Virtual Sprint Race: Estreia do Automobilista 2 tem vitória de Edgard Mesquita (TBR) em Brasília

F1BC Virtual Sprint Race 2020/3 @ Brasilia

A Virtual Sprint Race teve sua abertura da temporada 2020/3 do F1 Brasil Clube no circuito de Brasília nesta quinta-feira (10) com a grande estreia do Automobilista 2 no cenário de grandes campeonatos do automobilismo virtual, um marco para o clube em um momento histórico, onde Edgard Mesquita (Team Brasil Racing) superou fortes concorrentes e até pilotos reais no páreo.

A competição contou com ótimas equipes inscritas. A tradicional Sinister race Team marcou seu retorno com Caetano Paiva, de volta após longo hiato, e Victor Guerin, piloto que já competiu até mesmo na Formula 2 real.

A Sim Force SimRacing teve Bruno Peres e Fabio Zittel como dupla, e aguarda a chegada de Marlus Brigola para as etapas seguintes. Já a RPR team tem uma dupla de volta: os inseparáveis Vitor Carvalho e Roberto Crancio, que desde a época do rFactor marcam presença no F1BC.

A KSTM contou com o time mais numeroso, sendo um trio formado com Gilson Junior, Hugo Ferreira e Marcos Silveira, e uma dupla com Gledson Alessio e Yhuri Sipauba, este ausente na noite. Também numerosa é a Team Brasil Racing com o trio de campeões: Edgard Mesquita, Bruno Póvoa e João Junior.

Leandro Vieiras representou a Black Code Racing, e Mauricio Alves a Countdown Racing. O estreante Zandor Ahmed chegou com sua equipe própria, a Ahmed Race Team, e o grid ficou completo com Luiz Loepper, e com Thiago Modesto, patrocinado pela Winseats, Toboco e Cyber Computer Fazenda Rio Grande, ambos independentes até o momento.

A classificação foi extremamente competitiva, com Edgard na posição de honra seguido por Caetano, Victor, Luiz e João no ‘Top 5’ de um total de 17 presentes neste evento histórico. Confira a ordem completa de largada a seguir.

Classificação
1 Edgard Mesquita (Team Brasil Racing), 2:04.573
2 Caetano Paiva (Sinister Race Team), 2:05.135
3 Victor Guerin (Sinister Race Team), 2:05.348
4 Luiz Gustavo Loepper (Independente), 2:05.552
5 Joao Junior (Team Brasil Racing), 2:05.964
6 Matheus Beraldo (Grip Racing), 2:06.184
7 Roberto Crancio (RPR Team), 2:06.258
8 Marcos Silveira (KSTM e-Motorsports), 2:06.276
9 Zandor Ahmed (Ahmed Race Team), 2:06.574
10 Mauricio Alves (Countdown Racing), 2:06.598
11 Fabio Zittel (Sim Force SimRacing), 2:06.656
12 Bruno Peres (Sim Force SimRacing), 2:06.765
13 Vitor Carvalho (RPR Team), 2:06.979
14 Gilson Junior (KSTM e-Motorsports), 2:08.281
15 Gledson Alessio (KSTM e-Motorsports 2), 2:08.433
16 Thiago Modesto (Independente), 2:17.887
17 Leandro Vieiras (Black Code Racing), sem tempo

Largada limpa e sem toques em Brasília, mesmo com um simulador totalmente novo, sinal de um grande campeonato pela frente. Edgard manteve a ponta e o duelo pelo segundo posto ficou entre Paiva e Junior, enquanto Loepper e Guerin, que perdeu duas posições, seguiam colados.

Os duelos eram constantes. Fabio Zittel disputou palmo a palmo com Mauricio Alves no início, e Bruno Peres logo encarava Marcos Silveira pelo sexto posto. Para Victor Guerin uma escapada o colocou mais atrás na ordem, buscando a partir de então uma excelente corrida de recuperação.

Três abandonos foram computados com Zandor Ahmed, Gledson Alessio e Luiz Gustavo Loepper deixando o evento mais cedo. Para Luiz o prejuízo foi maior, já que o campeão brasileiro de Rally em 2019 estava bem cotado para um pódio em Brasília.

Sem maiores estratégias por conta da ausência de pit stops obrigatórios e de um desgaste mais agressivo de pneus, os pilotos foram de ponta a ponta sem paradas. O destaque ficava por conta das belas imagens em transmissão ao vivo comandada por Rodrigo Wizard e André Cozza, onde a neblina chegava e trazia um ar diferente – vale destacar que algumas das próximas etapas terão chuva também, de forma programada e passageira.

Bruno Peres chegou a ocupar a quarta posição, mas sentiu o desgaste de pneus e teve de encarar disputas com João Junior, Marcos Silveira e Fabio Zittel, caindo na ordem ao final. Silveira e Zittel também dividiram curvas nos minutos finais com muita qualidade.

Mas era mesmo noite de Edgard Mesquita, que abriu vantagem aos poucos para faturar a vitória em Brasília na estreia da Virtual Sprint Race. Caetano Paiva anotou pódio pela Sinister Race Team, e Matheus Beraldo aproveitou bem as bobeiras dos advesários para ser o terceiro com o carro da Grip Racing.

“A verdade é que estávamos todos apreensivos com a estreia do Automobilista 2”, confessa Rodrigo Wizard Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube. “Embora este seja o 11º game em nossa história de campeonatos, não é todos os dias que temos a missão de desbravar um novo, e mesmo com todos os testes, tudo pode acontecer, mas felizmente o evento foi um sucesso e isso nos motiva a buscar sermos cada vez melhores”, concluiu.

A Virtual Sprint Race terá sua próxima etapa no dia 24 de setembro às 22h (horário de Brasília), no circuito de Spielberg, com transmissão ao vivo no canal F1BC. Todas as informações sobre o F1 Brasil Clube você confere em www.f1bc.com.

Final, 50 minutos
1 Edgard Mesquita (Team Brasil Racing), 25 voltas
2 Caetano Paiva (Sinister Race Team), +02.545
3 Matheus Beraldo (Grip Racing), +11.393
4 Joao Junior (Team Brasil Racing), +44.853
5 Marcos Silveira (KSTM e-Motorsports), +46.028
6 Fabio Zittel (Sim Force SimRacing), +45.802
7 Bruno Peres (Sim Force SimRacing), +53.855
8 Victor Guerin (Sinister Race Team), +49.742
9 Roberto Crancio (RPR Team), +50.242
10 Mauricio Alves (Countdown Racing), +55.975
11 Gilson Junior (KSTM e-Motorsports), 1:30.991
12 Leandro Vieiras (Black Code Racing), +1 lap
13 Thiago Modesto (Independente), +1 lap
DNF Luiz Gustavo Loepper (Independente), Abandono
DNF Gledson Alessio (KSTM e-Motorsports 2), Abandono
DNF Vitor Carvalho (RPR Team), Abandono
DNF Zandor Ahmed (Ahmed Race Team), Abandono
Volta mais rápida: Edgard Mesquita, 2:04.555
Hattrick & Grand Chelem para Edgard Mesquita.

Race Control
Sem análises.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2020/3

As inscrições para a temporada 2020/3 do F1 Brasil Clube seguem abertas. Acesse www.f1bc.com/loja, escolha os seus campeonatos favoritos e faça a sua inscrição.

O F1BC tem o patrocínio de Fanatic Brazil, ITS3, M7Help, a parceria e apoio de Adelante Sports, Aliança Assessoria Contra Incêndio, Got It English, Planet Games, SpeedZone, F1 Brasil, F1 Mania, e parceria técnica com NRT Servers, iRacing, Reiza Studios, Kunos Simulazioni, e SimSync.