Resultado

Spa-Francorchamps

Formula Junior

F1BC Formula Junior 2014/2 @ Spa-Francorchamps

Com o campeonato de pilotos já definido em favor de Danyel Albuquerque, restava para a Copa F1 Mania Formula Junior decidir a equipe campeã. Entretanto, a sétima e última etapa do campeonato, disputada na noite de sábado (16), no circuito virtual de Spa-Francorchamps, serviu também para perscrutar quais são os nomes fortes para a T3.

Promovido para a F-Light, Albuquerque quis se despedir em grande estilo da categoria-mirim e cravou a pole position no traçado belga, sendo seis décimos mais rápido do que Geovane Carvalho. De mudança para a Grip, o atual volante da Spyker mostrou que dará trabalho aos rivais na próxima temporada, ao se posicionar em segundo, logo à frente do companheiro de equipe André Mingoti (que cairia do servidor antes mesmo da largada e ficaria de fora).

Ainda brigando pelo vice na tabela, Carlos Verri finalizou a classificação em quarto com a KAMF, seguido por Emanuel Laurenti, Guilherme Lima, Anderson Lopes, Edgar Montelo, Daniel Paulo e Thiago Amado. Todos esses formaram o top 10 de um grid com 16 competidores, ótimo número para um encerramento de calendário.

Classificação

1 Danyel Albuquerque (Grip), 2:22.275

2 Geovane Carvalho (Spyker), 2:22.884

3 Andre Mingoti (Spyker), 2:23.603

4 Carlos Verri (KAMF), 2:23.649

5 Emanuel Laurenti (Vakuum), 2:23.889

6 Guilherme Lima (MidiaSom), 2:24.610

7 Anderson Lopes (KAMF), 2:24.825

8 Edgar Montelo (Mondial), 2:26.086

9 Daniel Paulo (Grip), 2:26.995

10 Thiago Amado (Spyker), 2:27.100

11 Marcio Rodrigues (Spyker), 2:27.409

12 Glenio Anderson (GA), 2:28.611

13 Alysson Gabriel (GA), 2:29.849

14 Filipe Chrystello (MidiaSom ), 2:31.815

15 George Alexandre (GA), 2:32.190

Surpreendentemente, a rodada de Spa transcorreu o tempo todo em pista seca, algo incomum por aquelas bandas. Carvalho foi quem partiu melhor e assumiu a dianteira, acompanhado por Albuquerque, Laurenti e Verri. Apesar de muita tensão em alguns pequenos toques no contorno da Source, todos passaram ilesos, dando início a um páreo cheio de disputas e alternativas.

A briga pela ponta estava muito intensa entre os três primeiros, e Laurenti chegou a tomar a vice-liderança de Albuquerque ao fim da segunda volta. Na terceira, mudanças profundas no ordenamento: Danyel sofreu queda de conexão e abandonou, enquanto Emanuel escapou da pista e despencou para 12º, deixando Carvalho praticamente isolado na ponta.

Contudo, a situação não estava tranquila para o competidor da Spyker. Com uma estratégia de duas paradas, Geovane teria de abrir enorme vantagem sobre Verri, que vinha imprimindo ótimo ritmo com pneus duros. Não deu certo: mesmo com borracha mais fresca após seu primeiro pit, o baiano não conseguiu descontar a diferença em relação a Carlos no segundo terço de prova.

Resultado: quando Verri saiu de sua visita única aos boxes, na 12ª passagem, estava absolutamente colado no rival, e com a vantagem de não ter mais que trocar pneus. Isso não o impediu de, já no giro seguinte, executar a ultrapassagem na entrada da Les Combes, assumindo a dianteira de maneira definitiva.

No fim, Verri fechou a temporada triunfando pela terceira vez e garantindo o vice-campeonato.

Após ultrapassar Lopes na abertura da volta 8, e superar Carvalho na tática, Amado fechou em uma excelente segunda posição. Anderson cruzou em terceiro, ajudando a KAMF a bater a Grip na pontuação e se sagrar campeã entre as escuderias, Geovane teve de se contentar com o quarto posto, logo à frente de Leonardo Bussinger, em ótimo desempenho depois de largar do fim do grid.

O F1BC tem parcerias oficiais com Chiara Guitar Shop, Cockpit Extreme Racing, F1Mania, Kart For Friends, NRT Servers, PMA Diecast, Reiza Studios, Sprint Race, e F1-Brasil.

Final, 50 minutos

1 Carlos Verri (KAMF), 21 voltas

2 Thiago Amado (Spyker), +0:03.312

3 Anderson Lopes (KAMF), +0:22.722

4 Geovane Carvalho (Spyker), +0:25.291

5 Leo Bussinger (MidiaSom), +1:06.694

6 Emanuel Laurenti (Vakuum), +1:24.909

7 Guilherme Lima (MidiaSom), +1:28.183

8 Edgar Montelo (Mondial), +1:32.315

9 Claudio Teles (MidiaSom), +2:05.972

10 Daniel Paulo (Grip), +2:29.407

11 Filipe Chrystello (MidiaSom), +1 volta

12 George Alexandre (GA), +1 volta

13 Marcio Rodrigues (Spyker), Abandono (19)

14 Alysson Gabriel (GA), Suspensão (11)

15 Glenio Anderson (GA), Suspensão (5)

16 Danyel Albuquerque (Grip), Abandono (1)

Volta mais rápida: Geovane Carvalho, 2:23.428

Pontos bônus

D.Albuquerque, +1 pela pole

G.Carvalho, +1 pela volta mais rápida

Análises pós-corrida

Incidente envolvendo os carros de Daniel Paulo e Emanuel Laurenti - Nenhuma ação tomada. [3]

Incidente envolvendo os carros de Alysson Gabriel e Claudio Teles - Nenhuma ação tomada. [8]

Assista à transmissão

Spa-Francorchamps — Formula Junior | F1BC