A história do F1BC teve início oficialmente em 2006 com seu primeiro campeonato, mas a origem deste projeto vem de muitos anos antes. Seu fundador, Rodrigo “Wizard” Steigmann, desde pequeno foi vidrado por Fórmula 1, pegando a época de Nelson Piquet e Ayrton Senna conquistando títulos. Em sua adolescência, virou um especialista no automobilismo, e em suas formações foi trabalhar com jornalismo e assessoria de imprensa neste meio das corridas. Mas a criatividade e desejo em inovar ainda no início dos anos 2000 o levou a pensar em campeonatos online com os próprios games de corrida, espelhando competições reais.
ANTES MESMO DE 2006
A chegada de um jogo de Fórmula 1 em modo online multiplayer ao mercado coincidiu com uma das fases mais difíceis da vida de Rodrigo, que agora já tinha experiência em jornalismo voltado ao esporte ao motor. Isso abriu caminho definitivo para que um clube de automobilismo virtual pudesse ser criado.
Ao longo de sua história o F1BC sempre teve sucesso em inovar a cada estação seguinte, assim sendo vanguardista na utilização de jogos, simuladores, tecnologias, transmissões ao vivo, administração e em suas premiações. Confira esta trajetória em resumo até hoje em capítulos.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2006
A história do F1BC começa ainda em 2006, quando os primeiros pilotos virtuais davam os passos iniciais e recebiam incentivo e instruções necessárias para entender basicamente o “jogo”. O F1BC assim já tomava forma. O grupo formado inicialmente pelos fundadores, moderadores e colaboradores da comunidade Fórmula 1 Brasil no Orkut estava então pronto para abrigar novos participantes.
No segundo semestre de 2006, um campeonato piloto foi lançado, com base na temporada de 1999 da Fórmula 1 e contando com um limitado grupo de 10 pessoas. Logo nas primeiras etapas, foi constatado que mais pilotos poderiam participar das corridas, e assim mais participantes foram convocados. A partir de então o F1BC passou a conhecer pilotos virtuais de diferentes níveis e experiências, em uma quantidade que permitiria uma boa análise sobre o futuro.
Até que o problema mais crônico ocorreu: os servidores não comportavam o número de jogadores que comparecia por etapas, e as corridas ficaram severamente comprometidas. O F1BC então encerrou a competição e retornou ao seu modelo de amistosos e de mais preparação.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2007
Depois de muitas idéias e mais alguns participantes querendo uma competição oficial, no início de 2007 foi anunciado o F1BC, em princípio com o Desafio entre amigos. Este por sua vez contava com cerca de 16 participantes na temporada de 2002, além de novo blog, regras e servidores. A escolha dos carros e equipes foi livre para aqueles que participaram dos testes no ano anterior. Em síntese, não se tinha notícia de um campeonato brasileiro de F1 Challenge com tamanha proporção. Mais amizades foram feitas, o nível de todos como pilotos virtuais cresceu, e em seguida mais aprendizados foram acumulados.
A euforia foi tanta que já se planejava um campeonato para a segunda metade do ano de 2007, mas um imprevisto adiou os planos em dois meses. Amistosos foram realizados no período e assim novos pilotos foram aderindo cada vez mais ao clube. No retorno das competições com o semestre na metade, a solução foi das mais simples. Um torneio de calendário curto, contendo 11 etapas no total, durando portanto menos de três meses. Assim foi anunciado o F1BC Cup 2, utilizando carros de ETCC 2003 e seus circuitos. A experiência foi bem avaliada pelos participantes, uma vez que tenha sido com boa diversão e variedade de vencedores.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2008
Devido a grande procura, os planos tomaram proporções mais ousadas. Com o MOD TR 2007, foram anunciados então dois campeonatos simultâneos: o F1BC Cup 3, para os mais experientes, e o F1BC Light 1, abrigando os recém-chegados. Com o rápido sucesso assim foi criada a categoria School, terceiro degrau na escala.
Também neste semestre chegou o rFactor, simulador mais evoluído, e assim um campeonato piloto foi lançado, o F1BC RT Zero. Utilizando o Mod SuperClio e com curta duração, a experiência foi repetida ainda no mesmo semestre, já utilizando servidor dedicado e capacidade de abrigar mais de 20 carros. Assim, no início de junho, as competições Cup 3, Light 1, School 1 e RT 1 chegaram ao final, todas com muito sucesso.
O segundo semestre começou com a temporada 2008/2 com Cup 4, Light 2, E a nova categoria Classic, utilizando F1 Challenge e Mods de Fórmula 1 antiga, além do F1BC RT 2 com Stock Car Light e servidor dedicado. O calendário começou a se padronizar, e surgiram o Jornal F1BC News, uma publicação onde os próprios pilotos produziam suas notícias, e a Rádio F1BC, o podcast oficial com notícias da liga.
A terceira temporada de 2008 foi ainda mais ousada: além de Cup 5, Light 3 e Classic 2 com F1 Challenge, o rFactor trouxe o novo formato na RT 3, retornando ao Mod SuperClio e com o excelente projeto de premiação ao campeão e vice-campeão. A nova categoria Indy foi vista, com o tema de competições americanas. Um recorde portanto de cinco categorias e mais de 150 pilotos.
O F1BC lançou o domínio f1bc.com com o Fórum F1BC como canal de comunicação, e realizou assim uma corrida comemorativa de Endurance com três horas de duração e transmissão ao vivo online, a primeira da história do F1BC.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2009
Mas tudo isso virou item básico na primeira temporada de 2009, quando o F1BC lançou-se ao nível dos grandes clubes de simuladores online. As categorias Cup e Classic se mantiveram, enquanto a Pro foi criada para F-1 no rFactor. Tanto a Indy quanto a RT tiveram sequência, mas desta vez ambas ganharam transmissão ao vivo online de suas corridas. Já a RT ainda ofereceu o prêmio de uma Guitarra Ibanez ao campeão, a maior premiação feita até então no automobilismo virtual, contando com a Chiara Guitar Shop. Para completar, uma cobertura total dos eventos através do site F1Mania, que apostou no F1BC e passou a divulgar as principais notícias.
A segunda temporada de 2009 sem dúvida apareceu com planos anda mais ambiciosos. Com transmissões ao vivo em todas as sete categorias, estas foram definidas com mais organização. Fórmulas e Turismo ganhando divisões Pro e Light, além de Indy, Classic e Cup mantendo-se em blocos únicos. Esta última em sua edição final, aposentando a plataforma F1 Challenge. Sete novos campeões foram conhecidos, e assim o F1BC bateu todos os recordes de audiência ao vivo e em visitações de website, tornando-se a liga de simulação de corridas mais popular do momento.
Uma continuidade com “pés no chão” foi a fórmula do sucesso na terceira temporada de 2009. Oito categorias, mais uma de férias, trataram de lotar as 40 inscrições em praticamente todas. Nenhuma etapa foi adiada ou sequer atrasada, e com isso todos os resultados e atualizações foram entregues no prazo estipulado. 81% da grande demanda de transmissões ao vivo foi entregue com boa qualidade, e mais recordes de audiência foram batidos com facilidade, também na TV F1BC, um projeto que contou com muitos colaboradores. Este foi provavelmente o início do sucesso comercial na História do F1BC.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2010
Customização e volume foram as palavras-chave do F1BC na primeira temporada de 2010. O recorde de 12 categorias lançadas exigiu uma mudança na rotina, com campeonatos em etapas quinzenais, e teve base no Mod F1BC, um bloco único com todos os carros. Quatro servidores abrigando os módulos Formula, Turismo, Indy e Truck. A meta de 100% de transmissões ao vivo é entregue com sucesso, no total de 84 eventos, enquanto que a TV F1BC supera a marca de 2 milhões de visualizações. O clube ultrapassou 600 corridas oficiais e 100 circuitos utilizados em sua história. A empresa Extreme Racing patrocinou o ano todo a Formula Classic.
Na segunda temporada de 2010, a continuidade de toda a estrutura foi mantida, e assim o clube recebeu ainda a chegada do módulo GT, com duas categorias de grande aceitação do público. As transmissões ao vivo evoluíram e a TV F1BC ganhou uma novíssima tecnologia de imagens. Três novos organizadores em princípio reforçaram a competente equipe na direção de provas. O F1BC investiu em troféus personalizados aos campeões, e em seguida o canal de comunicação por voz também evoluiu. A Sparco apostou no esporte virtual e patrocinou a Formula Light.
Seguindo o ritmo de crescimento e evolução natural, a terceira temporada de 2010 encerrou com chave de ouro este ano para o clube. A Indy Junior foi criada e já eram 14 categorias no total. As transmissões ao vivo e o website bateram todos os recordes de audiência, enquanto mais organizadores chegaram para compor o time de direção de prova, e o regulamento apresentou melhorias significativas. As Licenças passaram a ser divididas entre Misto e Oval. O final do ano foi de intenso trabalho para o lançamento do Mod F1BC 2011.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2011
E no início deste novo ano a novidade não poderia ser outra. O Mod F1BC 2011 chegou com incríveis carros em suas 14 categorias, lotando as vagas em quase todos os grids, que mantiveram seus padrões, dias e horários. Uma primeira temporada de 2011 de tirar o fôlego. Mais notavelmente chegou a era da Formula Pro personalizada. Novos patrocinadores apareceram – Game Place, RealGame e Hot Buttered -, enquanto a TV F1BC e o website quebraram mais recordes de visitação e audiência, e mais organizadores e narradores chegaram à equipe.
Evolução na segunda temporada de 2011. O regulamento recebeu diversas melhorias, assim como o Mod F1BC e seus veículos O F1BC abriu espaço para as equipes publicarem conteúdo multimídia, artes em foto e vídeos. Sistema de Live Timing e registro de Hotlaps foi criado, e a ferramenta de segurança Relay passou a ser adotada. Teve também a chegada dos NASCAR com o simulador iRacing.
Já a terceira temporada de 2011 recebeu ainda mais o iRacing: além da Stock Livre, a Turismo Livre e a Formula Livre chegaram. E o clube ainda apostou no simulador Game Stock Car, com um dos campeonatos mais fortes da história do automobilismo virtual brasileiro, a Turismo Nacional, com patrocínio da NRT Servers. A Indy Junior também contou com o patrocínio da Pontebill Miniaturas. As transmissões ao vivo na TV F1BC ganharam uma novíssima tecnologia, maior qualidade e recursos. Do lado esportivo, mais comissários de prova foram convocados e garantiram uma evolução nas análises de lances.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2012
Um início surpreendente marcou a primeira temporada de 2012. Com alguns novos carros para categorias como Formula Pro, Formula Light, Formula Challenge, Turismo Challenge e GT Pro, o clube ainda oficializou as duas categorias de iRacing às terças-feiras, uma em ovais e outra em circuitos mistos. A Turismo Junior teve tanta procura que duas categorias paralelas foram criadas, e pela primeira vez o F1BC promoveu duas transmissões ao vivo simultaneamente. A Extreme Racing e a Mainroute techology for business chegaram para fazer parte do seleto grupo de patrocinadores. Um novíssimo sistema de LiveTiming e um sistema de segurança (Gaming Lobby) foram as principais inovações tecnológicas.
Algumas revoluções agitaram a segunda temporada de 2012. A troca dos carros da Turismo Pro e Turismo Light por novos modelos do WTCC, e a chegada da Sportscar Pro, com o simulador iRacing e o Riley Prototype. As categorias Turismo Junior e Turismo Light obtiveram tanta procura que dois grids de cada uma foi realizado, chamados de “A” e “B”. O Mod F1BC para rFactor recebeu o seu primeiro Painel Central, com algumas facilidades de acesso. O clube comemorou a chegada de novos membros à equipe técnica e de transmissões ao vivo.
Um novo website oficial do F1BC.com surgiu na terceira temporada de 2012 como a maior novidade aos pilotos, com suas facilidades de acesso e maior dinâmica. No ‘in game’, os circuitos começaram a receber atualizações visando desta forma eliminar ganhos de tempo com saídas dos limites da pista. A equipe técnica já visava primeiramente uma segunda frente do trabalho focada no ano seguinte.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2013
Redução de 17 para 13 categorias, consolidando um formato mais estável de competições com nove no rFactor, duas no Game Stock Car e outro par no iRacing. Assim a primeira temporada de 2013 teve uma grande procura pelas vagas, também com um aumento na premiação de troféus e medalhas. Isso sem contar o novo Mod F1BC 2013, com trocas de pneus de diferentes tipos para os Formula, a volta dos DTM na Turismo Pro, e o inovador carset não obrigatório. Novo Live Timing, sistema de segurança para rFactor, e aumento nas operações em redes sociais como o Facebook resultaram em um crescimento na audiência.
Apostando em seu tradicional formato, o F1BC partiu para a segunda temporada de 2013 com uma das maiores inovações de sua história: a direção de provas ativa. Através do Race Control, o diretor de prova e seus comissários avaliavam cada lance em tempo real, aplicando os alertas e penalizações devidas. O Fórum ganhou a parceria com o F1Mania e superou os 6 mil membros, enquanto a Reiza Studios e a Kart For Friends chegaram como patrocinadores.
Com grandes inovações na simulação de corrida, a terceira temporada de 2013 trouxe de volta ao F1BC as variações climáticas, através das categorias Formula no clube. As classificações e corridas tinham temperatura e possibilidade de chuva aleatoriamente definidas, levando maior emoção aos pilotos. A Indy Livre com o iRacing foi responsável por bater o recorde de inscritos em um campeonato, com 43 participantes. A categoria Truck Pro fez uma aparição ilustre com o Game Formula Truck. A direção de provas ativa por sua vez seguiu evoluindo juntamente com o regulamento.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2014
Abrindo o ano de forma sensacional, a primeira temporada de 2014 teve como grande evolução as transmissões ao vivo em HD pelo YouTube, que rendeu muitos elogios e um claro aumento na audiência. A Nascar Light estreou para revelar novos pilotos nesta modalidade, mas foi a entrada do rFactor 2 que marcou. Formula Pro e Touring Pro, duas das principais competições do clube, receberam esta novidade com um constante aprendizado. O planejamento da organização levou em seguida a diversas melhorias no regulamento esportivo, para estrearem na próxima estação.
Números contrastantes deram à segunda temporada de 2014 uma nova realidade ao F1BC. Diante de público dividido entre quatro simuladores, o clube se viu com o excesso de 15 categorias e seus pilotos espalhados entre estas. Isso resultou em grids de largada com média de carros inferior em alguns certames. Por outro lado, esta foi a temporada com menores índices de abandonos, acidentes, penalizações e reclamações. O nível técnico foi elevado nas pistas, e com alto grau de satisfação por parte de membros e organizadores. A relação respeitosa entre as partes e com competidores unidos em prol do F1BC auxiliaram a indicar os próximos passos que vem adiante no desenvolvimento. Dos 15 campeonatos, 14 só tiveram o campeão definido na última corrida, expondo assim um equilíbrio jamais visto.
O ano encerrou com uma terceira temporada de 2014 extremamente equilibrada, com 13 categorias entre os simuladores GSC, rFactor e rFactor2 e iRacing – estes dois últimos atraindo cada vez mais pilotos. O grande avanço entre agosto e dezembro foi a estreita relação que o clube desenvolveu com seus membros, onde todos os briefings antes das etapas contaram com pesquisas de opinião.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2015
Transmissões em FullHD 1080p, e uma direção de provas ativa que contou com o sistema de pontos nas licenças, promovendo cada vez mais a esportividade e punindo a reincidência dos pilotos. 41 vencedores diferentes foram vistos nas 77 corridas promovidas, uma variedade nunca antes vista. O clube continuou dando espaço para que os pilotos pudessem cada vez mais se unir em prol de melhorias nas categorias. Isso gerou um clima de satisfação muito grande na maioria das competições.
Mantendo o mesmo sucesso do início do ano, a segunda temporada de 2015 foi responsável por trazer novos carros, circuitos, além do retorno do simulador GSC2013. Categorias com grids numerosos e audiência de transmissões ao vivo recordistas foram vistos, além de uma maior participação dos pilotos nas sugestões de melhorias do clube de modo geral, que ganhou estabilidade e ofereceu um excelente ambiente de competição saudável na maior parte do tempo.
A terceira temporada de 2015 fechou o ano com pilotos profissionais competindo em peso no clube, alcançando sucesso e assim as transmissões bateram novo recorde de audiência. Um “boom” na quantidade de equipes também motivou os participantes. A agilidade no suporte e comunicação com os pilotos só levou o F1BC a vislumbrar um 2016 ainda melhor.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2016
A expectativa foi até mesmo superada com uma primeira temporada de 2016 excepcional, com 15 categorias, alguns grids cheios e de altíssimo nível, e recorde de equipes inscritas. O resultado foi de 65 vencedores diferentes em 115 corridas. Isso sem contar as evoluções visíveis do clube, nas transmissões ao vivo ganhando novo padrão visual. Sistema anti-cheat para todos os simuladores e o website totalmente reformulado com acessibilidade mobile foram destaque.
Mais tecnologia e evoluções deram à segunda temporada de 2016 uma comemoração toda especial de 10 anos do F1BC. O simulador Automobilista chegou com grande sucesso em suas categorias, enquanto o clube dispôs de um novo sistema de gerenciamento de downloads. A média de pilotos por etapa cresceu, com índices mais baixos de desistência.
O F1BC atualizou sua lista de simuladores na terceira temporada de 2016, com a chegada do RaceRoom para se unir ao Automobilista e ao iRacing para formar 15 categorias. A média de pilotos cresceu, o índice de pilotos por etapa melhorou novamente, e assim um novo serviço de pinturas de carros foi lançado para as equipes.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2017
A audiência cresceu exponencialmente na primeira temporada de 2017, com as transmissões ao vivo sendo realizadas através do Facebook. Isso consolidou o F1BC como o clube de maior visibilidade no mundo, em seus 14 campeonatos com as melhores combinações entre simuladores e carros possíveis. A equipe de Direção de Provas encontrou forte entrosamento e alto índice de aprovação pelos pilotos.
Mais novidades confirmaram o crescimento do F1BC nos e-Sports para a segunda temporada de 2017, com a entrada de muitos novos pilotos. Houve mudança de comunicação de voz para o excelente Discord, bem como a chegada de novos patrocinadores. Surgiu também uma premiação avassaladora de um conjunto importado de volante e pedais da Fanatec de R$5.000,00, que fez com que a Sportscar Pro batesse o recorde de grid na história com o limite de 60 pilotos rapidamente atingido.
Por fim em 2017, a terceira temporada teve 7 modalidades (Formula, Touring, National, International, Nascar, Indy, e Sportscar) totalmente alinhadas entre níveis Pro e Light. Foram 14 campeonatos de alto nível, utilizando os simuladores Automobilista, iRacing e RaceRoom e com grande adesão. As premiações foram destaque, com sorteios de volante da Logitech e cupons em compras de patrocinadores como a Poesia Perfumes e a Nuuvem. O final do ano marcou a excelente fase da equipe F1BC, certamente com grande entrosamento entre departamento técnico, esportivo, e de transmissões.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2018
A primeira temporada de 2018 marcou um novo recorde de pilotos inscritos, entre os 15 campeonatos vigentes, divididos entre os simuladores Automobilista, iRacing, RaceRoom e rFactor 2. Também anotou um recorde no número de empresas patrocinadoras, em um claro crescimento do clube. Este foi principalmente fruto do duro trabalho em busca de inovações e investimento no elenco da equipe.
Já na segunda temporada de 2018, a chegada do Assetto Corsa compôs a quina de simuladores utilizados, num total de 15 competições de grids numerosos. Tudo isso além de uma melhoria no serviço de atendimento através dos contatos do clube, e sem nenhum problema técnico nos eventos. 100% das provas e transmissões foram realizadas sem adiamentos.
Fechando o ano, a terceira temporada de 2018 manteve 15 campeonatos entre quatro simuladores (Assetto Corsa, rFactor 2, iRacing e Automobilista). Também trouxe uma equipe consolidada tanto na área esportiva quanto nas transmissões e conteúdo, com um cronograma bem definido nos bastidores. Foi uma verdadeira força-tarefa na busca de evolução no conteúdo de aprendizado. Na parte técnica houve a introdução de plugins de segurança no Automobilista e no Assetto Corsa.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2019
A primeira temporada do ano teve 16 campeonatos entre os simuladores Automobilista, rFactor 2, Assetto Corsa e iRacing. Isso além de uma equipe de Direção de Provas (4 diretores e 7 comissários). Também se formou equipe completa de transmissões ao vivo, com 5 narradores e 6 comentaristas com foco na qualidade dos eventos. A tradição foi pauta com modalidades como Formula, Touring, Indy, National, Marcas, GT e Kart. Os grids com vagas limitadas e boa divisão de licenças buscou elevar o nível das provas.
Na segunda temporada de 2019 o foco foi a qualidade dos campeonatos, portanto com uma redução para 14 no total, em sua maioria com grids cheios e boa divisão entre os níveis dos pilotos. Destaque para o recorde de patrocinadores nos campeonatos: 13 no total, após o empenho de divulgação em busca da popularização de nosso esporte virtual. Isso tudo além de 13 campeões definidos somente na última etapa.
Já a terceira temporada de 2019 seguiu o ideal de qualidade, com apenas 13 campeonatos abertos, em sua maioria com grids cheios e com acumulação de vários campeões nas categorias mais consagradas. O regulamento foi totalmente repaginado, e os servidores, carsets e tutoriais aprimorados. O Assetto Corsa ganhou Live Timing e as transmissões novos temas no Assetto Corsa e rFactor 2.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2020
O início de 2020 com a primeira temporada do ano teve 14 campeonatos com alguns dos carros mais clássicos já utilizados no F1BC. Superclio, DTM, Marcas, Indy, Nascar, GT3, F-3 e Stock Car formaram assim uma receita infalível nos simuladores Assetto Corsa, Automobilista, rFactor 2 e iRacing. As equipes esportiva e de transmissão foram reforçadas, e o regulamento iniciou uma evolução com padrões de conduta junto a outras ligas.
A temporada 2020/2 teve o histórico advento da pandemia do Covid-19, o que fez o F1BC redesenhar todo seu planejamento, em um esforço e dedicação que gerou 10 campeonatos com grids cheios. A média de pilotos por etapa foi espetacular e assim novos índices de crescimento na audiência dos eventos ao vivo foram vistos. O foco em Automobilista, iRacing e Assetto Corsa contou portanto com equipes de produção específicas para cada simulador. Também tivemos a estreia da loja online para inscrições mais práticas, o que otimizou o processo. Outro processo de carsets no Automobilista, de servidores no Assetto Corsa, e de Leagues no iRacing trouxeram maior praticidade nos serviços ao usuário.
Renovação foi a palavra da temporada 2020/3, onde o F1BC trouxe novos campeonatos com os simuladores Assetto Corsa Competizione e Automobilista 2, além dos já aclamados iRacing, Automobilista e Assetto Corsa, em 10 competições bastante ímpares entre si. As transmissões ganharam uma equipe mais completa e a inclusão de eventos no canal EllevenTV. A Direção de Provas teve seu staff renovado e ganhou em tecnologia, capaz de otimizar o trabalho durante as corridas. Os pilotos puderam contar com novos materiais de apoio, como o Driving Code, Briefing Geral e Circuit Guide.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2021
A temporada 2021/1 teve 11 campeonatos entre os simuladores Assetto Corsa Competizione (com direção de provas ativa, transmissões, carsets e servidores), Automobilista 2 (novidade de clima dinâmico), Automobilista (categorias mais clássicas) e iRacing (agora com servidor brasileiro e transmissões com novo sistema). Novidades técnicas garantiram boa evolução e grids numerosos, em campeonatos aclamados.
O crescimento da qualidade levou a uma temporada 2021/2 maior em procura. Todos os campeonatos apresentaram duas classes (Cup/Speed), revelando dois campeões e vices-campeões, aumentando o número de entrevistados por etapa e de premiações. O staff ganhou consistência com o retorno de experientes diretores de prova e narradores. Foram 14 campeonatos no total entre Assetto Competizione, Automobilista 1 e 2, e iRacing, em um planejamento que permitiu a chegada de novos patrocinadores, com destaque para a BMW, entrando nos eSports com um campeonato oficial junto ao F1BC em seletiva com mais de 300 pilotos, oferecendo grande premiação e representando um marco no automobilismo virtual brasileiro.
A temporada 2021/3 agora trouxe o nome F1BC e-Sports como evolução da marca na atividade, e foram 10 campeonatos regulares, mais o campeonato oficial da MINI no Brasil, que teve centenas de pilotos na seletiva e o campeonato completo. O Regulamento ganhou uma grande atualização, e os Briefings foram gravados em playlist no Spotify trazendo ainda mais dinâmica no conteúdo de apoio.
HISTÓRIA DO F1BC EM 2022
Com a inédita decisão de se fazer quatro temporadas por ano, 2022 começou com uma Season 1 de quatro campeonatos semanais, em um verão movimentado juntamente com a BMW M Cup by F1BC, campeonato oficial da BMW no Brasil, que seguiu pelas quatro temporadas.
Com mais campeonatos, quinzenais, a temporada 2022/2 teve o Stock Car do iRacing como novidade, além de campeonatos Indy Series e Indy Legacy, e MX5 Cup no iRacing, além do GT3 Competizione ganhando grids cada vez maiores. O sistema do website nas tabelas de classificação dos campeonatos teve uma evolução significativa, além das transmissões de iRacing e seus overlays.
Na temporada 2022/3, a Formula Heineken 0.0 by F1BC foi a grande surpresa, trazendo de volta os monopostos e com uma grande marca patrocinando com premiações. iRacing e Assetto Competizione ficaram em alta neste momento da história, e a novidade técnica foi um período de pré-inscrições que organizou de forma eficaz as vagas nos grids.
Para fechar o ano, a temporada 2022/4 teve basicamente os mesmos campeonatos, com o adicional do terceiro campeonato oficial de uma marca: o MINI 2XE-Challenge, o primeiro com carros elétricos no Brasil, atraindo centenas de pilotos na seletiva. Uma consolidação do formato exclusivo para grandes empresas.