F1BC Cup Pro 2007/2 @ Oschersleben

Apenas seis carros se alinharam para esta que foi a etapa mais atípica do F1 Brasil Challenge em toda sua história até aqui. Com apenas um servidor, os pilotos fizeram classificação e corridas juntos, e dois novos vencedores apareceram no F1BC II. O que eles não esperavam era a forma como venceriam, relatada a seguir.

Dança das Cadeiras

Oitava etapa, e a Dança das Cadeiras continua! Com a regra de que um piloto pode trocar no máximo uma vez de equipe, alguns estão aproveitando o final de temporada para testar novos carros ou se aventurarem defendendo marcas que precisem de apoio. Confiram as mudanças para a etapa de Oschersleben, que será disputada no sábado (27/10) a partir das 19h20 (horário de Brasília).

A ALFA ROMEO teve duas perdas. Daniel Carvalho e Lucas Sena mal estrearam pela ALFA Clever Cats, e já chamaram a atenção por suas promissoras performances, e a AUDI chegou e convenceu ambos de irem para os carros alemães. Mesmo assim, a Alfa Romeo segue como segunda força no campeonato, com a vice-liderança entre as marcas, e com a ALFA Autodelta com grandes chances de um ótimo resultado no Campeonato de Equipes.

Já BMW teve uma perda significativa. O carica Eduardo Azeredo confirmou o boato de que alguns pilotos estariam sendo assediados pela VOLVO, e assinou contrato com os suecos para até o final da temporada. Se Edu era um dos pilotos que saiu abraçado com uma das modelos na festa em Imola, não se sabe, mas a certeza é de que a Volvo já mostrou grande potencial e seu piloto fará de tudo para defender sua nova casa.

Encerrando as marcas que mostraram agitação no mercado esta semana, a VOLVO provou que muita festa e agitação pode atrair bons pilotos. Foi o caso de Eduardo Azeredo, que deixou uma das equipes mais fortes, a BMW Mamprey, para finalizar a temporada do F1BC II em uma equipe que não tinha se apresentado até então. Edu saiu da Mamprey na última hora antes da etapa de Imola, por isso não foi notificada esta mudança na Dança das Cadeiras anterior, mas o carioca já correu em San Marino com o carro sueco.

Como já foi dito, a AUDI ganhou mais dois pilotos. Daniel Carvalho e Lucas Sena, que fizeram grandes estréias na etapa de San Marino, deixaram a ALFA Clever Cats para integrarem a equipe de fábrica AUDI Sport. A equipe finalmente forma um trio ativo, juntando os dois pilotos com Phelipe Baceiredo, que não conseguiu participar da prova de Imola mas irá com tudo para a Alemanha. A Audi ainda dispõe de três carros, da equipe AUDI Podium, para os interessados em guiar estes veículos.

Entrevistas pré-corrida

Vamos ver três diferentes pontos de vista para a etapa de Oschersleben, na Alemanha. Fernando Passos (ALFA Autodelta), Lucas Sena e Phelipe Baceiredo (ambos da AUDI Sport) atenderam aos repórteres nesta semana, na coletiva pré-corrida.

Lucas Sena, o que você achou de sua estréia no campeonato F1BC II?
Achei legal, o campeonato é bem divertido, só que não tive o melhor carro, o carro era bem ruinzinho, e o volante que eu estava jogando (joystick) toda hora travava e me deixava no meio das curvas as veses, por isso não pude obter um melhor resultado do que um 5º lugar nas 2 corridas, na segunda corrida eu estava em primeiro, e estava bem, só que me tocaram por tras e eu rodei no meio da Tamburello, ai todo mundo passou, mesmo assim, me recuperei, só que quando ia passar o Carlos Zoro ele me tocou de novo, ai foi quase meu adeus da corrida, a 3 voltas do fim, eu com quase 5s de desvantagem, eu num pude fazer mais nada… mais tirando isso, foi bem divertida, e quero participar de todas as corridas do campeonato, pra ganhar experiência, e no campeonato de Formula 1 (aonde sou melhor) poder disputar como gente grande.

E qual sua expectativa nesta nova equipe, a AUDI Sport?
Espero que o carro seja melhor hehehe, ainda não treinei com o carro novo, mais espero que ele seja competitivo, e que me de chances de brigar por uma posição melhor do que o carro da Cleaver Cats.

Phelipe Baceiredo, o que você achou do campeonato nesse seu primeiro contato com o F1BC?
Muito bom, pessoal animado e ótima organização, me ajudaram quando tive duvidas e a brincadeira é muito divertida. Em minha corrida de estréia tive um pouco de azar mas pra próxima estarei brigando pela vitória.

Qual resultado será o seu objetivo na etapa de Oschersleben?
Pretendo chegar ao final da corrida, vou pilotar com cuidado mas dando o meu melhor, quem sabe um pódio ou até uma vitória.

Agora com dois companheiros de equipe, como será o clima na AUDI Sport? O trio terá mais cuidado nas disputas entre si para ajudar o time a pontuar?
A equipe sempre vem em primeiro lugar mas, estamos liberados para disputar posições e creio que a briga será boa. Meus companheiros são ótimos pilotos e acho que teremos um bom relacionamento.

Fernando Passos, como será a estratégia da Autodelta para esta etapa? O que você achou do traçado de Oschersleben? Será difícil ultrapassar nele?
Certamente será de cautela depois dos fatos ocorridos das corridas anteriores, e por isso só desejo somar pontos mesmo. A pista é muito travada e com menos pontos de ultrapassagens que em San Marino,pois certamente será um complicador a mais. A pole será muito importante aqui.

A equipe considera usar o jogo de equipe para ajudar Michel Mendonça, que briga pela liderança da competição?
Primeiramente o Michel está na disputa do Campeonato e como minhas chances são remotas devo ajudá-lo se for necessário, mas se der para vencer a corrida, certamente farei isso.

O Evento

A classificação teve Rodrigo Wizard dominando tranquilo, desta vez sem a presença de seu companheiro de equipe Victor Cardoso, que não passou bem minutos antes da prova. Para dividir a primeira fila então estava Michel Mendonça, outro que briga diretamente pelo título. Sergio Kolachinski quase conseguiu a pole-position no final, mas teve de se contentar com o terceiro tempo, seguido de Fernando Passos, Carlos Zoro e Rodrigo Miranda:

Classificação
1. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), 1:32.086
2. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), 1:32.180
3. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), 1:33.005
4. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), 1:33.827
5. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), 1:34.638
6. Rodrigo Miranda (PA/BMW Maxrevs/G.Grebe), 1:35.681

Com a nova regra sendo aplicada (de punições em caso de confusões na largada), a corrida se iniciou logo na primeira tentativa. Michel Mendonça pulou à frente, e Rodrigo Wizard teve de se defender para não perder a segunda posição para Fernando Passos. Na saída do Esse, entretanto, Michel saiu do traçado e Rodrigo novamente liderou. Carlos Zoro aproveitou e assumiu a segunda posição, segurando Kolachinski, Michel e Fernando, enquanto Rodrigo Miranda passeava pela grama. Algumas curvas depois, Mendonça tentou passar Kola atravessando o carro pelo LAG, mas recebeu o toque e rodou.

Enquanto Wizard abria uma segura vantagem, O segundo bloco tinha disputas ferrenhas entre Kolachinski, Zoro, Passos e Mendonça, com alguns toques por conta do LAG (low action game) que infelizmente atrapalhou um pouco a disputa, principalmente do paranaense. Sergio abandonou logo depois de perder terreno, quando estava em segundo lugar e caiu para quinto, enquanto os outros cinco caminhavam para o ápice da corrida.

Chegando para as últimas voltas, os pilotos perceberam que o consumo de combustível estava alto: era o erro fatal para a maioria. Aparentemente sem treinarem longas sequências de voltas em Oschersleben, as equipes apostaram em usar o combustível sinalizado no marcador. Michel Mendonça, Carlos Zoro e Fernando Passos pararam por pane seca quase que ao mesmo tempo, enquanto Wizard já estava lento na pista, poupando combustível e cruzando a linha de chegada em primeiro lugar.

O piloto da BMW Schnitzer foi o único a completar a prova, mas os cinco primeiros pontuaram, já que completaram 75% de corrida. Esta é a primeira vitória de Rodrigo Wizard no F1BC II, quebrando um jejum de 16 corridas – ou 12 etapas – sem subir no lugar mais alto do pódio (o último triunfo havia sido o GP da Bélgica no F1BC I).

Race 1 – Final, 9 voltas
1. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), 14:07.535
2. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), DNF/Fuel
3. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), DNF/Fuel
4. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), DNF/Fuel
5. Rodrigo Miranda (PA/BMW Maxrevs/G.Grebe), DNF
6. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), DNF
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard.
Hattrick & Grand Chelem para Rodrigo Wizard.

Sem Sergio Kolachinski, e com grid invertido, Rodrigo Miranda partiu na pole, seguido de Fernando Passos, Carlos Zoro, Michel Mendonça e Rodrigo Wizard. Mas o pole-position não se deu bem na partida e tanto Zoro quanto Passos ultrapassaram o paraense logo na reta. Mendonça e Wizard ultrapassaram logo em seguida, aproveitando também que Zoro deu uma escapada na segunda curva. Agora Passos liderava, seguido de Rodrigo, Michel, Carlos e Rodrigo.

Por um bom tempo o paulista ficou seguindo de perto o carioca, até rodar na saída de uma curva e perder o segundo posto para o capixaba Michel, que começou ali uma reação e chegou próximo de seu companheiro de equipe, mas não impedindo a primeira vitória de Fernando Passos no F1 Brasil Challenge. Para completar, esta foi a primeira dobradinha da Alfa Romeo na competição, e o pódio de Michel o deixou apenas um ponto atrás do líder Rodrigo Wizard no campeonato.

Race 2 – Final, 5 voltas
1. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), 7:55.893
2. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), + 2.556
3. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 13.606
4. Carlos Zoro (SC/BMW Italy-Spain/A.Garcia), + 23.301
5. Rodrigo Miranda (PA/BMW Maxrevs/G.Grebe), + 30.904
6. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), DNS
Volta mais rápida: Michel Mendonça.

Entrevistas pós-corrida

Com tantos acontecimentos interessantes na etapa de Oschersleben, na Alemanha, os depoimentos foram bastante empolgantes após as provas. Vejam o que Fernando Passos, Rodrigo Wizard e Carlos Zoro declararam (Michel Mendonça não foi encontrado na coletiva).

Fernando Passos, você poderia nos explicar o que aconteceu na primeira bateria, onde apenas um carro completou a prova?
Foi realmente complicada,pois logo no começo tive um acidente com o Kola que na minha opinião não me viu quando voltou a pista, e com isso meu carro ficou bastante danificado. Depois comecei a apresentar problemas também com os pneus e por fim tive uma pane seca onde o consumo se mostrou fora do normal, até o Michel meu companheiro ficou parado também.

Foi sua primeira vitória na competição. A emoção é forte, não é?
Realmente pra mim que sou novato nesse campeonato é uma emoção boa demais,pois estava enfrentando problemas nas etapas anteriores devido aos toques que levava,e com isso sempre arruinava minha estratégia. Só tenho a agradecer a equipe Alfa Autodelta que disponibilizou um carro perfeito nesse final de semana e com isso está provando… a cada etapa que está ficando cada vez mais forte, pois começamos num projeto de desenvolver o carro para somar pontos no decorrer do campeonato, e agora estamos numa situação de poder brigar pela vitória sempre em qualquer tipo de pista.

Seu companheiro de equipe está apenas a 1 ponto do líder, Rodrigo Wizard. Sua meta agora é ajudar o time?
Como restam 3 etapas acredito que ainda é cedo para ajudar o Michel nessa disputa,pois acredito que se fosse por isso o ajudaria na corrida de hoje, com o crescimento de nossa equipe na competição a equipe BMW Schnitzer deve esta muito preocupada agora,e certamente deverá favorecer o Rodrigo nessa disputa. Mas nossos carros estão ficando cada vez melhores,e será uma linda disputa onde o menor descuido vc estará fora da disputa. Vamos com Tudo para Silverstone onde teremos novamente novidades nos carros,e com isso espero ajudar o Michel para que seus adversários somem o menor número de pontos em disputa.

Rodrigo Wizard, qual a sensação de ganhar, após um jejum de 12 etapas sem estar no lugar mais alto?
É um prazer vencer novamente, mas não foi do jeito que eu queria. Alguns adversários não estavam presentes, e os demais ficaram sem combustível, então não foi uma vitória das melhores que já tive, mas mesmo assim é um grande resultado para o campeonato.

Três provas para o fim do campeonato e 1 ponto apenas na frente do segundo colocado, como você encara esse desafio?
Agora tenho mais chances de ser campeão, porque lidero com os descartes. Mas o principal é que o Rafael Carvalho e o Victor Cardoso perderam terreno nessa etapa, e no momento acredito queo Michel Mendonça seja o adversário direto pelo título.

Sabendo que um pequeno erro nas próximas etapas pode custar muito caro, você se sente tranquilo ou bate aquele nervosismo antes da corrida?
Não me sinto tranquilo nunca. Toda largada bate um nervosismo, e até por isso já estou acostumado com esse tipo de pressão. Espero não errar nas próximas, pois todo ponto conquistado será importante.

Carlos Zoro, qual foi a sensação de estar disputando entre os “grandes” do campeonato?
Foi uma sensação ótima, poder correr entre os melhores na categoria, disputar posição… consegui até ficar em segundo lugar por algumas voltas, infelizmente, a pressão de estar entre os mais rápidos falou mais alto e acabei errando…. felizmente consegui um bom terceiro lugar.

Em 3 corridas você conseguiu arrancar 66 pontos, você acha que poderia estar disputando o título, caso estivesse desde o começo da temporada?
Acho que não. Sei que me acostumo muito fácil com categorias diferentes, mas reconheço que quem está no topo no momento é muito superior a mim. Talvez eu estivesse entre os 6 primeiros.. mas disputando o título, com certeza não, pois ainda me falta muito treino.

Silverstone e Monza são traçados bem conhecidos por você, isso pode ser uma vantagem?
Com certeza, conhecer as curvas, retas, ondulações, zebras… tudo isso pode dar uma vantagem a mais para um competidor durante a corrida, e tenho sorte de estar muito familiarizado com os dois circuitos pois ando por eles à quase 10 anos. A única diferença é que agora vou usar carros de turismo, coisa que nunca havia experimentado antes.. Vou contar com a ajuda da equipe BMW para poder dar o máximo de mim nessas duas provas.

Análise do Campeonato

Após a divertida e disputada etapa de Oschersleben, na Alemanha, os pilotos irão agora até a Grã-Bretanha, onde será disputada a oitava etapa, no solo sagrado de Silverstone. A classificação antes da prova está bastante parelha, principalmente no que diz respeito ao principal título, o de pilotos. Confira a análise completa a seguir.

Campeonato de Pilotos: Rodrigo Wizard retomou a ponta da classificação, mas com apenas um ponto de vantagem para Michel Mendonça. Victor Cardoso da liderança desceu até a terceira colocação, mas não distante dos dois líderes. Rafael Carvalho ficou um pouco mais distante por sua falta no final de semana, e Sergio Kolachinski ressurgiu na briga, trazendo consigo Eduardo Azeredo e Fernando Passos, que inverteram de posições, apesar de estarem empatados na totalidade dos pontos.

Carlos Zoro passou de uma só vez Sidney Dias, que não correu na Alemanha, e Rodrigo Miranda, que teve uma performance abaixo das expectativas. Estes três se mantém muito próximos. Os outros competidores, que estão da 10ª posição em diante, não correram em Oschersleben e, portanto, mantiveram seus lugares na tabela.

1. Rodrigo Wizard, 132 (166)
2. Michel Mendonça, 131 (131)
3. Victor Cardoso, 124 (124)
4. Rafael Carvalho, 111 (118)
5. Sergio Kolachinski, 106 (133)
6. Fernando Passos, 92 (92)
7. Eduardo Azeredo, 92 (92)
8. Carlos Zoro, 66 (66)
9. Rodrigo Miranda, 66 (66)
10. Sidney Dias, 64 (64)
11. Rodrigo Dias, 36 (36)
12. Cassius Naves, 32 (32)
13. Daniel Carvalho, 25 (25)
14. Fernando Rodrigues, 23 (23)
15. Lucas Sena, 19 (19)
16. Ogue Brito, 19 (19)
17. Alan Tavares, 11 (11)
18. Huggo Aquino, 8 (8)
19. Thiago Tavares, 8 (8)

Campeonato de Equipes: Como prometido pela própria equipe, a ALFA Autodelta inicia uma grande arrancada para tentar tirar o título das mãos da BMW Schnitzer. Somando 53 pontos, os italianos tiraram uma boa vantagem para os alemães, que somaram 30 contando apenas com Rodrigo Wizard. A BMW Italy-Spain também marcou bons pontos com Carlos Zoro, e a decepção ficou por conta da BMW Carly, que caiu da vice-liderança para o quarto posto. Quem também subiu foi a BMW Maxrevs, de Rodrigo Miranda, deixando VOLVO Art e AUDI Sport para trás.

1. BMW Schnitzer, 290 pontos
2. ALFA Autodelta, 205
3. BMW Italy-Spain, 190
4. BMW Carly, 183
5. BMW Redline, 77
6. BMW Mamprey, 68
7. SEAT Sport, 59
8. ALFA Clever Cats, 44
9. BMW Maxrevs, 12
10. VOLVO Art, 24
11. AUDI Sport, 18
12. SKODA Autospektrum, 9
13. ALFA Reoboots, 8

Campeonato de Marcas: Faça chuva ou faça sol, a BMW está sempre marcando mais pontos que as marcas concorrentes. Com mais carros no grid, é natural que os bávaros tenham tamanha vantagem e o título já assegurado. As outras marcas não apareceram na Alemanha, o que significa que Seat, Volvo, Audi e Skoda mantiveram suas posições na tabela.

1. BMW, 849 pontos
2. ALFA ROMEO, 257
3. SEAT, 59
4. VOLVO, 24
5. AUDI, 18
6. SKODA, 9

Campeonato de Estados: O estado de São Paulo bem que tentou, e até conseguiu diminuir sua desvantagem, mas a matemática já decide a favor do Rio de Janeiro para o título de Estados. Com 444 pontos, só um milagre tiraria o título dos cariocas. O Paraná e o Espírito Santo formam um segundo pelotão, enquanto Santa Catarina e Pará estão no terceiro.

1. Rio de Janeiro, 444 pontos
2. São Paulo, 255
3. Paraná, 169
4. Espírito Santo, 131
5. Pará, 104
6. Santa Catarina, 66
7. Minas Gerais, 32
8. Bahia, 23
9. Pernambuco, 8