meia hora para a bandeirada, Nogueira aparecia com os mesmos dois segundos de vantagem para Oliveira, ambos com ritmos extremamente parecidos. Nishimura vinha em terceiro, seguido de Cozzi, Uehara, Fujii, Medeiros, Maloni, Mourad e Periotto. O último viria para os boxes no fechamento da décima volta, mostrando que os demais também estavam em fim de stint. Assim como Periotto, quase que todos os pilotos optaram por manter os pneus duros no segundo stint. Contrariando seus adversários, Oliveira, Cozzi e Uehara ficaram mais tempo na pista, parando quase na metade da prova.
A menos de 20 minutos do fim, a liderança permanecia nas mãos de Diego Nogueira, que tinha mais de seis segundos para o segundo colocado, que a partir da vigésima volta, era Diogo Oliveira, que em sua estratégia de utilizar dois compostos supermacios nas duas paradas, vinha forte e tirava muito para o líder. Com o ponto bônus da volta mais rápida e o líder do campeonato na sexta posição, a ultrapassagem e os 50 pontos da vitória significariam o título para Oliveira.
Após a última parada de todos os pilotos, as posições se mantinham as mesmas, mas com a vantagem do líder para o segundo colocado em quatro segundos. Para Oliveira a conta era simples, ultrapassar Nogueira e vencer a prova. Enquanto isso, Cozzi seguia na sexta posição, paras virando seguidas voltas mais rápidas e garantindo ao menos o empate na pontuação com Oliveira, mesmo que seu companheiro de equipe vencesse a prova, levando o título nos critérios de desempate. Faltando pouco menos de três minutos para o fim, todos os 17 carros que alinharam no grid de largada mantinham-se na prova, em uma final de campeonato espetacular. Sergio Fujii vinha bem na quarta posição e se aproximando muito de Ciro Nishimura, criando uma provável briga pela última posição do pódio.
E após 30 voltas no circuito chinês, a vitória ficou mesmo com Diego Nogueira, em uma exibição de gala, subindo no degrau mais alto do pódio com todos os méritos. Diogo Oliveira fechou na segunda posição depois de uma corrida extremamente complicada e garantiu o vice-campeonato, já que mesmo com toda a sua garra, Rafael Cozzi segurou as pontas na sexta posição e ficou com o título da categoria máxima do clube F1BC. Ciro Nishimura segurou os fortes ataques de Sergio Fujii no finzinho e confirmou o terceiro lugar, fechando o pódio da etapa.
Com o fim do campeonato, a classificação apontou o novo campeão, já conhecido por todos os pilotos do clube. Rafael Cozzi chegou aos 218 pontos com sua sexta posição na última etapa e confirmou o título, nove pontos à frente de seu companheiro de equipe e vice-campeão Diogo Oliveira. Um feito para ser comemorado por muito tempo pela Escuderia Chiara, já que a tradicional equipe enfrentou a equipe mais vitoriosa da atualidade, com seu quarteto que dominou as posições seguintes da tabela. Ciro Nishimura foi o terceiro com 197 pontos, mesmo número de Sergio Fujii, levando a decisão para os critérios de desempate. Entre as equipes, título com sobra da Sinister Race Team, que com mais uma grande exibição na temporada finalizou o campeonato com 680 pontos. A vice-campeã foi a Escuderia Chiara, que fechou o campeonato com 506 pontos, muito à frente da terceira colocada Grip Racing, fechando com 198 pontos.
O clube F1BC parabeniza o piloto Rafael Cozzi e a Sinister Race Team pelos títulos de pilotos e equipes. A Formula Pro entra em recesso e retornará no próximo mês, dia 26/05, no circuito virtual de Barcelona, a partir das 21h30 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo no site www.f1bc.com, que ainda fornece todos os resultados, classificação, informações e VTs das etapas desta e de suas outras 12 categorias.
O F1BC tem o patrocínio de Chiara Guitar Shop, Cockpit Extreme Racing, NRT Servers, Mainroute, e o apoio de F1Mania, F1-Brasil, LiveRacers e Pezzolo.TV.
Final, 50 minutos
1 Diego Nogueira (Sinister), 30 voltas
2 Diogo Oliveira (Chiara), +0:02.934
3 Ciro Nishimura (Sinister), +0:07.003
4 Sergio Fujii (Sinister), +0:08.490
5 Yoichi Uehara (Grip), +0:17.275
6 Rafael Cozzi (Chiara), +0:17.819
7 Romulo Silveira (Grip), +0:44.877
8 Lucas Periotto (Chiara), +1:09.086
9 Gabriel Medeiros (MidiaSom), +1:09.791
10 Daniel Maloni (Chiara), +1:10.555
11 Andre Cozza (Pro Drivers), +1:12.148
12 Mohamad Mourad (MidiaSom), +1:24.190
13 Julio Cezar (Sinister), +1:25.790 [+15s]
14 Thiago Barbosa (Sinister), +0:45.012 [+60s]
15 Gabryel Ribeiro (Pro Drivers), +1 volta
16 Wesley Regis (Delux), +1 volta
17 Gean Celso (Sinister), Abandono (28)
Volta mais rápida: Rafael Cozzi, 1:36.189
Penalizações desta etapa cumpridas
13:20 J.Cezar +15s, contato/retorno/forçada causando perda de mais de 5 segundos (8)
51:48 T.Barbosa +60s, contato/retorno/forçada causando danos que obriguem reparo imediato (30)
