F1BC Cup Pro 2009/1 @ Detroit

Na sinuosa e estreita pista de Detroit, acidentes e ultrapassagens marcaram a sétima etapa do F1BC Cup 6, onde se deu melhor quem se envolveu em menos confusão. Luth Cysne e Diogo Leal voltaram a vencer, e novamente os resultados afetaram diretamente a classificação, mostrando o alto nível do campeonato virtual mais tradicional.

Parecia que o domínio seria novamente das Force India, com a dupla siamesa Luth e Daniele fazendo tempos baixos e muito próximos. Mas a BMW Sauber mostrou sua força com Gustavo Kerlahkian, que roubou a pole fazendo um ótimo tempo, dois décimos abaixo dos pilotos da equipe indiana. Com somente os três primeiros no mesmo segundo, o resto do pelotão foi formado por Matheus Araújo, Carlos Cunha, Rodrigo Wizard, Luis Morais e Diogo Leal.

Qualifying
1 Gustavo Kerlahkian (BMW Sauber), 1:18.501
2 Luth Cysne (Force India), 1:18.715
3 Daniele Ferraz (Force India), 1:18.729
4 Matheus Araújo (Honda), 1:19.483
C Carlos Cunha (Super Aguri), 19.821
6 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), 1:19.971
7 Luis Morais (Toro Rosso), 1:20.502
8 Diogo Leal (Ferrari), 1:20.661
9 Vinicios da Matta (McLaren), 1:20.772
10 Bruno Tognochi (Super Aguri), 1:21.233
11 Moisés Pereira (Red Bull), 1:21.598
12 Ricardo Rossi (Toyota), 1:21.608
13 Danilo Crestani (Honda), 1:21.630

FEATURE RACE – Não houve nenhum acidente mais grave e, portanto, nenhuma relargada no servidor principal, mostrando o alto nível dos competidores. Porém, nem por isso a largada deixou de ser confusa, com uma colisão causada por lag. O pole Kerlahkian larga mal e logo foi ultrapassado pelas Force India, mas Leal, Araújo e Morais tentaram duvidir o mesmo espaço, com Wizard à frente sendo tocado. Os dois pilotos da BMW Sauber, mais o da Ferrari, ficam presos e rodam na pista, e Carlos Cunha ainda aguarda o tráfego se desfazer para dar início á sua corrida.

Alheios à confusão, Luth abria vantagem para Daniele que, com o carro mais pesado, seguia lenta e já era pressionada por Araújo e Morais. A carioca acaba errando na entrada do túnel, bate, perde o bico e vai para o box, e assim Honda e Toro Rosso assumem a segunda e terceira posições, respectivamente. Wizard aproveita-se de erros de Leal e Kerlahkian e já é quarto, seguido da Ferrari e da outra BMW. Daniele volta do pit stop e começa a recuperar terreno até encostar em Kerlahkian. O ‘encostar’, porém, vira uma forte batida, acertando a BMW em cheio, que capotou, perdendo as duas asas. Gustavo acaba abandonando a corrida, que tinha tudo para ser boa, já que largou na pole.

Lá na frente, Luth segue liderando com Araújo e Morais a uma distância segura. O catarinense é o primeiro a parar, seguido de Araújo, Daniele e Leal, que perde muito tempo no box e ainda leva punição por excesso de velocidade no pitlane. Morais assumiu a liderança, mas abandona logo em seguida com pane seca. Wizard também realiza sua parada, e volta à frente de Leal. A esta altura, a ordem da corrida era: Luth, Araújo, Daniele, Wizard, Cadu e Leal.

Mesmo com a segunda janela de pit stops, Luth segue na liderança, mas já é ameaçado por Araújo, que consegue se aproximar do catarinense. Mas, para não bater na Force India, o mineiro joga o carro no muro, perdendo o bico, em mais uma demonstração de fair play. Mesmo prejudicado, Araújo se mantém em segundo, já que Daniele está muito atrás. Leal abandona após bater forte e a vitória fica com o Luth Cysne, seguido de Araújo, Daniele, Wizard, com Cadu abandonando a 5 voltas do fim.

No server B, Moisés parte pra cima de da Matta logo na largada, conseguindo a ultrapassagem após o paulista errar na entrada da Woodbridge Street. Crestani abandona logo na largada, após passar reto na primeira curva e perder o bico. Da Matta, Moisés e Rossi se revezam na liderança da prova, conquistando a posição com toques uns nos outros, enquanto Bruno observa mais atrás e se aproveita dos erros dos adversários para assumir a ponta. Como alegria de pobre, a liderança de Bruno durou até a entrada do túnel, quando bateu e perdeu o bico. Moisés reassume a ponta com da Matta em sua cola, a McLaren perseguindo a Red Bull por várias voltas, até o mineiro acertar o gaúcho, que perde a asa dianteira.

A partir daí fica fácil para da Matta, que abre vantagem considerável, já que seus adversários cometeram vários erros ao longo da prova, batendo e realizando pit stops extras. O paulista da McLaren leva a vitória, apesar das punições, conquistando o quarto lugar no resultado final da corrida e mantendo-se vivo na disputa do título.

Feature Race – Final, 29 voltas
1 Luth Cysne (Force India), 40:56.882
2 Matheus Araújo (Honda), +21.226 [+15s]
3 Daniele Ferraz (Force India), +29.781 [+55s]
4 Vinicios da Matta (McLaren), 42:48.119 [+40s]
5 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), + 1 lap (a 13s do líder) [+15s]
6 Ricardo Rossi (Toyota), + 1 lap (a 38s do líder) [+15s]
7 Bruno Tognochi (Super Aguri), + 3 lap
— Carlos Cunha (Super Aguri), DNF/Acidente (24)
— Moisés Pereira (Red Bull), DNF/Motor (16) [+20s]
— Diogo Leal (Ferrari), DNF/Acidente (14)
— Luis Morais (Toro Rosso), DNF/Combustível (13)
— Gustavo Kerlahkian (BMW Sauber), DNF/Acidente (3)
— Danilo Crestani (Honda), DNF/Acidente (0)
Volta mais rápida: Luth Cysne (Force India), 1:21.525

Punições:
R. Wizard – toque em G. Kerlahkian fazendo rodar, +15s
M. Araújo – toque em R. Wizard fazendo rodar, +15s
D. Ferraz – toque em G. Kerlahkian causando danos à asa traseira, +50s
D. Ferraz – toque em D. Leal fazendo perder posição, +5s
V. da Matta – toque em M. Pereira ganhando posição, +5s; toque em R. Rossi ganhando posição, +5s; toque em M. Pereira causando danos à asa direita, +30s
M. Pereira – toque em V. da Matta fazendo rodar, +15s; toque em V. da Matta ganhando posição, +5s
R. Rossi – toque em M. Pereira, fazendo rodar, +15s

* O piloto Vinicios da Matta ficará sob observação para a próxima etapa por sair dos boxes de forma imprudente na frente de um adversário (R. Rossi). Caso haja reincidência, o piloto será punido de acordo com o regulamento.
* O piloto Bruno Tognochi está suspenso da próxima etapa por condução perigosa. O piloto acidentou-se inúmeras vezes durante a corrida, permanecendo na pista por mais de uma volta sem a asa dianteira, sem controle total do carro e causando riscos aos adversários em ambas as corridas.

SPRINT RACE – Assim como na corrida de maior duração, não houve relargada na corrida mais curta, mas nem por isso ela foi tranquila. Com a inversão do grid, Wizard saiu na frente, ao lado de Daniele, mas a piloto já emparelhava seu carro e, na primeira curva, já tinha meio carro à frente de Wizard, mas um toque da BMW faz a carioca rodar. Ao mesmo tempo, Araújo fazia o mesmo com Luth, e as duas Force India ficam atravessadas na pista. Kerlahkian também toca a Honda, e Araújo também fica parado na pista, só que na reta. A confusão se instalou com Wizard e Diogo tentando passar empurrando as Force India, mas a Ferrari fica presa enquanto a BMW dispara na segunda posição, atrás somente do companheiro de equipe Gustavo.

Luth se recupera e assume a terceira posição, seguido de Leal, que ainda acerta Araújo enquanto este tentava retornar a pista, e acaba ajudando o mineiro a posicionar seu carro. Novamente, coube à Cadu esperar a ordem se estabelecer na pista, mas Daniele acaba ficando para trás, na última posição atrás de Araújo.

Kerlahkian abre vantagem para os demais, enquanto Wizard já é seguido de perto por Luth, Diogo e Cadu. O catarinense exerce forte pressão na BMW de Wizard, imprimindo um forte ritmo que faz os três primeiros andarem muito próximos. Mais atrás, era Leal quem segurava Cadu e Araújo. Tanta pressão de Luth resultou em um toque em Wizard, que capota, mas consegue voltar à pista em penúltimo.

Na frente, outra disputa entre Force India e BMW, com Luth pressionando Kerlahkian, mas segue para o box. Quando o carioca da BMW ganha uma folga, acaba errando a freada e batendo no muro, deixando a ponta para Leal e caindo para a quarta posição. Diogo, porém, também vai para os boxes, seguido de Cadu, Wizard e Daniele, e novamente a liderança da corrida muda de mãos, agora com Araújo, seguido de Kerlahkian e Luth. Cadu e Diogo saem lado a lado dos boxes, Wizard segue mais atrás, enquanto Daniele sofre com a ineficiência da equipe, que não realiza seu pit-stop, causando o abandono da carioca por pane seca. Outro que abandona a corrida é Kerlahkian, desta vez por problemas de conexão.

A liderança muda novamente, agora com Araújo seguindo para seu reabastecimento e Luth assumindo a ponta. O mineiro é rápido em sua parada e volta à pista próximo do catarinense, e em duas voltas já está colado na Force India. Araújo encosta de vez na última chicane, mas roda o catarinense e não o ultrapassa, mantendo a briga pela vitória até os metros finais. Luth cruza em primeiro seguido de Araújo, Leal, Wizard e Cadu, mas com as punições impostas aos quatro primeiros, Leal herda a vitória, visto que sua punição foi menor que a dos demais.

No server B, a largada não teve confusão, mas foi igualmente disputada. Com as posições invertidas, Bruno tem a honra de largar na frente, mas logo que é dada a partida, já é superado por Rossi, Moisés e da Matta, que travam boa disputa pela segunda posição. O piloto da McLaren acaba errando e permite a ultrapassagem de Bruno, aé que ambos erram novamente e batem na mesma curva, perdendo o bico. Da Matta segue para o box, mas Bruno permanece na pista mesmo com o carro avariado, enquanto Rossi é pressionado por Moisés. A perseguição dura até uma errada de Rossi na primeira curva, com o piloto da Toyota batendo e perdendo a asa, mas seguindo na corrida.

Bruno vai para o box consertar e reabastecer o carro, enquanto da Matta e Crestani se aproximam de Rossi. A Honda também vai para sua parada mas inexplicavelmente perde o controle do carro e roda dentro do pitlane, perdendo o bico e realizando um pit stop mais longo que o previsto. Da Matta, mesmo parando para reabastecer, volta à frente de Danilo, enquanto Bruno perde novamente a asa e abandona a corrida.

Moisés seguia tranquilamente na liderança, apostando em terminar a corrida sem reabastecer, até que sua Red Bull pára na pista com pane seca, causando novo abandono do estreante. Com isso, da Matta ganha a liderança e a corrida, seguido de Rossi e Crestani.

A próxima etapa da categoria Cup da liga F1BC de automobilismo virtual será no sábado (04/04), no tradicional circuito de Silverstone, a partir das 19h (horário de Brasília).

Sprint Race – Final, 12 voltas
1 Diogo Leal (Ferrari), +8.513 [+ 5s]
2 Luth Cysne (Force India), 17:08.667 [+15s]
3 Matheus Araújo (Honda), +0.532 [+15s]
C Carlos Cunha (Super Aguri), +20.335
5 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), +16.001 [+15s]
6 Vinicios da Matta (McLaren), 18:02.471
7 Ricardo Rossi (Toyota), +56.443
8 Danilo Crestani (Honda), +59.414
— Moisés Pereira (Red Bull), DNF/Combustível (10)
— Daniele Ferraz (Force India), DNF/Combustível (6)
— Gustavo Kerlahkian (BMW Sauber), DNF/Conexão (8) [+15s]
— Bruno Tognochi (Super Aguri), DNF/Acidente (7)
— Luis Morais (Toro Rosso), DNS
Volta mais rápida: Matheus Araújo (Honda), 1:20.647

Punições:
R. Wizard – toque em D. Ferraz fazendo rodar, +15s
M. Araújo – toque em L. Cysne fazendo rodar, +15s
G. Kerlahkian – toque em M. Araújo fazendo rodar, +15s
L. Cysne – toque em R. Wizard fazendo rodar, +15s
D. Leal – saída irregular dos boxes, +5s

* O piloto Ricardo Rossi estará sob observação para a próxima etapa por ter corrido sem asa. Devido à dificuldade de controlar o carro , rodou em ponto perigoso da pista, e causado um acidente com um adversário. Caso haja reincidência, o piloto será suspenso por uma etapa.