F1BC Cup Junior 2008/1 @ Sachsenring

A pista estreita, com uma faixa de grama em suas bordas e as curvas próximas, ocasionou muitos erros por parte dos pilotos, o que aumentou a importância da concentração de cada um na corrida, e somou ao espetáculo, que também viu ultrapassagens, vários Xis e duelos.

QUALIFYING – Os quatro primeiros colocados se separaram por apenas oito décimos, sendo que 11 pilotos registraram tempos, e a pole-position mais uma vez ficou com Daniele Assis. Lucas Chaves garantiu a posição na primeira fila, ao lado de Dani, por apenas três milésimos de vantagem para Luth Cysne.

Qualifying
1 Daniele Assis (RJ/Williams), 1:00.164
2 Lucas Chaves (DF/Red Bull), 1:00.561
3 Luth Cysne (SC/Renault), 1:00.564
4 Andrei Fonseca (MG/Honda), 1:00.708
5 Eduardo Marques (MG/Ferrari), 1:00.971
6 Diogo Leal (GO/Renault), 1:02.033
7 Raphael Brito (SP/Red Bull), 1:02.307
8 Marcelo Vidal (SP/Williams), 1:02.578
9 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), 1:06.640
10 Robson Santos (SP/McLaren), 1:13.233
11 Arthur Estrada (RJ/BMW Sauber), 1:22.685
12 Jefferson Leão (RJ/BMW Sauber), sem tempo

FEATURE RACE – Logo na largada do Server A, a Williams de Daniele Assis patina, Lucas Chaves também não larga bem com sua Red Bull e Luth Cysne pula pra segunda posição. Andrei Fonseca aproveita a cochilada de Lucas de também lhe toma a posição. Na freada da primera curva, Luth e Daniele dividem o espaço, com o catarinense levando a melhor, enquanto a carioca roda na pista, caindo pra última posição. Diogo Leal conseguiu alcançar a Red Bull de Lucas e o ultrapassa por fora na freada da mesma curva. Os carros se alinham com Luth Cysne em primeiro, seguido de perto por Andrei Fonseca, Diogo Leal e Lucas Chaves. Daniele consegue voltar pra pista, mas perde contato com o pelotão.

Diogo tenta seguir num ritmo forte, mas acaba colocando uma roda na brita e perde velocidade. Lucas Chaves passa Diogo, que tenta dar um X, pisa na grama e roda. Com isso, Daniele se aproximou de vez, e ainda teve que desviar, com reflexo, de Diogo Leal, que ficou atravessado. Enquanto isso, no final da reta principal, Andrei perde o ponto de freiada e passa reto na curva. Na volta a pista, ele é obrigado a deixar Lucas Chaves passar pra evitar um acidente. A ordem então é: Luth, Lucas, Andrei, Diogo e Daniele.

Na metade da quarta volta, o motor da Red Bull pede arrego e deixa Lucas na mão. Andrei herda a segunda posição, seguido por Daniele e Diogo. Os pilotos mantiveram-se em suas posições, mesmo com algumas saídas de pista e rodadas. Fonseca então antecipa sua parada e na nona volta vai pros pits, e ainda consegue voltar na frente da Williams da Daniele. No fim da décima segunda volta, Luth vai para sua parada e perde sua liderança pra Andrei Fosneca na saída do Pitlane. Daniele também vai para sua parada no final da décima segunda volta e perde sua posição para Diogo, que erra na chicane e devolve de graça a colocação.

No final da décima quinta volta, Andrei Fonseca roda na chicane, perdendo o bico logo depois, tendo de parar novamente nos boxes. Porém, um problema hidráulico inesperado (:D) o tira da corrida. Luth então passou a liderar, e Daniele assumiu a segunda posição, com Diogo subindo pra terceira. Daí em diante foram oito voltas onde ninguém chegou em ninguém e apenas se confirmam as posições.

Feature Race – Final, 24 voltas
1 Luth Cysne (SC/Renault), 25:34.573 (média de 191.41 km/h)
2 Daniele Assis (RJ/Williams), +55.209
3 Marcelo Vidal (SP/Williams), 27:00.465
4 Raphael Brito (SP/Red Bull), +1:23.912 [+10s penalty]
5 Diogo Leal (GO/Renault), +1 lap [+10s penalty]
6 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), +1 lap
7 Robson Santos (SP/McLaren), +4 laps
– Andrei Fonseca (MG/Honda), DNF (16)
– Arthur Estrada (RJ/BMW Sauber), DNF/Accident (6)
– Lucas Chaves (DF/Red Bull), DNF/Engine (4)
– Eduardo Marques (MG/Ferrari), DNS
– Jefferson Leão (RJ/BMW Sauber), DQ
Fastest lap: Luth Cysne (SC/Renault), 1:01.546

Explicação de punições
J.Leão: DQ (não respeitou bandeira azul e prejudicou adversário R.Brito)
D.Leal: +10s (não respeitou a bandeira azul para L.Cysne)
R.Brito: +10s (toque em Vidal, ultrapassagem sem devolução)

SPRINT RACE – Após uma conturbada Feature Race no Server A, o grid invertido da Sprint Race ficou assim: Diogo Leal (Renault), Daniele Assis (Williams), Luth Cysne (Renault), Andrei Fonseca (Honda), Lucas Chaves (Red Bull) e Eduardo Marques (Ferrari). A largada foi um pouco mais disputada que a da Feature. Os quatro primeiros colocados largaram bem, sendo que Luth foi logo com sua Renault pra cima de Daniele, enquanto defendia-se, ao mesmo tempo, de Andrei Fonseca. Atrás, Eduardo tomou a posição de Lucas.

Na freada da primeira curva, praticamente em fila indiana temos Diogo, Luth, Daniele e Andrei. Diogo freia muito cedo sua Renault e é ultrapassado por Luth e Andrei, e Daniele erra o ponto na mesma curva e passa reto, mas ainda consegue voltar em quarto lugar. Lucas toca sua Red Bull na Ferrari de Eduardo e é punido com acréscimo de dez segundos no seu tempo final de corrida. Eduardo volta pra pista em último. Na frente, Diogo ainda consegue tomar a segunda posição de Andrei, que não desiste e a recupera. Daniele é superada por Lucas, mas num erro de Diogo no ésse, Lucas tem cautela em demasia e Daniele aproveita pra reconsquistar sua posição. Ao final da primeira volta temos a seguinte classificação: Luth, Andrei, Daniele, Lucas, Diogo e Eduardo.

No final da reta, pela quarta vez nessa etapa, Daniele espalha na curva e perde a posição para Lucas. Vendo que Daniele tem dificuldades pra manter seu carro na pista, Diogo se empolga e faz sua Renault dar uma voltinha na brita também, perdendo assim a quinta posição para Eduardo. Duas voltas mais tarde é a vez de Andrei perder o controle sobre sua Honda e andar na brita, perdendo a segunda posição para Lucas.

Na metade da penúltima volta, a Honda de Andrei Fonseca tem pane seca e todos que vinham atrás ganharam uma posição. No final, temos Luth em primeiro, seguido de Lucas, Daniele, Eduardo e Diogo. Como Lucas foi punido por tocar em Eduardo na largada, ele caiu para a quarta posição.

Sprint Race – Final, 8 voltas
1 Luth Cysne (SC/Renault), 8:18.766 (média de 196.30 km/h)
2 Daniele Assis (RJ/Williams), +8.437 [+2s penalty]
3 Eduardo Marques (MG/Ferrari), +11.871
4 Lucas Chaves (DF/Red Bull), +4.217 [+10s penalty]
5 Diogo Leal (GO/Renault), +26.986 [+2s penalty]
6 Raphael Brito (SP/Red Bull), 8:31.256 [+6s penalty]
7 Gus Scherer (AM/Toro Rosso), +12.314 [+2s penalty]
8 Marcelo Vidal (SP/Williams), +18.843 [+10s penalty]
9 Andrei Fonseca (MG/Honda), DNF (7)
– Robson Santos (SP/McLaren), DNF/Accident (3) [+4s penalty]
– Arthur Estrada (RJ/BMW Sauber), DNF/Accident (1)
– Jefferson Leão (RJ/BMW Sauber), DNS
Fastest lap: Daniele Assis (RJ/Williams), 1:00.878

Explicação de punições
M.Vidal: +10s (toque em G.Scherer, sem danos maiores)
L.Chaves: +10s (toque em E.Marques, sem maiores danos)
R.Brito: +6s (3x cut track)
R.Santos: +4s (2x cut track)
G.Scherer: +2s (1x cut track)
D.Assis: +2s (1x cut track)
D.Leal: +2s (1x cut track)