F1BC Cup Pro 2009/1 @ Johor

Pela quinta etapa consecutiva no F1BC Cup 6, a ameaça de chuva pairou sob os pilotos, deixando todos apreensivos. Porém, mais uma vez, as corridas foram disputadas com sol de rachar e o resultado final reservou algumas surpresas em Johor, na Malásia, além de embolar de vez a tabela de classificação do campeonato, que chega agora à sua metade.

Daniele Ferraz, a representante do sexo feminino na categoria Cup do automobilismo virtual, disputada com os Fórmula 1 2008, quebrou um jejum de oito meses sem vitórias, surpreendendo os adversários neste sábado.

A posição de honra ficou mais uma vez com o veloz Vinicios da Matta, seguido do líder do campeonato, Gustavo Kerlahkian. Na segunda fila, Daniele Ferraz e Rodrigo Wizard, e em quinto Fernando Passos – todos estes separados apenas por meio segundo! Completaram o grupo a Honda de Danilo Crestani e a Red Bull de Paulo Fernandes.

Qualifying
1 Vinicios da Matta (McLaren), 1:04.386
2 Gustavo Kerlahkian (BMW Sauber), 1:04.742
3 Daniele Ferraz (Force India), 1:04.788
4 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), 1:04.847
5 Fernando Passos (Ferrari), 1:04.883
6 Danilo Crestani (Honda), 1:05.331
7 Paulo Fernandes (Red Bull), 1:05.545
8 Luis Morais (Toro Rosso), 1:05.991
9 Matheus Araújo (Honda), 1:06.327
10 Luiz Guilhemond (Renault), 1:07.230
11 Alexsandro Bazanella (Toyota), 1:07.363
12 Rodrigo Augusto (Renault), 1:16.976
13 Bruno Tognochi (Super Aguri), 1:19.258

FEATURE RACE – Logo na largada, Wizard pula para segundo e já põe pressão em Da Matta, enquanto Fernandes disputa posição com Passos. O paulista da BMW consegue a ultrapassagem mas da Matta dá o troco passando por dentro e utilizando a zebra, em uma ousada manobra.

Ferraz também pressiona e consegue ultrapassar Kerlahkian, já partindo pra cima de Wizard, que continua perseguindo Da Matta. Passos também ultrapassa Kerlahkian, que em seguida é atingido por trás por Fernandes, batendo e perdendo o bico dianteiro. Ferraz cola em Wizard e finalmente consegue a ultrapassagem na última curva, assumindo a segunda posição. O paulista da BMW é ultrapassado também por Passos e Fernandes, ambos tocando Wizard em disputa lado a lado.

Mais à frente, Ferraz se aproxima de da Matta e consegue a ultrapassagem, abrindo vantagem para os demais. A carioca, mais leve, iniciou a janela de pit-stops, com Passos parando em seguida e tendo problemas com seu jogo, que passou a não computar suas voltas. Wizard, que faria somente duas paradas, tentava poupar combustível por um erro no cálculo de consumo, enquanto Ferraz forçava e andava rápido o tempo todo.

O esforço deu resultado e a carioca retorna da terceira parada à frente de Vinicios, que fez o mesmo número de pit stops mas acabou cometendo erros fatais durante a prova. Com uma estratégia eficiente e sendo veloz todo o tempo, Daniele Ferraz cruza a linha de chegada em primeiro, encerrando um jejum de oito meses sem vitórias. Crestani completou o pódio, após a desclassificação de Fernandes.

No Server B, corrida agitada onde as saídas de pistas determinaram o resultado final. Dada a largada, Araújo pôs por dentro e assumiu a ponta, mas deu bobeira logo em seguida saindo da pista e perdendo posições. Quem se deu bem foi Bazanella, que passou a pressionar Morais, enquanto Araújo e Tognochi trocavam posições entre si. Já os estreantes da Renault faziam uma corrida à parte – Guilhemond, que fez uma corrida discreta, porém eficiente; e Augusto, que lutou para manter o carro na pista, na maior parte do tempo sem sucesso.

Morais e Bazanella se alternavam na liderança após cada pit-stop, com a Toyota levando a melhor no fim, após uma corrida consistente e sem erros. Morais e Guilhemond completaram o pódio, com o piloto da Renault estreando bem e pontuando em sua primeira corrida!

Feature Race – Final, 26 voltas
1 Daniele Ferraz (Force India), 30:12.085
2 Vinicios da Matta (McLaren), +8.362
3 Danilo Crestani (Honda), +1:06.314
4 Fernando Passos (Ferrari), +1:10.000
5 Alexsandro Bazanella (Toyota), 31:14.886
6 Luis Morais (Toro Rosso), +5.115
7 Luiz Guilhemond (Renault), +35.511
8 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), +1 lap
9 Matheus Araújo (Honda), +1 lap
10 Gustavo Kerlahkian (BMW Sauber), +2 lap
11 Bruno Tognochi (Super Aguri), +3 lap
— Paulo Fernandes (Red Bull), +51.251 [DQ]
— Rodrigo Augusto (Renault), DNF/Acidente (20)
Volta mais rápida: Daniele Ferraz (Force India), 1:05.858

Punições
P. Fernandes (Red Bull) – toque em G. Kerlahkian com danos à asa dianteira, +30s.
O piloto foi desclassificado da etapa conforme informado nas punições da Sprint Race.

SPRINT RACE – Com o grid invertido, coube às BMW ocuparem a primeira fila. Dada a partida, Wizard assume a ponta, seguido de da Matta, que largou muito bem e passou entre Kerlahkian e Crestani. Para o azar da BMW e Honda, logo atrás vinha Fernandes, que conseguiu a proeza de bater nos dois pilotos na mesma curva, acertando Crestani (que conseguiu permanecer na pista) e Kerlahkian (que pela força do toque, foi parar na brita). Ainda na mesma curva, Da Matta tangencia melhor que Wizard e assume a ponta.

No fim do pelotão, Passos ficou parado no grid, e Ferraz acabou sendo prejudicada pois estava logo atrás do ferrarista. Já na reta oposta, Crestani alcança Fernandes mas não consegue a ultrapassagem. O piloto da Red Bull já ameaçava Wizard, e o que devia ser uma briga por posição acabou em novo acidente, com Fernandes tocando a traseira da BMW, que vai para a brita e perde asa e abandona, determinando o fim de prova para as BMW, já que Kerlahkian também abandonou.

Aproveitando-se de um erro de Vinicios, Paulo assume a ponta, enquanto Daniele pressiona Danilo. No lance mais bonito da prova, Ferraz está no vácuo de Crestani tentando a ultrapassagem, mas é surpreendida por Passos, que aproveita o espaço à esquerda e realiza a dupla ultrapassagem. Ferraz também passa Crestani, assumindo a quarta posição, mas abandona logo em seguida com o motor estourado.

Da Matta, que pressionava Fernandes, acaba se excedendo e toca a Red Bull. Melhor para Passos, que assume a segunda posição e já ameça a McLaren, perseguindo-a por várias voltas até irem para o box juntos. É aí que Passos, mais uma vez, é traído por seu equipamento, que o deixa parado no grid, ocasionando o abandono do piloto. Mesmo parando no box, Da Matta consegue ficar à frente de Crestani e seguiria assim até o fim da prova. Porém, com a punição pelo toque em Fernandes, a vitória cai no colo do piloto da Honda, que de forma merecida e com pilotagem consistente, conquista seu primeiro triunfo na temporada.

Corrida igualmente confusa e pontuada por acidentes no server B. Começou com Augusto queimando a largada, em seguida Tognochi tocando Guilhemond, que vai parar na brita. O piloto da Aguri também passeia pela brita após errar a freada, assim como Morais. Araújo e Bazanella, que passaram ilesos pela confusão, abrem vantagem para os demais. A Toyota já começa a dar um calor em Araújo, que parece sentir a pressão e roda, perdendo posições para Bazanella e Morais. Este, aliás, parecia ter problemas com a curva 1, pois novamente erra e perde posições para a Honda e Aguri.

Bazanella, líder até então, pára no box, com Araújo assumindo a ponta seguido de perto por Morais. O piloto da Toyota volta em quinto, mas força demais ao tentar se aproximar de Tognochi e comete erros seguidos, até bater e abandonar. Guilhemond, recuperando-se do acidente e fazendo boa corrida, ultrapassa a Aguri e já é terceiro, enquanto seu parceiro de Renault faz a alegria dos espectadores, rodando em praticamente todas as curvas. Morais pressiona Araújo impiedosamente, até que consegue a ultrapassagem, quase toma o xis, mas se mantém na ponta. Parecia que a corrida terminaria assim, porém mais surpresas: Augusto roda pela milésima vez, Morais o encontra pelo caminho e há o toque. Araújo, que não tem nada com isso, assume novamente a ponta, enquanto Morais luta para sair da brita, assim como Guilhemond, que erra e perde a posição para Tognochi. Entre mortos e feridos, vitória de Araújo, com Morais em segundo e Tognochi em terceiro, que mantém a posição mesmo sendo punido pelo acidente no início.

A próxima etapa do F1BC Cup 6 será em 21/03, na pista de Fuji, Japão.

Sprint Race – Final, 11 voltas
1 Danilo Crestani (Honda), +11.101
2 Vinicios da Matta (McLaren), 12:42.274 [+15s penalty]
3 Matheus Araújo (Honda), 16:00.000
4 Luis Morais (Toro Rosso), +14.087
5 Bruno Tognochi (Super Aguri), +33.915 [+15s penalty]
6 Luiz Guilhemond (Renault), +1:15.519
7 R. Augusto (Renault), +2 lap [+45s penalty]
— Paulo Fernandes (Red Bull), +31.732 [DQ]
— A. Bazanella (Toyota), DNF/Acidente (6)
— F. Passos (Ferrari), DNF/Conexão (6)
— D. Ferraz (Force India), DNF/Motor (3)
— R. Wizard (BMW Sauber), DNF/Acidente (2)
— G. Kerlahkian (BMW Sauber), DNF/Acidente (2)
Volta mais rápida: Vinicios da Matta (McLaren), 1:06.127

Punições
P. Fernandes (Red Bull) – toque em D. Crestani fazendo perder posição, +5s; toque em G. Kerlahkian fazendo rodar, +15s, toque em R. Wizard fazendo perder asa dianteira, +30s. Em função dos inúmeros acidentes causados pelo piloto – que é reincidente – e por atitudes antidesportivas, Paulo Fernandes foi desclassificado da etapa e da competição.
V. da Matta (McLaren) – toque em P. Fernandes fazendo rodar, +15s
B. Tognochi (Super Aguri) – toque em L. Guilhemond fazendo rodar, +15s
L. Guilhemond (Renault) – entrada nos boxes pela contramão, advertência (em caso de reincidência, haverá punição)
R. Augusto (Renault) – direção perigosa e retorno perigoso à pista, causando acidente – +45s. O piloto Rodrigo Augusto, devido à pilotagem perigosa e dificuldade em permanecer com o carro na pista, será avaliado pela organização, que decidirá se o mesmo tem condições de prosseguir no campeonato. Caso o piloto continue no campeonato, a punição será aplicada na próxima etapa que o mesmo terminar.