Nurburgring-Nordschleife foi o palco de um dos maiores desafios já vistos no F1BC Esports, com uma prova de seis horas de duração, e os GT3 em sua maioria com um a dois pilotos por carro superando este verdadeiro teste de concentração e resistência, tudo neste último sábado (9/5), culminando em uma trinca da Capivara Racing Team.
A formação dos times em busca da vitória
O evento foi marcado pela presença massiva dos GT3, enquanto as possíveis classes PCUP e GT4 não se concretizaram – ficando uma lacuna que reforça o convite às equipes para a busca por novos desafios em classes fora do habitual.
À parte disso estava a classe Especial, com a Omega Racing Team sendo a equipe aprovada com a proposta mais criativa – o Cadillac CTS-V, que atingia em reta cerca de 20km/h a mais em relação aos GT3, e fez Leo Moura e Marcos Rovigatti darem um calor nos GT3, mesmo sendo um carro de rendimento inferior no geral. Eles fecharam as seis horas no 21º posto geral, a frente de alguns GT3 que completaram a prova, simbolizando um grande feito. A dupla capturou o espírito do evento e da vaga especial, sem entrar em conflito com os demais competidores, e ainda foi o carro mais seguro com apenas dois “iracing incidents”.
Entre os times mais numerosos, ficava a dúvida sobre quem poderia vencer no inferno verde. Os geralmente bem sucedidos rivais Capivara Racing Team, Rosso Esports, Hardline Racing Team, e W2 e-ProGP tinham formações diversas, e destas apenas a W2 teve um número menor desta vez – apenas um bólido, e a Rosso entrou com três duplas – número inferior aos demais eventos.
Equipes com parcerias oficiais com clubes brasileiros, agora com divisões em Esports, também marcaram boa presença: A Juventus Gaming (R2A2) teve três carros e, mesmo com um erro em entrada no servidor, conseguiu reorganizar o elenco para concluir a prova. Já a Botafogo Esports (ECo.gg) teve seus dois carros com pilotos já experientes nos eventos especiais.
Equipes recorrentes e já tradicionais, como a ART (Arms Racing Team), a Big Power E-team, 4Nerds, a Sinister Race Team, a GearOne, e a Devils SimRacing, se viram com nova concorrência, rivalizando direto com novatas como a NoBrás Racing Team e a Driver Experience.
Enquanto isso a Delta Racing, super bem-sucedida, teve uma estratégia curiosa com apenas um piloto em cada carro: Marcos Adami e Higo Oliveira, que já tiveram vitórias em outros carnavais, encararm este desafio.
Outra curiosidade foi a joint venture entre Target Racing e Torresmo Racing – duas equipes com nuemrorsos elencos precisaram unir forças para terem um único carro, já que muitos estão se preparando para o próximo evento, o F1BC Monza 6h.
O próprio F1BC Monza 6h foi pauta entre muitas equipes na hora de definirem suas participações, com um intervalo de 15 dias comprometendo os planos de alguns competidores que priorizaram o circuito italiano e já passam a garantir vagas.
A consagração da Capivara, mais uma vez
No F1BC Sebring 12h, em março, a Capivara já havia conquistado a vitória nos GTP com o trio formado por Ariel, Schirmer e Victor Tieri, e agora com o limite de duplas e os GT3, Gustavo e Luiz ficaram a cargo deste carro #27 que levou a vitória em solo alemão, com o piloto de maior iRating do Brasil liderando no início e seu parceiro não desapontando ao manter e estender a liderança.
A Capivara acertou ainda uma trinca, com a excelente dupla de Lobato/Camilo, além da recente contratação de Igor Rogdrigues e Renan Negrini no terceiro carro, estes que vieram de muito sucesso no Assetto Corsa Competizione, e estão no topo da briga pelo campeonato no F1BC GT3 Master nesta temporada.
A HardLine Racing Team quebrou a possível quadra da Capivara com Fidel Moreira, também um astro no ACC agora muito forte no iRacing, e Edinho Correia, streamer de muita qualidade e bons resultados em eventos anteriores.
O time do carro #51 da Capivara enfrentou percalços a mais, e olha que chegou bem perto do Hardline, completando o Top 5.
Um pouco mais de histórias…
A Rosso Esports pegou um P6 com Daniel Molina e Gabriel Felipe, mesmo que Gabriel tenha encarado uma rodada ao longo de seu trecho e perdido tempo nos boxes. A experiente dupla foi a melhor da esquadra vermelha no fim de semana, enquanto a Rosso Academy (do estreante Matheus Netto com o multicampeão de F-1 Felipe de Sousa) entrou no Top 10 ao finalizar no oitavo posto.
A Delta Racing foi uma “meia surpresa”: pela qualidade de seus pilotos, era de se esperar que ambos entrassem no Top 10, mas dada a dificuldade de pilotar por seis horas sozinho, Adami e Higo marcaram resultados relevantes em Nurburgring – sétimo e nono lugares.
Já a GearOne, com apenas um carro, o que é pouco usual para esta esquadra tão numerosa, não deixou por menos e fechou o grupo dos 10 melhores com Gustavo Gomes e Vitor Batista a bordo.
Top 5 – Final
🥇 #27 Capivara Racing Team – Gustavo Ariel / Luiz Schirmer
🥈 #54 Capivara Racing Team – Francisco Camilo / Otavio Lobato
🥉 #124 Capivara Racing Team – Igor Rodrigues / Renan Negrini
4️⃣ #4 Hardline Racing Team – Edinho Correia / Fidel Moreira
5️⃣ #51 Capivara Racing Team – Gabriel Paiva / Mateus Carvalho
[ESPECIAL] Omega Racing Team – Leo Moura / Marcos Rovigatti
O F1BC Esports agradece todas as equipes, pilotos, patrocinadores e espectadores pela participação direta ou indireta em mais um evento de altíssimo nível.
Vem aí o F1BC Monza 6h
O próximo encontro é no dia 23 de maio, com o F1BC Monza 6h: agora serão LMP2, LMP3 e GT3, além da possível classe especial! Com 58 vagas no grid, carros com um ou dois pilotos, a transmissão ao vivo neste dia mostrará os pilotos em ação das 16h às 22h (horário de São Paulo), e as premiações podendo chegar a até R$ 2 mil reais!
Acesse f1bc.com/monza e inscreva-se!
Juntos com @realdrivetech @taiwanlondrina @amika.kart @m7helpvolantes @sitef1mania @criapubli @pole.zuuk.