F1BC Cup Pro 2009/1 @ Nurburgring

Primeira corrida de F-1 do fim de semana em terras alemãs (já que o F1BC Pro 1 será em Hockenheim no domingo), o F1BC Cup 6 em Nurburgring foi recheado de disputas e acidentes, coroando dois novos vencedores nesta temporada, Fernando Passos e Luís Morais, que finalmente subiu no topo do pódio no F1BC, após 69 largadas!

A pole-position ficou com o carioca Fernando Passos, da Ferrari, seguido da Force India de Daniele Ferraz. Na segunda fila, Luis Morais em terceiro e Luth Cysne em quarto, após uma etapa ausente. Gustavo Kerlahkian, Rodrigo M.Oliveira e Rodrigo Wizard completaram o prmeiro grupo.

Qualifying
1 Fernando Passos (Ferrari) – 1:29.601
2 Daniele Ferraz (Force India) – 1:29.789
3 Luis Morais (Toro Rosso) – 1:30.040
4 Luth Cysne (Force India) – 1:30.163
5 Gustavo Kerlahkian (BMW Sauber) – 130.286
6 Rodrigo M. Oliveira (Red Bull) – 1:30.521
7 Rodrigo Wizard (BMW Sauber) – 1:31.049
8 Danilo Crestani (Honda) – 1:31.179
9 Matheus Araújo (Honda) – 1:31.462
10 Cláudio da Silva (Williams) – 1:32.222
11 Alexsandro Bazanella (Toyota) – 1:32.521
12 Ricardo Rossi (Toyota) – 1:33.030

noticias

FEATURE RACE – A corrida mais longa contou muitas emoções e ultrapassagens. Largando na pole-position, o carioca Passos dividiu a primeira curva com Ferraz e Morais, com a piloto da Force India levando a melhor. O piloto da Ferrari errou a freada, caindo para último, enquanto Oliveira, Wizard e Kerlahkian brigavam entre si.

O paulista da BMW fazia boa corrida, porém seu equipamento o traiu, com o motor o deixando na mão logo na sexta volta. Com várias ultrapassagens fantasma – o que não é permitido pelo regulamento – Oliveira passou todos os adversários e assumiu a liderança da prova, até a primeira janela de pit stops. Passos, que era nitidamente o mais rápido da pista, conseguiu voltar à frente da Red Bull, mas logo atrás de Kerlahkian.

Mesmo com pneus frios e mais pesado, Passos conseguiu a ultrapassagem e reassumiu a primeira posição, para não mais perdê-la. Mais atrás, Morais tinha problemas com seu equipamento, enquanto Ferraz fazia uma prova de recuperação, após erros cometidos no início da corrida. Mesmo com todos parando uma segunda vez, Passos foi soberano e conquistou a vitória, com Kerlahkian e Ferraz completando o pódio.

No Server B, a corrida mais longa teve o domínio das Honda e um show das Toyota. Isto porque, Rossi e Bazanella (este estreando na categoria) não só lutaram por posição entre si, mas também passearam pela grama alemã e causaram alguns acidentes.

Crestani abriu vantagem já na largada, Silva aproveitando um vacilo de Araújo para assumir a segunda posição, enquanto as Toyota disputavam para ver quem ficava para trás. Bazanella – talvez por falta de ritmo – cometeu alguns erros que custaram caro à ele no resultado final, com toques em adversários e até mesmo em seu companheiro de equipe.

Araújo – que nas duas paradas no box teve que esperar o companheiro reabastecer por realizarem pit stop na mesma volta – mesmo reassumindo a segunda posição, não tinha o mesmo ritmo de seu companheiro de equipe, vendo assim Crestani dominar a prova e conquistar a vitória com facilidade.

Feature Race – Final, 20 voltas
1 Fernando Passos (Ferrari), 32:0.087
2 Gustavo Kerlahkian (BMW Sauber), + 7.150 [+8s penalty]
3 Daniele Ferraz (Force India), + 19.447 [+4s penalty]
4 Rodrigo M. Oliveira (Red Bull), + 12.1753 [+20s penalty]
5 Luis Morais (Toro Rosso), + 1:31.891
6 Danilo Crestani (Honda), 32:39.411
7 Matheus Araújo (Honda), +14.727
8 Ricardo Rossi (Toyota), + 1:33.000
9 Alexsandro Bazanella (Toyota), + 45.279 [+55s penalty]
— Rodrigo Wizard (BMW Sauber), DNF/Motor (6)
— Cláudio da Silva (Williams), DNF/Combustível (7) [+15s penalty]
— Luth Cysne (Force India), DNS
Volta mais rápida: Rodrigo M. Oliveira (Red Bull), 1:31.767

Punições:
G. Kerlahkian – toque em L. Morais, + 8s penalty (reduzida em função do lag do adversário)
R. M. Oliveira – 2x ultrapassagem fantasma sem revide do adversário, + 20s penalty
D. Ferraz – 2x corte de pista, + 4s penalty
R. Wizard – derrubou placa de sinalização, em observação para a próxima etapa
A. Bazanella – 2x toque em C. Silva, + 30s penalty
A. Bazanella – toque em R. Rossi, + 15s penalty
A. Bazanella – 2x saída irregular dos boxes, + 10s penalty
C. Silva – toque em A. Bazanella, + 15s penalty (punição a ser cumprida na próxima etapa que completar)
** O piloto Alexsandro Bazanella ficará em observação para a próxima etapa, em função dos inúmeros acidentes causados pelo mesmo. Caso seja reincidente, será passível de desclassificação e suspensão de uma etapa.

SPRINT RACE – Largada disputada e corrida cheia de toques marcaram a Sprint Race. Logo na largada, Ferraz e seu lag atropelaram Morais, que em seguida leva ultrapassagem fantasma de Oliveira. As BMW Sauber também se envolveram em acidente, com Wizard acertando Kerlahkian, também por LAG.

Ferraz seguia em primeiro, mas num ritmo lento, com problemas de aquecimento no motor. Wizard se envolve em outro acidente, desta vez sendo tocado por Oliveira, que erra ao tentar passar fantasma por Passos e cai para último. O festival de toques continuou, com Kerlahkian tocando Wizard, que por sua vez tocou Ferraz, que foi parar na brita.

Passos disparava na frente – porque iria realizar pit stop – e ao sair do box, outro incidente com Wizard. Passos ainda esperou o paulista da BMW, mas há um novo toque entre ambos. O saldo final desta “batalha” foi uma avalanche de punições, coroando como vencedor quem não causou acidentes, o paulista Luis Morais.

Muito acirrada e com belos pegas a corrida mais curta do Server B. Um show de ultrapassagens e um acidente espetacular fizeram desta corrida uma das mais bonitas da temporada, onde todos os pilotos tiveram chances reais de vitória. Crestani cruzou em primeiro novamente, mas desta vez não foi tão fácil.

Rossi largou na frente, seguido de perto por seu companheiro de equipe, assim como as Honda. Bazanella tenta a ultrapassagem na última curva mas leva a pior ao tocar a Toyota. As Honda se aproximam de Rossi, porém Araujo erra e Crestani se aproveita para ultrapassá-lo. Bazanella é o único a parar no box, e ao voltar acaba atropelando Araujo, que capota duas vezes, mas de forma impressionante, ele e o carro escaparam ilesos! Crestani vence novamente, seguido de Rossi (que fez bela corrida), e Araujo em terceiro.

A próxima etapa da Cup 6 será em Johor, circuito da malásia, dia 14/3 às 19h (horário de Brasília.)

Sprint Race – Final, 8 voltas
1 Luis Morais (Toro Rosso), + 14.129
2 Fernando Passos (Ferrari), + 31.607 [+15s penalty]
3 Gustavo Kerlahkian (BMW Sauber), 12:34.289 [+35s penalty]
4 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), + 36.093 [+23s penalty]
5 Daniele Ferraz (Force India), + 47.216 [ +15s penalty]
6 Danilo Crestani (Honda), 12:54.017
7 Ricardo Rossi (Toyota), + 5.630
8 Matheus Araújo (Honda), + 10.946
9 Alexsandro Bazanella (Toyota), + 14.796 [+15s penalty]
— Rodrigo M. Oliveira (Red Bull), DNF/Fuel (7) [DQ]
— Cláudio da Silva (Williams), DNS
— Luth Cysne (Force India), DNS
Volta mais rápida: Fernando Passos (Ferrari), 1:30.431

Punições:
D. Ferraz – toque em L. Morais, +15s penalty
R. Wizard – toque em G. Kerlahkian, +8s penalty (reduzido em função do lag do adversário)
R. M. Oliveira – 2x toque em R. Wizard, + 30s penalty
G. Kerlahkian – toque em L. Morais, +15s penalty
G. Kerlahkian – toque em R. Wizard, ocasionando toque em D. Ferraz, +20s penalty
F. Passos – toque em R. Wizard, + 15s penalty
R. Wizard – toque em F. Passos, +15s penalty
R. M. Oliveira – Retorno perigoso à pista, causando acidente com L. Morais, +45s penalty
A. Bazanella – toque em M. Araujo, + 15s penalty
** O piloto Rodrigo M. Oliveira foi desclassificado da Sprint Race, em função dos inúmeros incidentes ocorridos e está suspenso da próxima etapa.