Connect with us

F1BC Cup Pro 2008/2 @ Sakhir

Server único, duas relargadas e muitos toques. A segunda etapa da elite do F1BC foi bastante disputada, com trocas intensas de posições, acidentes espetaculares e sem dúvida embolou bastante o campeonato, que está mais aberto do que nunca. Confiram o que rolou de melhor na etapa de Sakhir!

QUALIFYING – O baiano da Super Aguri mostrou que não está de brincadeira e assegurou a pole com um ótimo tempo, sendo o único a ter virado abaixo de 1.27. Eis o grid completo:

Qualifying
1 Fernando Rodrigues (BA/Super Aguri); 1:26.932
2 Carlos Eduardo (PR/McLaren); 1:27.307
3 Luth Cysne (SC/BMW Sauber); 1:27.678
4 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber); 1:27.771
5 Carlos Zoro (SC/Ferrari); 1:27.833
6 Fernando Passos (RJ/Ferrari); 1:28.030
7 Leonardo Schuskel (SP/Honda); 1:28.762
8 Otavio Augusto (MG/Toyota); 1:29.249
9 Luis Morais (SP/Renault); 1:29.767

FEATURE RACE – Na largada que valeu, Rodrigues mantém a ponta, seguido de perto por Cadu; mais atrás, Cysne, Carvalho e Zoro emparelham, tentando todos fazer a curva ao mesmo tempo. Augusto se aproveita e passa Carvalho, permitindo a aproximação de Zoro. Fael tenta manter a posição e ao se defender da Ferrari, acaba tocando o adversário, fazendo-o perder a posição. Ao final da primeira volta, a ordem dos pilotos era: Rodrigues, Cadu, Cysne, Carvalho, Zoro, Augusto, Passos e Morais. Cadu seguia Rodrigues de perto, enquanto Zoro colava em Carvalho e Passos em Augusto. Na volta 4, Zoro dá o bote em Fael, mas acaba rodando o carro do adversário. O piloto da Ferrari ainda pára para esperar Fael, mas desiste ao perceber que perderia muitas posições. Augusto pula para o 4º lugar, Passos para o 6º e Fael cai para último. Situação parecida aconteceu com Rodrigues e Cadu, que faz o adversário rodar ao tocá-lo, mas devolve a posição. Zoro, na tentativa de ultrapassar Augusto, toca o carro do adversário e o ultrapassa, mas acaba perdendo a posição para Passos, que vinha logo atrás. Augusto devolve a ‘gentileza’ ao final da reta dos boxes, jogando a Ferrari de Zoro para fora da pista em uma manobra desmedida. Continuando o festival de toques, Fael estampa a traseira de Morais, que perde a asa (e acaba abandonando a prova algumas voltas depois com quebra de suspensão) e Zoro, mais uma vez disputando posição com Fael e empurrando o adversário pra fora da pista.

Lá na frente, Cadu seguia colado em Rodrigues, com Cysne observando mais atrás seguido de Augusto e Passos. Na janela de pit stops, Cadu parou primeiro, seguido de Cysne. Rodrigues, que ia seguro na liderança, estranhamente não consegue fazer a primeira curva e bate no muro, perdendo asa e rodas dianteiras. Enquanto isso, Zoro apertava Augusto, que erra e entrega de bandeja a posição para o ferrarista. Passos, Fael, Zoro e Augusto também param, seguidos de Rodrigues que ainda tenta consertar sua Aguri, mas não consegue e termina por abandonar a prova. Após o pit stop, a ordem da prova ficou com Cadu, Cysne, Passos, Fael, Otávio e Zoro, que ultrapassa o piloto da Toyota após este errar a freada na primeira curva. A corrida terminaria assim, não fosse uma parada extra que a Ferrari de Passos teve que realizar, por falta de combustível para completar a prova.

Feature Race, Final (17 voltas)
1 Carlos Eduardo (PR/McLaren); 26:05.012, média de 208.32 km/h
2 Luth Cysne (SC/BMW Sauber); + 5.208
3 Fernando Passos (RJ/Ferrari); + 45.145
4 Carlos Zoro (SC/Ferrari); + 28.797 [ + 35s penalty]
5 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber); + 12.657 [ + 55s penalty]
6 Otavio Augusto (MG/Toyota); + 1 lap
– Fernando Rodrigues (BA/Super Aguri); DNF/Accident, lap 10
– Luis Morais (SP/Renault); DNF/Accident, lap 7
– Leonardo Schuskel (SP/Honda); DNS/Connection
Fastest Lap: Fernando Rodrigues (BA/Super Aguri); 1:28.105

Explicação de punições
R. Carvalho (toque em C. Zoro, fazendo o adversário perder posição) + 5s, volta 1
R. Carvalho (toque em L. Morais, causando danos na asa traseira) + 50s, volta 6
C. Zoro (toque em R. Carvalho, fazendo o adversário rodar) + 15s, volta 4
C. Zoro (toque em O. Augusto, fazendo o adversário rodar) + 15s, volta 5
C. Zoro (toque em R. Carvalho, fazendo o adversário perder posição) + 5s, volta 6

SPRINT RACE – O grid se inverteu, mas nem por isso a corrida foi mais tranquila. Logo na largada, Otávio espalha na primeira curva e perde posições para Zoro, Fael e Cysne. Cadu se aproveita da confusão e ultrapassa Passos, que também perde posição para a Aguri de Rodrigues. Ao fim da primeira volta, Rodrigues se aproxima de Cadu e toma a posição, mas leva um X do piloto da McLaren que em uma esperta manobra passa também a Toyota de Augusto. Neste momento a ordem dos pilotos era: Zoro, Cysne, Carvalho, Cadu, Augusto, Rodrigues e Passos. O piloto da Aguri ultrapassa a Toyota, que passa reto na curva 1 e parte para cima de Cadu, conseguindo ultrapassá-lo, mas novamente perde a posição para a McLaren após espalhar no cotovelo da segunda parcial. Rodrigues não desiste e acaba conseguindo passar Cadu na volta seguinte, para não mais perder a posição.

Em outra briga mais à frente, Fael se aproximava cada vez mais de seu companheiro de equipe Cysne, e termina por ultrapassá-lo na última curva. Luth tenta dar o troco mas acaba errando a freada, permitindo a aproximação de Rodrigues e Cadu, sendo superado por este último. Cysne, porém, consegue se manter próximo de Cadu, e acaba tocando o rival, que roda. A BMW espera a McLaren, mas ambos ficam para trás. Daí pra frente não houve mais alterações nas posições, acabando com a vitória de Zoro, que se aproxima dos rivais na pontuação geral.

Sprint Race, Final (5 voltas)
1 Carlos Zoro (SC/Ferrari); 7:27.495, média de 214.28 km/h
2 Rafael Carvalho (RJ/BMW Sauber); + 2.057
3 Fernando Rodrigues (BA/Super Aguri); + 4.945
4 Otavio Augusto (MG/Toyota); + 11.810
5 Carlos Eduardo (PR/McLaren); + 12.434
6 Luth Cysne (SC/BMW Sauber); + 13.928 [+ 7s penalty]
7 Fernando Passos (RJ/Ferrari); 1:03.805
– Luis Morais (SP/Renault); DNS/Connection
– Leonardo Schuskel (SP/Honda); DNS/Connection
Fastest Lap: Carlos Eduardo (PR/McLaren); 1:28.130

Explicação de punições
C. Eduardo (toque em L. Cysne, fazendo o adversário perder posição) sem efeito
L. Cysne (toque em C. Eduardo, fazendo o adversário rodar) + 7s, volta 5, reduzida por ter esperado o adversário e devolvido a posição

Advertisement

Facebook

Advertisement

VÍDEO DESTAQUE

More in Corridas