F1BC Cup Pro 2008/3 @ Brno

Uma atuação memorável do carioca Fernando Passos, algumas ausências sentidas e o revés de alguns dos mais rápidos pilotos marcou o final de semana do F1BC Cup 5, no inédito circuito de Brno, na República Tcheca. E como consequência de tudo, um campeonato tecnicamente empatado entre Rodrigo Wizard e Raphael Brito.

Na classificação, Rodrigo Wizard começou na frente, e dividiu a primeira fila com Raphael Brito, seu concorrente direto pelo título. Fernando Passos surpreendeu com a terceira posição, assim como Dael Magno, em quarto.

Qualifying
1 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), 1:26.571
2 Raphael Brito (Williams), 1:26.913
3 Fernando Passos (Ferrari), 1:26.762
4 Dael Magno (Force India), 1:27.184
5 Lucas Sena (BMW Sauber), 1:27.693
6 Douglas Chiara (Toyota), 1:29.983
7 André Chiara (Toyota), 1:31.075

FEATURE RACE – Algumas relargadas, por incidentes entre pilotos, e finalmente a largada definitiva. Fernando e Raphael brigaram pela vitória desde o início, seguidos de perto por Lucas, enquanto Douglas e André foram ficando um pouco mais para trás. Rodrigo e Dael, por “causarem” incidentes nas primeiras tentativas, partiram dos boxes.

Na parada de boxes para reabastecimento e troca de pneus, Brito freiou antes, e Passos, que vinha logo atrás, acertou a Williams do adversário. O piloto da Ferrari esperou a Williams se recompor, e as posições foram mantidas, com Sena se aproveitando disso para tirar um pouco da desvantagem que já tinha.

Lá atrás, Wizard fazia uma grande corrida de recuperação, tirando os 44 segundos de desvantagem por largar dos boxes, em relação a André Chiara. Quando o piloto da BMW Sauber foi fazer sua única ultrapassagem, André acabou rodando, e Wizard bateu na Toyota e capotou, retornando à pista sem a asa dianteira.

A vitória então icou com Fernando Passos, que após o pit-stop se mandou, abrindo uma bela vantagem sobre Raphael Brito, o segundo, e Douglas Chiara, terceiro. Lucas perdeu terreno e foi o quarto, enquanto que Wizard – que também foi autor da volta mais rápida da prova – completou sem asa dianteira, à frente de André, que deu uma colher de chá para Wizard após o incidente.

Feature Race – Final, 12 voltas
1 Fernando Passos (Ferrari), 18:30.548 (média 213.35km/h)
2 Raphael Brito (Williams), +17.944
3 Douglas Chiara (Toyota), +30.189
4 Lucas Sena (BMW Sauber), +35.847
5 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), +1:16.135
6 André Chiara (Toyota), +1:16.990
– Dael Magno (Force India), DNF (4)
Fastest lap: Rodrigo Wizard, 1:27.930

SPRINT RACE – Grid invertido, e uma grande largada de Lucas Sena, que pulou de terceiro para primeiro já na primeira curva. Seu companheiro de equipe Rodrigo Wizard seguia na cola, chegando por muito pouco a não tocar no carro do carioca. André era terceiro, e recebia a mesma pressão de Fernando.

Na última curva da primeira volta, Passos calculou mal a entrada do Esse, passou André mas acertou Wizard, que estava à frente de ambos. Rodrigo então rodou e bateu, perdendo a asa dianteira, novamente. Passos ainda esperou e devolveu a posição ao adversário, embora não haja anulação de punição quando há danos deste nível no carro.

A briga manteve-se intensa à frente. André ultrapassou Sena, mas continuava muito pressionado pelo carioca, enquanto Brito fazia um bom duelo com Doug, ambos muito próximos dos dois primeiros. O que ninguém imaginava era que André teria uma pane seca, na última curva. O azar do piloto da Toyota era tão improvável que, quando André tentou encostar o carro, Lucas acelerou pra cima do adversário, achando que era uma desaceleração comum, e ficou preso atrás do ex-líder, vendo Raphael Brito passar feliz e contente para a bandeirada final, ainda que pressionado por Doug, o segundo.

Lucas conseguiu chegar em terceiro, com certa frustração por seu revés. O quarto colocado também não saiu contente: Wizard, reduzindo muito as marchas para fazer as quatro voltas sem asa dianteira, ficou sem combustível, mas foi generosamente rebocado por Passos, que causou o acidente da BMW Sauber.

Sprint Race – Final, 4 voltas
1 Raphael Brito (Williams), 6:08.760 (média 214.17km/h)
2 Douglas Chiara (Toyota), +0.393
3 Lucas Sena (BMW Sauber), +10.389
4 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), +1:31.128
5 Fernando Passos (Ferrari), +1:31.349 [+30]
6 André Chiara (Toyota), DNF/Fuel (3)
– Dael Magno (Force India), DNS
Fastest lap: Douglas Chiara, 1:29.441

Punições
F.Passos +30s, batida em R.Wizard causando danos na dianteira