Tutorial – ACTI, plugin de telemetria do Assetto Corsa

1. ACTI (Plugin de captação de telemetria)
Necessária a instalação para gerar, salvar e enviar o LOG.

1.1. Configuração ACTI

A) Extraia o sub-arquivo acti para sua pasta “Meus Documentos” (ou seja, “C:\Users\\Documents”).

1.2. Configuração do Controle de Gatilho ACTI

A) Extraia o sub-arquivo acti_trig_cntrl para a pasta “Assetto Corsa” (ou seja, “C:\Program Files(x86)\Steam\steamapps\common\assettocorsa”).

B) No Assetto Corsa, vá em Options->General e habilite o app acti.

C) Inicie uma sessão no jogo do Assetto Corsa e, no menu do aplicativo no lado direito, abra as janelas ACTI Trigger Control e ACTI Trigger Control Settings.

D) Insira o caminho completo do seu acti.exe local (ou seja, “C:\Users\\Documents\acti\acti.exe”).

E) Especifique o endereço IP do computador no qual o acti.exe que você deseja acionar está rodando (“localhost” implica que este é o mesmo computador que está executando o Assetto Corsa). NOTA: Se acionar um computador remoto, a porta TCP 27150 e a porta UDP 27151 devem estar acessíveis nesse computador enquanto a porta UDP 9996 deve estar acessível no computador executando o Assetto Corsa.

F) Configure o “Auto Launch Enabled” (acti.exe local é iniciado automaticamente no jogo) e Caixas de seleção “Auto Connect Enabled” (acti connect é acionada automaticamente no jogo) conforme sua preferência.

G) Clique em “Salvar configurações”.

H) Reinicie a sessão no jogo do Assetto Corsa.

I) (Opcional) Você também pode definir as configurações do ACTI Trigger Control diretamente pelo aplicativo arquivo de configuração (ou seja, “C:\Arquivos de Programas (x86)\Steam\steamapps\common\assettocorsa\apps\python\acti\config.ini)

1.3. Adquirindo dados de telemetria (opções de controle de disparo “auto” HABILITADAS)

A) Inicie uma sessão no jogo do Assetto Corsa. Se todas as conexões foram estabelecidas automaticamente, os dados de telemetria começarão a ser gravados automaticamente sempre que o carro do piloto sair para a pista (ou seja, fora dos boxes).

1.4. Adquirindo dados de telemetria (opções de controle de disparo “auto” DESATIVADAS)

A) Inicie o acti.exe na pasta “acti” (ou seja, “C:\Users\\Documents\acti”) ou clique em “Iniciar” na janela de controle de gatilho de ação no jogo.

B) Clique no botão verde “Conectar” na janela de controle do gatilho de ação no jogo.

C) Se a conexão foi estabelecida, os dados de telemetria começarão a ser registrados automaticamente sempre que o carro em questão sai na pista (ou seja, fora dos boxes).

D) (NOTA) Você também pode iniciar conexões subsequentes do lado acti.exe, desde que em pelo menos uma tentativa de conexão bem-sucedida ocorra a partir do controle de gatilho acti enquanto no sessão atual no jogo.

1.5. Gerando Arquivos de Telemetria de Saída

A) Os arquivos de saída de telemetria são gerados automaticamente no final dos turnos (ou seja, assim que o carro volta para os boxes).

B) Os arquivos também podem ser gerados pelo usuário acti antes do final de um stint (ou seja, enquanto o carro ainda está na pista) por “splicing”. Existem 3 maneiras disponíveis de “unir”:
– Splice & Keep: Os arquivos de saída serão gerados assim que a volta atual for concluída
enquanto os dados de stint continuam a se acumular.
– Splice & Break: Os arquivos de saída serão gerados assim que a volta atual for concluída
e então os dados de stint acumulados até aquele ponto serão apagados.
– Force Splice: Os arquivos de saída serão gerados imediatamente enquanto os dados de stint continuam a acumular.

1.6. Visualizando dados de telemetria ao vivo (ACTI Live Telem Viewer)

A) Crie um espaço de trabalho do ACTI Telemetry Viewer e salve-o na pasta “espaços de trabalho” (ou seja, “C:\Users\\Documents\acti\workspaces”) (ou use o padrão). Selecione os
área de trabalho desejada indo em Edit->Settings… no acti e salvando seu caminho em “Workspace
Caminho” (o caminho absoluto é obrigatório).

B) (Opcional) Se o espaço de trabalho escolhido tiver um controle de mapa de trilha, você deve especificar um volta de referência para o Telem Viewer usar. Para fazer isso, selecione uma volta representativa ao redor da faixa em questão no i2 da Motec e vá para Arquivo->Exportar dados…. Selecione “Intervalo atual” em “Extensão de dados”, “Arquivo CSV” como “Formato de arquivo de saída” e “5 Hz” como “Amostra de saída Taxa”. Clique em “Exportar” e salve o arquivo na pasta acti “reference_laps” (ou seja, “C:\Users\\Documents\acti\reference_laps “). Em seguida, selecione o desejado volta de referência indo em Edit->Settings… no acti e salvando seu caminho em “Reference Lap Caminho” (o caminho absoluto é obrigatório).

C) Abra o Live Telem Viewer indo em Live Telemetry->Open Live Telem Viewer in act.

2. MoTeC (Plugin de visualização de telemetria)
Para quem deseja avaliar seus logs de telemetria.

2.1. Configuração do Motec i2

A) Extraia o subarquivo mi2_pro_xxx para qualquer local temporário e execute o instalador.

B) Extraia o subarquivo acti_i2_projects para sua pasta “MoTeC Projects” (ou seja, “C:\Users\\Documents\MoTeC Projects”).

2.2. Visualizando Dados de Telemetria Gravados (Motec i2)

A) Inicie o Motec i2 e abra o projeto “ACTI Circuit Base” (ou seja, “C:\Users\\Documents\MoTeC Projects\ACTI Circuit Base\Project.mtcprj”).

B) (Opcional) Altere o esquema de cores do layout indo em Ferramentas->Opções…->Cores->Selecionar Esquema… e escolhendo Motec Black.

C) Vá para File->Open Log File… e navegue até o combo track & car que você está interessado na pasta “acti/telem” (ou seja, “C:\Users\\Documents\acti\telem”). Então selecione o(s) stint(ns) que deseja carregar e clique em “Abrir”.

D) (Opcional) Para gerar corretamente a pista (e seus limites) em i2, primeiro registre 3 voltas completas ao redor do circuito (1 ao dirigir na linha de corrida, 1 ao dirigir na borda externa da pista e 1 ao dirigir na borda interna da pista). Vá para Ferramentas->Editor de Faixas…->Gerar Track…, selecione a volta da linha de corrida e, em seguida, selecione “Lateral G & Speed” em Method e “CG Accel Lateral” como Lateral G Channel e clique em “Ok”. Volte para Generate Track…, este tempo selecione a volta da borda externa, “GPS” em Método, os canais GPS Latitude & Longitude, “Linha Externa” como o Tipo e clique em “Ok”. Repita para a volta da borda interna.