F1BC Cup Classic 2008/3 @ Montreal

Poucas disputas diretas em prova dominada pela equipe Williams de Marck e Vidal. Com ausências importantes como Pelisoli e Wendt, a dupla do time inglês fez a festa em Montreal.

QUALIFYING: Mesmo contestado por alguns pilotos, Marcelo Marck teve sua pole mais do que voadora confirmada pela direção de prova que prometeu conferir posteriormente se tudo estava ok com o motor da Williams. Na segunda posição ficou o seu companheiro Vidal. Na sequência tivemos a Benetton de Alexsandro que logo em sua estréia já consegue um bom terceiro lugar no grid. Helio e Ricardo completaram o grid do server A, com Diogo, Thiago, Fernando, Claudio e Edgard ficando no B.

Qualifying
1 Marcelo Marck (MG/Williams),1:16.822
2 Marcelo Vidal (RS/Williams),1:19.791
3 Alexsandro Bazanella (SC/Benetton),1:21.146
4 Helio Neto (CE/Jordan),1:22.069
5 Ricardo Vitorino (MG/Ferrari),1:22.596
6 Diogo Leal (GO/Tyrrel),1:22.864
7 Thiago Lisboa (PR/Lotus),1:25.060
8 Fernando Ferreira (DF/Tyrrel),1:25.823
9 Claudio da Silva (MT/Lotus),sem tempo
10 Edgard Sparmdale (MG/Minardi),sem tempo

Legenda
Server A
Server B

RACE: Na largada pouca coisa muda, e a dupla da Williams mantêm o controle e dispara na frente, seguida sempre por Alexsandro da Benetton. Ricardo bate logo nas primeiras voltas e abandona, perdendo boa chance de pontuar em sua estréia pela Ferrari. Marcelo Vidal acaba perdendo tempo depois de uma saída de pista, permitindo assim que o líder Marck pudesse ampliar sua vantagem.

Depois da parada nos boxes, Marck volta em segundo logo atrás de Vidal que acabou resolvendo atrasar sua parada. Marck na tentativa de ultrapassar Vidal, toca na Williams de seu companheiro danificando a mesma. Vidal vai para os boxes na mesma volta para sua troca de pneus e reabastacimento, aproveitando entao para arrumar os danos causados pelo acidente.

Com toda a confusão, Marcelo Marck abria já boa vantagem de mais de 30 segundos, que foi administrada até o final. Mas, devido algumas infrações durante a prova, como cortar caminho algumas vezes seguidas e o toque no companheiro, Marck acaba caindo para segundo, graças ao acréscimo das penalizações em seu tempo final. Com isso Marcelo Vidal fica com a vitória da primeira etapa da Classic 2. Alexsandro da Benetton em sua estréia na F1BC ja fatura um pódio ao chegar em terceiro e Helio Neto completou em quarto fechando os que terminaram a prova no server A.

No server B, Claudio não teve muitas dificuldades para dar as cartas com sua Lotus, chegando a colocar 2 voltas em Fernando da Tyrrel que chegou logo atrás. Diogo, Thiago e Edgard não completaram a prova.

Race, 34 voltas
1 Marcelo Vidal (RS/Williams),0:46:46.430 [+2s penalty]
2 Marcelo Marck (MG/Williams),0:46:10.577[+51s penalty]
3 Alexsandro Bazanella (SC/Benetton),+1 volta
4 Helio Neto (CE/Jordan),+1 volta
5 Claudio da Silva (MT/Lotus),0:48:03.069
6 Fernando Ferreira (DF/Tyrrel),+2 voltas
7 Diogo Leal (GO/Tyrrel),DNF
8 Ricardo Vitorino (MG/Ferrari),DNF
9 Thiago Lisboa (PR/Lotus),DNF
10 Edgard Sparmdale (MG/Minardi),DNF
Volta mais rápida: Marcelo Marck.

Punições:
M.Marck: toque em Vidal arrancando asa dianteira:(+30s), cut track x9:(8x2s+1x5s=21s)
M.Vidal: cut track (+2s)