Resultado

Buddh

Formula Junior

F1BC Formula Junior 2013/3 @ Buddh

Tempos acirrados na classificação, intensas disputas, erros de estratégia e muitas surpresas, seria esse um breve resumo da quinta etapa da F1 Mania Formula Junior, realizada no circuito indiano de Buddh. O pole position Renan Azeredo abandonando por problemas de equipamento logo na terceira curva e Alan Lopez apresentando um ótimo ritmo para faturar a sua primeira vitória no clube F1BC, com Fabio Marques na segunda e Fernando Tumushi na terceira fechando o três primeiros colocados.

A pole position foi uma das mais disputadas dessa temporada. Pouco mais de 0s1 décimo de segundo separando o primeiro colocado Renan Azeredo do segundo Alan Lopez e o terceiro Fabio Marques. Na quarta Fernando Tumushi, quinto João Schubert, sexto Carlos Verri, sétimo Anderson Garcia, oitavo Danyel Albuquerque, nono Geovane Carvalho e o décimo Anderson Lopes, fechando o top-10. Confira o grid completo:

Classificação

1 Renan Azeredo (Black Wings), 2:00.294

2 Alan Lopez (KAMF), 2:00.433

3 Fabio Marques (Black Wings), 2:00.528

4 Fernando Tumushi (KAMF), 2:00.789

5 Joao Schubert (Torresmo), 2:02.106

6 Carlos Verri (KAMF), 2:02.468

7 Anderson Garcia (Torresmo), 2:02.780

8 Danyel Albuquerque (Grip), 2:02.898

9 Geovane Carvalho (Spyker), 2:02.902

10 Anderson Lopes (KAMF), 2:02.927

11 Fabio Ferelli (KAMF), 2:03.463

12 Daniel Paulo (Grip), 2:04.678

13 Aldemir Rella (MidiaSom), 2:05.207

14 Alex Couri (Torresmo), 2:06.464

15 Gilson Junior (Vortex), 2:08.236

-- Geovane Carvalho (Spyker), sem tempo

-- Paulo Eduardo (Grip), sem tempo

Ao ser dada a largada, Renan Azeredo pula na ponta e indicava que dominaria a etapa, afinal seus rivais diretos Fernando Tumushi largou da quarta colocação e Paulo Eduardo não marcou tempo e largava da última colocação. Tudo indicava mas não concretizava a vitória de Renan; ao contornar a terceira curva do circuito o piloto da Black Wings tem problemas de conexão e abandona a etapa, abrindo espaço para os demais pilotos brigarem pela vitória, entre eles Alan Lopez da KAMF Racing e que sentia a pressão do restante do grid a cada curva do circuito.

Algumas voltas se passaram e as brigas continuavam intensas em cada perímetro do traçado. Paulo Eduardo que largara de último já figurava entre os ponteiros da prova e mostrava que estava disposto a levar a vitória que lhe escapou por entre os dedos em Suzuka, devido também a um problema de conexão. Quem agradecia as disputas era Alan Lopez, que volta a volta aumentava a sua vantagem para o restante do grid.

Com menos de metade da prova foi vista a primeira parada para a troca obrigatória de pneus. Paulo Eduardo numa ousada estratégia, arriscou fazer duas paradas, sendo que nas últimas provas os líderes realizavam apenas uma. Os compostos disponíveis para essa etapa eram o Macio e o Médio, ambos com um desgaste significativo em decorrência do traçado de Buddh.

E quase que sincronizado, na metade da prova os pilotos tomara a direção dos boxes para realizaram as trocas de compostos. Nenhuma mudança significativa foi vista. Alan Lopez continuava impondo forte ritmo perante aos concorrentes, que tentavam a aproximação sem sucesso.

Mesmo que em pequeno número, alguns pilotos resistiram em ficar algumas voltas a mais na pista, para quem sabe levar a sorte e ganhar algumas posições. Mas tal situação era delicada, afinal os compostos estavam extremamente desgastados, levando os pilotos a poupar os pneus.

Um ponto importante à se destacar é o diminuto número de abandonos na etapa, dando a clara expressão de que os pilotos a cada etapa evoluem ainda mais e respeitam uns aos outros durante os 50 minutos de corrida.

E depois de 24 voltas no circuito indiano de Buddh, Alan Lopez da estreante KAMF Racing escreve seu nome na Formula Junior e vence sua primeira corrida no clube F1BC, tendo Fabio Marques e Fernando Tumushi completando o pódio. Paulo Eduardo, Anderson Lopes, Anderson Garcia, Fabio Ferelli, Geovane Carvalho, Carlos Verri e Marcio Rodrigues fecharam o grupo dos dez primeiros colocados.

Com o resultado final, Fernando Tumushi da KAMF Racing assume a liderança da competição, tendo Paulo Eduardo da Grip em sua cola, ambos se aproveitando do abandono de seu rival direto Renan Azeredo da Black Wings.

A próxima etapa da Formula Junior do clube F1BC será no sábado do dia 16 de novembro, no circuito virtual de Austin, a partir das 19h30 (horário de Brasília), em transmissão ao vivo no site www.f1bc.com, que ainda fornece todos os resultados, classificação, informações e VTs das etapas desta e de suas outras 12 categorias.

O F1BC tem parcerias oficiais com Chiara Guitar Shop, Cockpit Extreme Racing, Kart For Friends, Reiza Studios, NRT Servers, Mainroute, F1Mania, F1-Brasil, e LiveRacers.

Final, 50 minutos

1 Alan Lopez (KAMF), 24 voltas

2 Fabio Marques (Black Wings), +0:02.636

3 Fernando Tumushi (KAMF), +0:16.648

4 Paulo Eduardo (Grip), +0:21.378

5 Anderson Lopes (KAMF), +0:53.803

6 Anderson Garcia (Torresmo), +1:00.100

7 Fabio Ferelli (KAMF), +1:17.595

8 Geovane Carvalho (Spyker), +1:44.298

9 Carlos Verri (KAMF), +1 voltas

10 Marcio Rodrigues (Spyker), +1 voltas

11 Aldemir Rella (MidiaSom), +1 voltas

12 Alex Couri (Torresmo), +1 voltas

13 Gilson Junior (Vortex), +1 voltas

14 Daniel Paulo (Grip), +1 voltas

-- Danyel Albuquerque (Grip), Suspensao (13)

-- Renan Azeredo (Black Wings), Abandono (0)

-- Joao Schubert (Torresmo), não largou

Volta mais rapida: Paulo Eduardo, 2:01.101

Assista à transmissão

Buddh — Formula Junior | F1BC