F1BC Cup Pro 2009/1 @ Silverstone

Ausente do calendário há quase dois anos, Silverstone retorna ao F1BC em grande estilo, com duas corridas disputadíssimas e um único vencedor. Matheus Araújo conquistou as vitórias em um misto de sorte e competência, e amplia sua liderança na classificação de pilotos, com cinco pontos de vantagem para o vice-líder Rodrigo Wizard.

Mesmo sem seu fiel escudeiro Luth, a carioca Daniele Ferraz mostrou que continua evoluindo, marcando sua segunda pole-position na temporada. Apenas 31 milésimos atrás ficou o já habituè da primeira fila, o paulista Vinicios da Matta. Em seguida, as BMW de Wizard e Kerlahkian, as Honda de Araújo e Crestani e fechando o primeiro pelotão, o estreante em server A, Alexandre Bazanella, ao lado de André Chiara, que correu como convidado.

Qualifying
1 Daniele Ferraz (Force India), 1:17.183
2 Vinicios da Matta (McLaren), 1:17.214
3 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), 1:17.637
4 Gustavo Kerlahkian (BMW Sauber), 1:17.739
5 Matheus Araújo (Honda), 1:18.826
6 Danilo Crestani (Honda), 1:18.652
7 Alexsandro Bazanella (Toyota), 1:18.846
C André Chiara (Ferrari), convidado
8 Jonatan Pelisoli (Super Aguri), 1:19.111
9 Diogo Leal (Ferrari), 1:20.203
10 Ricardo Rossi (Toyota), 1:21.026
11 Moisés Pereira (Red Bull), 1:23.404
12 Rodrigo Augusto (Renault), 1:41,477
13 Fernando Passos (Ferrari), sem tempo
C Carlos Cunha (Toro Rosso), convidado

FEATURE RACE – Largando na frente, Dani mantém a ponta, mas é surpreendia por Wizard, que faz ótima saída e divide a curva com a carioca, mas a piloto da Force India leva a melhor. Wizard tentaria novamente na volta seguinte, ultrapassando-a na última curva, mas Ferraz retoma a ponta após aplicar bela ultrapassagem por dentro na curva Stowe.

Kerlahkian se livra de da Matta e assume a terceira posição, passando a perseguir o companheiro de equipe, e os dois trocam de posição por várias voltas, numa briga que valia pontos preciosos na disputa pelo título. Mais atrás, Araújo se recuperava de uma rodada logo no início e retoma a quarta posição.

Daniele abre a janela de pit stops logo na sexta volta, mas um bug do jogo impediu o reabastecimento de seu carro, que ‘grudou’ no box e a carioca teve que abandonar não só a corrida, mas praticamente a chance de continuar na disputa do título.

Outro incidente nos boxes também mudaria o rumo da corrida: Wizard e da Matta entram ao mesmo tempo, mas o piloto da McLaren acerta a BMW, que roda e fica atravessada no pitlane, sendo novamente atropelado por da Matta, que perde o bico, enquanto a BMW tenta se reposicionar e Araújo entra para fazer sua parada. Com o incidente, Wizard perde duas posições, enquanto Kerlahkian assume a liderança da prova.

Da Matta era seguido de perto por Wizard e Araújo, mas errou sozinho na Bridge e ainda foi atropelado por Crestani ao se recuperar, caindo para último.

Kerlahkian permaneceu na ponta após seu segundo pit-stop mas, quando parecia que o carioca finalmente venceria sua primeira Feature Race na temporada, eis que o combustível acaba, deixando a BMW Sauber parada a poucos metros da linha de chegada. Araújo cruza em primeiro, e Wizard em segundo (que ainda tentou empurrar o companheiro de equipe, em vão). Alexsandro Bazanella completou o pódio.

No server B, a corrida começou tumultuada com dois acidentes envolvendo o piloto Moisés Pereira, que logo na primeira curva acertou Leal e em seguida tirou Pelisoli da pista, na Becketts. Passos, que estava em segundo, logo apertou o piloto da Red Bull, conseguindo ultrapassá-lo na Club, após uma espalhada de Moisés. Leal tentava se recuperar na prova, e conseguiu após a primeira janela de pit stops, voltando atrás somente do companheiro de equipe.

Moisés ainda faria uma nova vítima, desta ver o paulista Rossi, que levou um toque e saiu da pista, caindo para último. Após a segunda janela de pit stops, a dupla da Ferrari permaneceu na frente, após Diogo ultrapassar Pelisoli, que cometeu um erro e teve que se contentar com o terceiro lugar no server.

Feature Race – Final, 20 voltas
1 Matheus Araújo (Honda), 28:18.712
2 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), +10.000
3 Alexsandro Bazanella (Toyota), +21.355 [+5s penalty]
4 Vinicios da Matta (McLaren), +37.154 [+30s penalty]
5 Danilo Crestani (Honda), +1:04.284 [+20s penalty]
6 Fernando Passos (Ferrari), 28:24.934
7 Diogo Leal (Ferrari), +24.123
8 Jonatan Pelisoli (Super Aguri), +56.889 [+8s penalty]
9 Gustavo Kerlahkian (BMW Sauber), DNF/Combustível (20)
10 Ricardo Rossi (Toyota), +1 lap
11 Moisés Pereira (Red Bull), +1:01.860 [+65s penalty]
— Rodrigo Augusto (Renault), DNF/Combustível (8)
— Daniele Ferraz (Force India), DNF/Combustível (6)
— Carlos Cunha (Super Aguri), DNF/Combustível (6)
— André Chiara (Ferrari), DNF/ (3)
Volta mais rápida: Daniele Ferraz (Force India), 1:19.680

Punições:
V. da Matta: 2x toque em R. Wizard, fazendo rodar, +30s
D. Crestani: toque em V. da Matta fazendo rodar, +15s; corte de pista (Brooklands), +5s
A. Bazanella: punição pendente da etapa de Fuji, +5s
J. Pelisoli: 4x corte de pista (Copse), +8s
M. Pereira: toques em D. Leal, J. Pelisoli e R. Rossi fazendo rodar, +45s; punição pendente da etapa de Detroit, +20s

SPRINT RACE – Largada eletrizante na corrida mais curta do server A. Com o grid invertido, Wizard fez ótima saída, assim como Daniele, que largara em último e na primeira curva já era a quarta colocada. Crestani se mantinha na ponta, enquanto Wizard, Araújo, Ferraz e Da Matta faziam os esses de Silverstone lado a lado.

Araújo, porém, erra na Becketts e sai da pista; ao voltar, de forma perigosa, acaba sendo atropelado por Daniele, que em alta velocidade não pôde evitar o toque. A Honda capotou várias vezes e o mineiro caiu para a última colocação.

Mais à frente, a carioca ia à caça de Wizard e Crestani, e após passar o paulista na Bridge, acaba acertando a outra Honda, desta vez de Crestani, que sai da pista e cai para último. A carioca assumiu a ponta, com Wizard e Da Matta logo atrás. Um erro de ambos fez com que saíssem da pista, e Bazanella aproveitou para pular para a segunda posição, e Wizard tentou retomar a terceira e acabou tocando Da Matta.

Daniele faz uma parada para troca de pneus e deixa a liderança para quem viesse em seguida. Kerlahkian ainda alcança a outra BMW e a Toyota, ultrapassa ambos e ganha o primeiro lugar, apesar de os três se envolveriam em mais dois toques.

A corrida terminou então com a improvável vitória de Matheus Araújo, que foi beneficiado com as punições aplicadas aos adversários, e agora o mineiro lidera o campeonato com 142 pontos, contra 137 de Rodrigo Wizard, restando apenas dois finais de semana para a conclusão da temporada.

No server B, Rossi largou na ponta, mas foi ultrapassado por todos os adversários antes mesmo de completar a primeira curva. Pelisoli tomou a ponta, seguido de perto pelas Ferarri de Leal e Passos. O piloto da Aguri resistiu bravamente, mas perdeu a ponta após um toque de Leal, que o fez sair da pista e perder posições.

Passos assumiu a liderança com Leal em segundo, mas o goiano errou na Brooklands e caiu para a sexta posição. Pelisoli e Moisés travavam boa disputa pelo segundo lugar, mas novamente o piloto da Red Bull foi imprudente, atingindo o estreante da Aguri, que também perde muitas posições. A vitória novamente fica com Passos, seguido de Rossi e Moisés.

A próxima etapa da categoria Cup da liga F1BC de automobilismo virtual será no sábado (10/04), no novíssimo circuito de rua de Valência, a partir das 19h (horário de Brasília).

Sprint Race – Final, 8 voltas
1 Matheus Araújo (Honda), +8.798
2 Daniele Ferraz (McLaren), +6.717 [+15s penalty]
3 Rodrigo Wizard (BMW Sauber), +3.737 [+20s penalty]
4 Gustavo Kerlahkian (BMW Sauber), 11:08.580 [+25s penalty]
5 Vinicios da Matta (McLaren), +57.496
6 Alexsandro Bazanella (Toyota), +3.140 [+60s penalty]
C André Chiara (Ferrari), +1:12.836
7 Danilo Crestani (Honda), +1:18.252
8 Fernando Passos (Ferrari), 11:12.711
C Carlos Cunha (Toro Rosso), +13.631
9 Ricardo Rossi (Toyota), +24.926
10 Moisés Pereira (Red Bull), +14.632 [+15s penalty]
11 Jonatan Pelisoli (Super Aguri), +29.720
12 Diogo Leal (Ferrari), +37.133 [+15s penalty]
13 Rodrigo Augusto (Renault), +1 lap
Volta mais rápida: Daniele Ferraz (McLaren), 1:18.288

Punições:
G. Kerlahkian: 2x toque em A. Bazanella fazendo perder posição, +10s; punição pendente da etapa de Detroit, +15s
D. Ferraz: toque em D. Crestani fazendo rodar, +15s
R. Wizard: toque em V. da Matta fazendo rodar, +15s; toque em A. Bazanella fazendo perder posição, +5s
A. Bazanella: punição pendente da etapa de Fuji, +60s
D. Leal: toque em J. Pelisoli fazendo rodar, +15s
M. Pereira: toque em J. Pelisoli fazendo rodar, +15s

* O piloto Vinicios da Matta está suspenso da próxima etapa pelos incidentes causados na etapa de Silverstone. O piloto correu sob observação devido a saída irregular do pitlane na etapa de Detroit e, mesmo tendo sido avisado pela organização da prova durante o briefing para ter cautela ao entrar no pitlane de Silverstone, o piloto causou acidente por excesso de velocidade, prejudicando um adversário.

* O piloto Moisés Pereira está suspenso da próxima etapa pelos incidentes causados na etapa de Silverstone. O mesmo foi considerado culpado em acidentes envolvendo 3 adversários diferentes, e foi suspenso por conduta imprudente e anti-desportiva.

* O piloto Rodrigo Augusto está desclassificado do campeonato por condução perigosa. O mesmo demonstrou não ter domínio total do carro, causando perigo aos adversários em pista. A desclassificação não impede o piloto de participar da próxima edição, desde que participe ativamente da pré-temporada e demonstre controle total do carro, o que será analisado pelos organizadores da competição.