Martinsville
F1BC Nascar Pro 2014/1 @ Martinsville
Numa categoria do nível da Nascar Pro, qualquer circuito representa um duro desafio aos pilotos. Agora, quando se trata de Martinsville, um oval "travado" de meia milha, com curvas inclinadas em apenas 12° e consideravelmente fechadas, as dificuldades são elevadas a outra potência.
Por isso, a terceira etapa da temporada, realizada na noite de terça-feira (18), foi um verdadeiro teste de sobrevivência e rendeu um festival de incidentes, com 11 bandeiras amarelas e várias sendo penalidades aplicadas pela direção de provas ativa ao longo das 200 voltas. Para triunfar numa corrida desse tipo, só mesmo um piloto com a cancha de Pedro Mega, que conseguiu se distanciar de todas as confusões e dominou praticamente toda a segunda metade do cotejo.
O competidor da Sinister se colocou em boa posição desde a tomada de tempos, quando alcançou o terceiro posto na grelha, atrás do companheiro de equipe Cleiton Lauren e de João Nóbrega, líder do campeonato e pole. Os dois primeiros surpreenderam com o ritmo apresentado na classificação, pois colocaram dois décimos de vantagem sobre Pedro, diferença muito alta em se tratando de uma pista de meros 800 metros.
Classificação
1 Joao Nobrega (Alliance Sky), 19.556
2 Cleiton Lauren (Sinister), 19.580
3 Pedro Mega (Sinister), 19.740
4 Javier Lorenzo (Alliance Sky), 19.780
5 Luis Bezerra (Sinister 2), 19.798
6 Ivan Castrolebre (4Brothers), 19.808
7 Daniel Buck (Alliance Sky 2), 19.836
8 Leandro Morissawa (Grip), 19.882
9 Rafael David (Pro Drivers), 19.924
10 Luis Masironi (MIG), 19.960
11 Deco Guimaraes (Chiara), 20.077
12 Caique Ribeiro (Alliance Sky), 20.093
13 Mario Wirzberger (Pro Drivers), 20.136
Sim, a rodada de Martinsville foi repleta de pequenos tumultos, mas nada pode ser dito contra a largada, realizada de forma totalmente ilibada. Com exceção a Daniel Buck, que arriscou um mergulho perigoso na curva 1 e, por sorte, não bateu em ninguém, subindo de sétimo para quarto, os demais participantes mostraram postura cautelosa, segurando seus respectivos lugares sem dramas.
O cenário começou a mudar na terceira passagem, quando Caíque Ribeiro e Bruno Almeida protagonizaram o primeiro acidente da noite, embora sem gerar intervenção do carro de segurança. Três giros mais tarde, porém, o espanhol Javier Lorenzo seria tocado e ficaria desgovernado no meio da pista, coletando vários outros carros e obrigando, enfim, a intervenção em toda a pista.
A partir dali, veríamos uma sucessão de outras cinco amarelas até a volta 74, com a maior sequência sob luz verde durando meras 18 passagens. A prova só daria uma acalmada por volta do giro 80, mas não sem reservar surpresas: por volta da 110ª contagem, alguns participantes da região nordeste apresentaram instabilidade de conexão e João Nóbrega, líder do certame e que vinha em ótima campanha, caiu do servidor, deixando a ponta de bandeja para Mega.
Chegada volta 116, Deco Guimarães provocaria uma batida com Lauren e o páreo voltaria a contar com amarelas sucessivas - no caso, cinco - até a 177ª volta, momento em que o mesmo Lauren se enroscou com Leandro Morissawa, fazendo o japonês da Grip rodar e atrapalhar outros veículos ao tentar regressar com marcha a ré.
Durante todo esse período, Mega se manteve à frente, sem permitir qualquer aproximação dos adversários. O ás da Sinister chegou à segunda vitória consecutiva na temporada e entrou de vez na briga pelo título, atingindo também o topo da lista de pontuação. Ivan Castrolebre se recuperou de alguns incidentes em que esteve envolvido e foi o segundo, seguido por Morissawa, outro sobrevivente.
A próxima etapa da Nascar Pro será no dia 12 de março, no trioval de 1,5 milha de Las Vegas, a partir das 21h30 (horário de Brasília), em transmissão ao vivo no site www.f1bc.com, que ainda fornece todos os resultados, classificação, informações e VTs das etapas desta e de suas outras 12 categorias.
O F1BC tem parcerias oficiais com Chiara Guitar Shop, Cockpit Extreme Racing, Kart For Friends, Reiza Studios, NRT Servers, Mainroute, F1Mania, F1-Brasil, LiveRacers, e rFTotal.
Final, 200 voltas
1 Pedro Mega (Sinister), 200 voltas
2 Ivan Castrolebre (4Brothers), +01.675
3 Leandro Morissawa (Grip), +01.905
4 Luis Masironi (MIG), +04.485
5 Rafael David (Pro Drivers), +07.958
6 Mike Ramos (Sinister 2), +09.115
7 Deco Guimaraes (Chiara), +2 voltas
8 Luis Bezerra (Sinister 2), +3 voltas
9 Marcos Vescovi (MIG), +9 voltas
10 Andre Cozza (Pro Drivers), +14 voltas
11 Rodrigo Munhoz (Chiara), +30 voltas
12 Caique Ribeiro (Alliance Sky), +45 voltas
13 Mario Wirzberger (Pro Drivers), +46 voltas
14 Joao Nobrega (Alliance Sky), +91 voltas
15 Daniel Buck (Alliance Sky), +135 voltas
16 Javier Lorenzo (Alliance Sky), +196 voltas
17 Bruno Almeida (Grip), +197 voltas
18 Rodrigo Vicente (Grip), +200 voltas
19 Wagner Matos (Alliance Sky 2), +200 voltas
-- Cleiton Lauren (Sinister), +17 voltas [DQ]
Volta mais rápida: João Nobrega, 19.672
Pontos bônus
P.Mega, +2 pontos por liderar o maior número de voltas
I.Castrolebre, +1 ponto por liderar volta
M.Ramos, +1 ponto por liderar volta
D.Guimarães, +1 ponto por liderar volta
J.Nóbrega, +1 ponto por liderar volta
Análises pós-corrida
Incidente envolvendo os carros de A.Cozza e C.Ribeiro - Nenhuma ação tomada. [155]
