F1BC Cup Pro 2008/3 @ Fuji

Em uma das etapas mais equilibradas do campeonato, o F1BC Cup 5 presenciou mais um capítulo da disputa pelo título, desta vez em Fuji. Sendo um circuito inédito na liga, os pilotos mostraram que tiveram um treinamento duro para chegar ao ótimo desempenho na pista, e Raphael Brito e Rodrigo Wizard levarão a decisão do título para o último final de semana, em Interlagos.

Na classificação, Rodrigo Wizard dominou o treino até a última volta. O cronômetro já estava zerado quando Raphael Brito abriu sua volta, mas ela continuou valendo, e Brito baixou o tempo de Wizard em apenas 13 milésimos de segundo. Doug Chiara fez um bom treino e garantiu o terceiro lugar, com Morais surpreendendo em quarto.

Qualifying
1 Raphael Brito (Williams), 1:12.055
2 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), 1:12.068
3 Doug Chiara (Toyota), 1:12.850
4 Luis Morais (Renault), 1:13.009
5 Rodrigo Oliveira (Force India), 1:13.588
6 Dael Magno (Force India), 1:14.436
7 Thiago Wendt (Renault), sem tempo

FEATURE RACE – Uma primeira tentativa de corrida foi abortada após algumas voltas já completadas. Após momentos de LAG entre todos os carros, o Host oficial da categoria caiu, e a corrida teve de ser reiniciada do zero.

Na prova válida, Brito assumiu a ponta e, em dez voltas, abriu uma vantagem de dez segundos sobre Wizard, segundo, que teve trabalho para se livrar de Chiara. Brito parou na volta 9, Wizard na 10, e Chiara na 12.

Após o pit-stop, Wizard começou a tirar a desvantagem para o líder, encostou nas três voltas finais, exerceu uma boa pressão sobre o concorrente, mas não conseguiu ultrapassá-lo. A tentativa final foi na última curva, mas Wizard perdeu a aderência e Brito manteve a ponta.

Feature Race – Final, 20 voltas
1 Raphael Brito (Williams), 25:39.318 (média 201.34km/h)
2 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), +1.507
3 Doug Chiara (Toyota), +8.011
– Luis Morais (Renault), DNF (13)
– Thiago Wendt (Renault), DNF (8)
– Dael Magno (Force India), DNF (6)
– Rodrigo M.Oliveira (Force India), DNF (4)
Fastest lap: Douglas Chiara, 1:13.880

SPRINT RACE – Grid invertido, poucos carros desta vez. Os participantes que não tinham nenhuma ambição de pontos, ou que estavam com compromissos à vista, deixaram o servidor, mas os três que ficaram não deixaram por menos, e uma bela apresentação pôde ser vista.

Doug, largando na ponta pelo grid invertido, manteve a liderança, e Brito ultrapassou Wizard, mas por pouco tempo, já que o piloto da BMW Sauber deu o troco. Doug não conseguiu se livrar dos líderes do campeonato, e Rodrigo chegou a colocar muita pressão, até ficar lado a lado ao final do retão de Fuji, mas Doug segurou por fora a posição. Brito tentou partir pra cima de Wizard, mas também não conseguiu a ultrapassagem, e a diferença do primeiro para o terceiro foi de pouco mais de um segundo!

Sprint Race – Final, 6 voltas
1 Doug Chiara (Toyota), 7:29.731 (média 206.80km/h)
2 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), +1.086
3 Raphael Brito (Williams), +1.175
– Thiago Wendt (Renault), DNS
– Luis Morais (Renault), DNS
– Dael Magno (Force India), DNS
– Rodrigo M.Oliveira (Force India), DNS
Fastest lap: Rodrigo Wizard, 1:13.191