F1BC Formula Pro 2009/1 @ Sakhir

Bastava fazer uma corrida segura para Henrique Galleazzi conquistar seu título na categoria Pro na organização F1BC de automobilismo virtual, na etapa final disputada neste domingo no circuito de Sakhir, no Bahrain. Mas o piloto da Toro Rosso foi além, e garantiu um pódio com a melhor de suas qualidades: a prudência.

Na classificação, Carlos Junior fez o dever de casa para tentar o título, já que tinha de vencer, e marcou a pole-position, deixando Gustavo Kerlahkian ao seu lado na primeira fila. Lucas Machado e Ricardo Rossi – em sua melhor posição de largada na carreira – foram terceiro e quarto. Já Galleazzi optou por não marcar tempo e largar do fundo do grid, provavelmente se resguardando de qualquer confusão na largada.

Qualifying
1 Carlos Junior (Ferrari), 1:34.966
2 Gustavo Kerlahkian (Williams), 1:35.151
3 Lucas Machado (Honda), 1:36.800
4 Ricardo Rossi (Red Bull), 1:38.211
5 Fabio Neris (BMW Sauber), 1:38.329
6 Luis Morais (Honda), 1:38.493
7 Vinicius Rizzolli (Toro Rosso), 1:38.866
8 Lucas Primo (Super Aguri), 1:46.359
9 Fernando Passos (Ferrari), 1:49.140
10 Henrique Galleazi (Toro Rosso), sem tempo
11 Rodrigo Wizard (Renault), sem tempo

Na largada, bastante limpa, Kerlahkian tomou a ponta, segurando Junior e o ataque do postulante ao título. Já os demais tentavam ganhar posições um do outro, e Henrique guiava com todo cuidado do mundo para apenas pontuar.

Alguns toques ocasionaram abandonos nas primeiras voltas, como foram o caso de Fabio Neris, Luis Morais e Vinicius Rizzolli. Já Fernando Passos abandonou por problemas em seu equipamento, e Ricardo Rossi foi desclassificado pelo simulador. Rodrigo Wizard fazia boa corrida após largar em último, mas também levou punição de “stop and go”.

O lance capital veio na volta 11. Rodrigo Wizard ficou atravessado na saída da reta e o motor apagou, e Junior vinha já na liderança quando não percebeu a Renault parada na pista, e a colisão foi inevitável. Ambos abandonaram, e a partir daí Galleazzi já era campeão!

A vitória ainda estav pendente. Kerlahkian rumava para um grande triunfo, mas o motor de sua Williams o deixou na mão, e Lucas Machado assumiu a liderança para não mais perdê-la. Henrique Galeazzi, com toda sua paciência, ainda foi o segundo colocado, e Lucas Primo completou o pódio.

Final, 29 voltas
1 Lucas Machado (Honda), 47:58.456
2 Henrique Galleazi (Toro Rosso), +7.959
3 Lucas Primo (Super Aguri), +1 volta
4 Gustavo Kerlahkian (Williams), DNF/Motor (23)
– Carlos Junior (Ferrari), DNF/Suspensão (11)
– Rodrigo Wizard (Renault), DNF/Suspensão (9)
– Vinicius Rizzolli (Toro Rosso), DNF/Suspensão (7)
– Fernando Passos (Ferrari), DNF (6)
– Fabio Neris (BMW Sauber), DNF/Suspensão (6)
– Luis Morais (Honda), DNF/Suspensão (6)
– Ricardo Rossi (Red Bull), DQ
Volta mais rápida: Carlos Junior, 1:35.276