F1BC Cup Light 2008/1 @ Mônaco

A tranquilidade marcou esta etapa em Monte Carlo. Sem acidentes ou confusão, os sete pilotos presentes fizeram uma corrida de pista estreita valer à pena, e dessa vez Carlos Eduardo voltou com tudo do Carnaval e faturou as duas provas. O esquema foi feito em server único, então a comunicação foi privilegiada e rápida, sem muitas delongas e atrasos.

QUALIFYING – Pole-position dominante de Carlos Eduardo, que foi o único a entrar na casa de 1min13s. Alan Tavares poderia ter ido ainda melhor, mas não aproveitou a última volta disponível e ficou em segundo no grid. Rodrigo Miranda foi outro perseguido pela má sorte, quando vinha baixando seu próprio tempo na última tentativa e acabou rodando, mas o tempo anterior foi suficiente para garantir a terceiras posição. Daniel ALves não fez uma boa classificação e ficou em quarto, com Rodrigo Oliveira em quinto, Thiago Tavares em sexto – após alguns cortes de caminho e instruções de última hora -, e Phelipe Baceiredo sem tempo, pois teve de sair bem em sua vez, e não retornou a tempo.

Qualifying
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:13.424
2 Alan Tavares (PA/McLaren), 1:14.968
3 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 1:15.747
4 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:18.308
5 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), 1:20.479
6 Thiago Tavares (PA/McLaren), 1:22.915
7 Phelipe Baceiredo (SP/Ferrari), sem tempo

FEATURE RACE – Carlos Eduardo largou mal, e Alan Tavares tomou a ponta, seguido por Rodrigo Miranda e Thiago Tavares. Estes dois últimos erraram logo na primeira volta, permitindo a passagem de Daniel ALves e Rodrigo Oliveira. Logo na segunda volta, Miranda ainda teve seu motor explodindo, uma verdadeira sina da Honda. Cadu então partia para a recuperação e logo ganhou a liderança novamente, após um erro de Alan. Thiago Tavares foi o primeiro a parar nos pits, na oitava volta.

Na 11ª passagem, Cadu e Alan já estavam uma volta à frente de Oliveira e Tavares. Curiosamente, a briga entre estes dois retardatários estava tão acirrada que Thiago dificultou a passagem de Alan, sei próprio companheiro de equipe! E assim, duas voltas depois, Cadu foi para seu pit-stop, deixando a liderança com Alan. Mais uma volta e foi a vez de Alan, porém, o terror dos pits chegou para o paraense: lentidão no atendimento, a equipe não aparecendo, uma verdadeira greve contra o próprio piloto. A coisa foi tão séria que Thiago descontou a volta de desvantagem, ainda fez o pit à frente de Alan, e o ultrapassou, e os mecânicos nem deram bola para seu primo! Sem combustível, Alan teve de abandonar, enquanto a Renault fez uma dobradinha com Cadu e Daniel, além de Oliveira e T.Tavares aproveitando os pontos deixados e completando a prova, duas voltas atrás.

Feature Race, Final (23 voltas)
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 29:48.298 (média de 152.56 km/h)
2 Daniel Alves (RJ/Renault), +1 lap
3 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +2 laps
4 Thiago Tavares (PA/McLaren), +2 laps
5 Alan Tavares (PA/McLaren), DNF/Fuel (13)
6 Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNF/Engine (1)
7 Phelipe Baceiredo (SP/Ferrari), DNS
Fastest Lap: Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:13.273

SPRINT RACE – Rodrigo Miranda e Alan Tavares largaram com tudo e passaram de últimos para primeiros. Cadu não conseguiu fugir de um imprevisto, quando Thiago Tavares dividiu a Mirabeau e fez a Renault do paranaense capotar, mas retornar em seguida, meio torta. Rodrigo Oiveira queimou a largada e cumpriu um Penalty, enquanto Miranda segurava Alan lá na frente, e Cadu cada vez mais se aproximava, em sua corrida de recuperação.

Na panúltima volta, Alan rodou na piscina, Cadu tentou evitra a colisão e tocou de frente na barreira de pneus, perdendo alguns segundos até retornar ao traçado. Quando a vitória de Miranda já parecia concretizada, eis que o paraense da Honda roda na curva da Tabacaria, deixando Cadu assumir a liderança por alguns segundos, até ser tocado pelo desesperado Miranda, que o fez rodar também. Mas, como houve este toque, Miranda não perdeu tempo e admitiu a vitória de Carlos Eduardo, sabendo que havia errado. Alan chegou em terceiro, seguido por Thiago, Daniel e Oliveira, todos terminando a prova em grande estilo.

Sprint Race, Final (7 voltas)
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 9:06.810 (média de 151.85 km/h)
2 Rodrigo Miranda (PA/Honda), +2.854
3 Alan Tavares (PA/McLaren), +3.420
4 Thiago Tavares (PA/McLaren), +21.341
5 Daniel Alves (RJ/Renault), +40.698
6 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +1 lap
7 Phelipe Baceiredo (SP/Ferrari), DNS
Fastest Lap: Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:12.948