F1BC Classic 2009/3 @ Interlagos

Mostrando porque é o atual campeão da categoria, Mike dos Santos conquistou uma brilhante vitória no fantástico circuito de Interlagos. Gean Celso também foi destaque, já que, depois de conquistar a pole e perder diversas posições na largada, teve uma grande prova de recuperação! Guilherme Guerchmann completou o pódio.

Gean Celso não deu chances para os adversários durante a classificação e cravou a pole position, ficando quase 2s abaixo do segundo colocado, Guilherme Guerchmann. Sergio Buch conseguiu uma boa terceira posição, seguido por Frigotto que mais uma vez se classificou muito bem.

Qualifying
1 Gean Celso (Brabham), 2:24.921
2 Guilherme Guerchmann (McLaren), 2:26.184
3 Sergio Buch (Ensign), 2:26.969
4 Gustavo Frigotto (Lotus), 2:27.241
5 Carlos Cunha (Arrows), 2:27.586
6 Carlos Filho (Ligier), 2:27.815
7 Alexsandro Bazanella (Renault), 2:28.138
8 Bruce Barrera (Ensign), 2:29.953
9 Decio Rocha (Brabham), 2:30.964
10 Diogo Leal (Ferrari), 2:34.434
11 Leandro Grunke (Alfa), 2:34.495
12 Mike dos Santos (Ligier), 2:34.824
13 Danielle Ferraz (Ferrari), 2:38.161
14 André Camillo (Tyrrell), sem tempo

Dada a largada, Gean Celso novamente tem problemas e perde várias posições. Frigotto e Guerchmann pulam a frente e travam intensa disputa pela liderança. Enquanto isso, ainda na primeira volta, diversos pilotos saem da pista e as posições se invertem rapidamente.

O primeiro a abandonar é André Camillo que perde o controle de sua Tyrrell e bate forte contra o guard rail. Enquanto isso, quem surpreendia era o atual campeão, Mike dos Santos, que saindo do fundo do grid, se aproveita dos erros dos adversários e com boas ultrapassagens, conquista a liderança da prova.

Gean Celso se recuperava bem, mas tinha trabalho para superar seus adversários que não vendiam barato suas posições. Carlos Filho da Ligier e Carlos Cunha da Arrows, travavam intensa batalha desde as primeiras voltas. Os dois trocam de posição diversas vezes, até que Filho comete um pequeno erro que o faz bater na Arrows de Cunha, que tentava a ultrapassagem. Graças ao incidente, ambos abandonam a prova.

Lá na frente, Mike ampliava a cada volta sua vantagem para os demais. Frigotto e Guerchmann mantinham uma boa briga pela segunda posição, enquanto Gean vinha em sua prova de recuperação. Guerchmann após tentar dar o bote, toca na Lotus de Frigotto que vai contra o guard rail, perdendo sua asa dianteira. Depois do toque, Guerchmann perde rendimento e é ultrapassado por Gean, que vai a caça de Frigotto que insistia em seguir com sua Lotus danificada. Apesar de toda a pressão, Frigotto resiste o intenso ataque de Gean até o fim.Mas acaba pagando um alto preço, já que recebe uma punição pesada por não parar para efetuar os reparos necessários. Com isso, Gean herda uma posição no pódio.

Mike não teve maiores dificuldades, e confirmou uma vitória que foi construída em seu início devastador. Guerchmann completou o podio, graças a punição de Frigotto. Os demais que completaram a prova foram, Graunke numa boa quarta posição, Alexsandro, Bruce e Daniele. Leal não teve sorte e acabou abandonando no final da prova.

A terceira etapa da Classic será disputada no veloz e perigoso circuito de Mosport, no próximo domingo (11/10), a partir das 15h30 com transmissão ao vivo através do site www.f1bc.com, que disponibiliza todas as informações, resultados e vídeos das provas desta e das outras sete categorias.

Final, 50 minutos
1 Mike dos Santos (Ligier), 21 voltas
2 Gean Celso (Brabham),+ 55.458
3 Guilherme Guerchmann (McLaren),+ 1:03.851 [+30s]
4 Leonardo Graunke (Alfa), +1:40.805
5 Alexsandro Bazanella (Renault), +2:15.238 [+5s]
6 Daniele Ferraz (Ferrari), +1 volta
7 Bruce Barrera (Ensign), +1 volta [+15s]
– Diogo Leal (Ferrari), Abandono (20)
– Décio Rocha (Brabham), Abandono (14)
– Carlos Cunha (Arrows), Abandono
– André Camillo (Tyrrell), Abandono
– Gustavo Frigotto (Lotus), Desclassificado
– Carlos Filho (Ligier), Desclassificado
– Sergio Buch (Ensign), Desclassificado
Volta mais rápida: Mike dos Santos, 2:25.876

Punições
G.Celso, toque em L.Graunke ganhando posição, sem efeito/devolveu posição
B.Barrera +15s, toque em C.Cunha fazendo rodar
C.Filho +15s, toque em A.Bazanella fazendo rodar*, e desclassificado por causar abandono de C.Cunha após toque.**
A.Bazanella +5s, toque em C.Cunha ganhando posição
G.Guerchmann +30s, toque em G.Frigotto causando perda da asa dianteira
G.Frigotto DQ, desclassificado por permanecer na pista por mais de 5 voltas(asa perdida na volta 15), sem reparar asa dianteira**
*Cumprirá a punição na próxima etapa que completar
**Largará dos boxes na etapa seguinte que participar